COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário 29.10.19

Cenário 29.10.19

FSB Inteligência

terça-feira, 29 de outubro de 2019

Atualizado às 15:02

Clima no Congresso

A próxima onda de reformas e ajustes estruturais na economia não vem desacompanhada de um trabalho prévio de bastidores.

Nas últimas duas semanas, a preparação política envolveu diretamente as lideranças partidárias e as cúpulas do Congresso com bom trânsito no Ministério da Economia.

Ficou acertado, entre outras coisas, que o protagonismo não será exclusividade de ninguém e que o fluxo do Legislativo seguirá seu ritmo - sem atropelos do governo ou interferências externas.

Há pautas à espera de definições em plenário, nas bancadas e em algumas comissões temáticas. Esse estoque caminhará junto com o pacote do ministro Paulo Guedes.

O Planalto já foi informado. E será dada uma atenção especial aos trabalhos na Câmara.

Rodrigo Maia tem ao menos três prioridades: 1) o novo marco regulatório do Saneamento Básico, 2) a nova lei de recuperação judicial, e 3) o novo marco regulatório das parcerias público-privadas.

O projeto (PL 3723/19) que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição também está na fila.

2ª instância

A data

O STF confirmou ontem que retomará na próxima quinta-feira (07) o julgamento sobre a prisão após condenação confirmada em segunda instância.

O placar está em 4 a 3 a favor da medida.

Colômbia

Bom vizinho

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) não poupa elogios à Colômbia em um de seus relatórios mais recentes.

Entre outras coisas, a OCDE afirma que a Colômbia tem uma economia "resiliente" e "parece estar preparada para superar as dificuldades de um ambiente externo dominado pelo protecionismo e pela incerteza".

O texto adverte, porém, para a necessidade de novas reformas (leia a íntegra).

No momento em que a América Latina passa por sobressaltos e revisa alguns paradigmas, esse olhar externo sobre um país que está à margem das turbulências é revelador.

A Colômbia foi aceita na OCDE em maio do ano passado.

Economia

Mais um retrato

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou mais cedo que o número de endividados no país caiu em outubro.

O dado é positivo porque interrompe uma sequência de nove meses consecutivos de alta.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) mostra que 64,7% do total de famílias relatou ter dívidas, contra 65,1% no mês anterior.

ENEM  

Atenção para a prova

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão aplicadas no próximo domingo (03).

Um balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que 3,9 milhões de participantes (76% do total) acessaram o cartão até ontem pela manhã.

AGENDA

Copom - O Comitê de Política Monetária do Banco Central tem hoje o primeiro dia de reuniões para decidir a nova Selic

Contas públicas - O Tesouro Nacional divulga hoje à tarde o Relatório Mensal da Dívida Pública referente a setembro

Sabatina - A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado sabatina hoje Fabio Kanczuk, indicado para assumir a diretoria de Política Econômica do Banco Central

Constituição - Está programada para hoje uma sessão solene do Congresso Nacional para celebrar os 31 anos da Constituição Federal

Fake News - A comissão parlamentar mista de inquérito (CPI) que investiga notícias falsas nas redes sociais e assédio virtual prevê colher depoimentos hoje de Alessandro Barreto, delegado civil, de Carlos Felipe Almeida D'Oliveira, da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio, e de Thiago Tavares Nunes de Oliveira, da Safernet

EDUCAÇÃO

Distância - O novo banco de dados lançado pelo Instituto de Estatística da Unesco (UIS) identifica com mais precisão os desafios enfrentados por pessoas que têm alguma deficiência, entre as quais uma menor probabilidade de frequentar a escola (leia mais)

SABER 

Athos bulcão - As obras do renomado artista que decoram o Senado (assista ao vídeo)

SUSTENTÁVEL 

Revolução - Conheça a Fashion Revolution, um movimento que prega consumo com responsabilidade, ética e transparência

TECH

Hotéis - Os hotéis mais high-tech do mundo, suas peculiaridades, mimos e o que pensam os hóspedes

BEM-ESTAR

Saúde - O chamamento da OMS para acelerar o uso de tecnologias digitais para atender às necessidades globais de saúde pública