COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 19.11.19

Cenário - 19.11.19

FSB Inteligência

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Atualizado às 11:44

 

Desemprego nos Estados

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada hoje cedo pelo IBGE mostra que o mercado de trabalho segue à espera de uma recuperação mais consistente.

O levantamento (leia a íntegra) aponta para uma taxa de 11,8% de desocupação no país no terceiro trimestre de 2019 - queda de 0,2 ponto percentual (p.p.) frente ao segundo trimestre (12%) e estabilidade em relação ao mesmo período do ano passado.

Nos estados, em relação ao trimestre anterior, houve apenas duas movimentações: 1) a taxa recuou em São Paulo (-0,8 p. p.) e aumentou em Rondônia (1,5 p. p.) - nas outras 25 unidades da Federação não houve variação estatística relevante.

Conforme o IBGE, as maiores taxas foram registradas na Bahia (16,8%), Amapá (16,7%), e Pernambuco (15,8%). As menores foram em Santa Catarina (5,8%), Mato Grosso do Sul (7,5%) e Mato Grosso (8%).

Outro destaque da Pnad: 46,9% dos desocupados estavam em busca de trabalho entre um mês e um ano.


Fonte: IBGE

Teto de gastos

Olhos em 2021

Em mais um de seus relatórios de acompanhamento fiscal, a Instituição Fiscal Independente (IFI) do Senado alerta para a possibilidade de descumprimento do teto de gastos em 2021 (leia mais sobre o mecanismo).

A última projeção antes dessa, divulgada em maio, estimava que o estouro aconteceria em 2022.

Dólar

Sob ajuste

O pico de R$ 4,20 - maior cotação nominal da história do Plano Real - registrado ontem pelo dólar reforça a tese de que influências externas estão mesmo batendo mais rápido e mais forte no câmbio.

A alta foi atribuída a supostas indefinições em torno do acordo tarifário que Estados Unidos e China tentam fechar.

Para entender

Tutorial da 'guerra'

No Youtube, a prestigiada The Economist explica em um vídeo-reportagem bastante didático (em inglês) que americanos e chineses estão perto de assinar um acordo, "mas isso não marcará o fim" dos problemas para ambos e para o mundo.

2ª instância (parte I)

Na Câmara

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara está organizada para votar hoje à tarde a Proposta de Emenda à Constituição 410/18, que permite a prisão de réus condenados em segunda instância.

A reunião da semana passada durou 12 horas.

2ª instância (parte II)

No Senado

Também na Comissão de Constituição e Justiça, mas do Senado, propostas que permitem a prisão após condenação em segunda instância serão colocadas em votação amanhã.

História

Gol mil

Em 19 de novembro de 1969, Pelé marcou o milésimo gol da carreira, no Maracanã, contra o Vasco da Gama.

Saneamento

Banheiros importam

Os números são da ONU, que lembra que hoje é o Dia Mundial do Toilet:

- 4,2 bilhões de pessoas vivem sem saneamento gerenciado com segurança (mais da metade da população global)

- saneamento inadequado pode ser responsável por 432 mil mortes por ano

- cerca de 297 mil crianças com menos de cinco anos morrem todos os anos de diarreia

- a perda de produtividade por doenças relacionadas à água e ao saneamento custa até 5% do PIB

A nota técnica completa sobre o assunto está aqui.

AGENDA

Bolsonaro 1 - Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro conduz a reunião do Conselho de Governo.

Bolsonaro 2 - À tarde, Jair Bolsonaro recebe no Planalto os advogados Admar Gonzaga e Karina Kufa.

Médicos pelo Brasil - Está na pauta do plenário da Câmara dos Deputados de hoje a votação da Medida Provisória 890/19, que cria o Programa Médicos pelo Brasil para substituir o Mais Médicos.

PEC Paralela - No Senado, está previsto o complemento da votação - restam quatro destaques - da PEC paralela (PEC 133/2019) que inclui estados e municípios na Nova Previdência.

Anatel - Começa a funcionar hoje o novo sistema de atendimento para relacionamento com os consumidores (Anatel Consumidor).

Campos Neto - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, é esperado hoje pela manhã em audiência pública da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

EDUCAÇÃO

Para todos - A Academia Khan, fundada pelo matemático Salman Khan, prega educação gratuita e de alta qualidade para todos, em qualquer lugar.

SABER

Entalhadores - Pesquisador documenta em livro um pouco da arte do século 18 e como algumas igrejas mineiras ficaram tão bonitas (saiba mais).

SUSTENTÁVEL

Desmatamento - Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) com a estimativa da taxa de desmatamento para os nove estados da Amazônia Legal Brasileira.

TECH

Dados - O Data Meeting Brasil vai acontecer na próxima semana em Brasília e discutirá tendências e inovações já consolidadas em governança de dados, inteligência artificial, segurança da informação, design e blockchain.

BEM-ESTAR

Correr descalço - Uma pesquisa do Laboratório de Biomecânica da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP identifica benefícios, mas adverte que os treinos devem ser testados de forma progressiva e supervisionada (saiba mais).