COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 26.11.19

Cenário - 26.11.19

FSB Inteligência

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Atualizado às 09:33

Realidade estadual

A crise fiscal que jogou no chão as finanças de diversos Estados do país tem tudo para emendar 2019 em 2020.

Um dos grandes gargalos é administrar a folha de salários do funcionalismo - despesa que compromete não só o fluxo atual como a perspectiva de gestão futura do caixa.

Anúncios de atrasos e parcelamentos têm sido comuns em novembro.

Ao que tudo indica, essa adaptação forçada do calendário à dura realidade local terá reflexos em dezembro e ao longo do próximo ano.

Há lugares onde as dívidas de 2018 ainda estão sendo honradas. Uma parte desse estoque pesa sobre a estratégia de saneamento das pendências de 2019.

O resultado é o acúmulo de problemas sem solução de curto prazo, que colocam em risco o pagamento integral e na hora certa do 13º e de outros direitos.

Incertezas e más notícias nesta época do ano costumam penalizar o consumo e a confiança. Nos estados onde a crise insiste em não passar as bolhas de pessimismo teimam em não murchar.

Dólar

Outro soluço

O comportamento do dólar frente ao real dá sinais de que a conjuntura de fim de ano não será traduzida só pelo o que acontece lá fora.

A barreira dos R$ 4,20 foi rompida ontem. E esse salto imprevisto obrigou os analistas a ajustarem o foco.

A disputa tarifária entre a China e os Estados Unidos ainda é muito relevante no conjunto de teses do mercado.

Mas dados recentes do Banco Central sobre o fluxo de saída de divisas do país também passaram a pesar na interpretação dos movimentos do câmbio.

Tarifas

Falando nisso...

O vice-primeiro-ministro chinês Liu He, que fala em nome do país nas negociações com os EUA, conversou por telefone hoje com o representante de comércio americano, Robert Lighthizer, e o secretário do Tesouro, Steven Mnuchin.

Em linhas gerais, todos concordaram em manter a plena comunicação e seguir avançando sobre pontos que despertam dúvidas no texto de "primeira fase" que trata do acordo tarifário entre as duas potências (saiba mais).

Estatais

Mundo à parte

Quantas são, quem trabalha nelas, que modelos adotam, qual autonomia frente ao Tesouro Nacional e o que entregam à sociedade.

No livro 'Empresa Estatal no Brasil: Políticas Públicas, Governança e Desempenho', coordenado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), essas e outras questões são colocadas em perspectiva (leia a íntegra).

Trabalho

Adendos ao pacote

A medida provisória do programa Verde e Amarelo, que concede incentivos para a contratação de jovens e mexe com itens da lei trabalhista, recebeu até ontem 1.930 emendas de deputados e senadores (veja todas elas).

Uma comissão mista - ainda não formada por completo - analisará o texto e as sugestões de mudanças apresentadas pelos parlamentares.

Esporte

Punições às organizadas

Está no Diário Oficial da União de hoje a lei 13.912, que altera parte do Estatuto de Defesa do Torcedor (lei 10.671).

O texto é mais duro com as torcidas organizadas que praticam atos de violência e institui novas hipóteses de responsabilidade civil objetiva a esses grupos.

TV

Vencedores do Emmy

Foram anunciados ontem em Nova York os vencedores do Emmy Internacional 2019.

Na categoria Comédia, os brasileiros do Porta dos Fundos levaram o prêmio (veja os outros finalistas).

AGENDA

Câmara + Senado - Hoje à tarde, deputados e senadores realizam sessão conjunta para analisar 11 vetos presidenciais.

Aliança pelo Brasil - Está na pauta do plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a análise sobre a possibilidade de a Justiça Eleitoral aceitar o uso de assinaturas eletrônicas para a formação de um partido político.

2ª instância - O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e líderes partidários se reúnem hoje com o ministro Sergio Moro (Justiça) para discutir a votação do projeto que estabelece a prisão após decisão em segunda instância.

Bolsonaro - À noite, em Manaus/AM, o presidente participa do 'Culto de Gratidão a Deus pela vida do Senhor Presidente'.

EDUCAÇÃO

ID estudantil - No site do MEC, os detalhes sobre a nova carteirinha.

SABER

CCXP - Tudo sobre a Comic Con Experience, maior evento de cultura pop do Brasil.

SUSTENTÁVEL

Poluição - A Organização Meteorológica Mundial (WMO) informou que os níveis dos três principais gases captadores de calor emitidos na atmosfera bateram recorde (saiba mais).

TECH

Ryan Reynolds - O ator conhecido por interpretar o anti-herói Deadpool adquiriu uma parte das ações da Mint Mobile, uma operadora móvel celular conhecida por oferecer planos baratos (saiba mais).

BEM-ESTAR

Comer melhor - Dicas e tutoriais imperdíveis no BBC Good Food.