COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 6.1.20

Cenário - 6.1.20

FSB Inteligência

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Atualizado às 08:18

ANO NOVO

mais um ciclo

A Cenário dá as boas-vindas a 2020 e nesta primeira edição do ano deseja aos leitores que este ciclo seja próspero e pleno.

Encruzilhadas de Davos

Na penúltima semana deste mês acontecerá mais um Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

A estação de esqui nos Alpes, localizada perto da fronteira com a Áustria, é famosa por reunir endinheirados, celebridades e líderes políticos em torno de propósitos que costumam virar negócios e/ou grandes decisões.

Mas a edição de 2020 será diferente.

1) O mundo está mais protecionista: o brexit e a guerra comercial entre China e Estados Unidos isolaram as vozes que costumavam defender abertura e maior troca entre os países.

2) As eleições americanas ganharam relevância extra: Donald Trump tem dedicado cada vez mais tempo e energia ao projeto de reeleição, contaminando as prioridades da agenda global.

3) O recente assassinato do general Qassem Soleimani, da Guarda Revolucionária Islâmica do Irã, elevou a tensão internacional a níveis ainda não compreendidos.

No passado, o grande desafio se resumia basicamente a encher os salões e a promover debates que empolgassem a plateia para além da semana reservada ao evento.

A conjuntura atual exige bem mais do seleto clube de Davos.

Quem tomar o avião até as montanhas suíças terá de equilibrar-se em variáveis geopolíticas necessariamente mais complexas e imprevisíveis.


Foto: flickr/worldeconomicforum

FÓRUM 2

Lista de presença

Entre os políticos, uma das ausências mais sentidas em Davos deverá ser a do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, que já disse que não vai e que também não enviará seus ministros.

Antes da crise no Oriente Médio piorar, o presidente americano Donald Trump havia confirmado presença - extraoficialmente, nos últimos dias, a viagem passou a ser colocada em dúvida.

Já o presidente Jair Bolsonaro disse que irá.

O francês Emmanuel Macron e a chanceler alemã Angela Merkel ainda não se manifestaram.

JUIZ DAS GARANTIAS

Em discussão

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) manterá aberta até a próxima sexta-feira (10) a consulta pública sobre a estruturação e implementação no Poder Judiciário do juiz das garantias, conforme prevê a lei 13.964/2019.

Um grupo de trabalho foi criado pelo CNJ para analisar as sugestões enviadas e elaborar um estudo específico.

A constitucionalidade será discutida no STF, onde já há ao menos uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI).

ENADE 2020

Regras e datas

Está publicada no Diário Oficial da União de hoje a portaria (leia a íntegra) que estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2020.

A prova será em 22 de novembro.

ESPAÇO

Os planos da Nasa

Em 2020, a Agência Espacial Americana promete intensificar os planos de retornar à Lua, seguirá com estudos de exploração de Marte e pretende apresentar ao mundo novas tecnologias de aeronaves supersônicas (clique na imagem abaixo e saiba mais).

GLOBO DE OURO

Como foi a festa

Entre piadas ensaiadas, algum improviso e um bom número de surpresas, o 77º Globo de Ouro consagrou ontem talentos do cinema e da televisão (veja a lista dos vencedores).


Brad Pitt: melhor ator coadjuvante

AGENDA

BOLSONARO - Ao longo do dia, o presidente Jair Bolsonaro receberá em audiências no Palácio do Planalto os ministros Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos), Abraham Weintraub (Educação) e Roberto Alvim (secretário especial da Cultura do Ministério do Turismo).

CAMPOS NETO - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reúne-se em São Paulo com dirigentes de instituições financeiras (veja quem participa)

CHEQUE ESPECIAL - Começa a valer a partir de hoje a limitação de juros cobrados no cheque especial.

EDUCAÇÃO

Na web - Os roteiros de estudo oferecidos pela Escola Virtual, portal de e-learning da Fundação Bradesco que oferece cursos gratuitos e 100% on-line.

SABER

Arte - O que pode ser visto, ouvido e vivenciado em 2020 na Fundação Louis Vuitton.

SUSTENTÁVEL

Dia da Terra - Os preparativos para a 50ª edição e o que esperar do evento global que pretende impulsionar criatividade, inovação, engajamento e novas oportunidades pró-clima.

TECH

CES 2020 - A maior feira de tecnologia do mundo acontece de 7 a 10 de janeiro em Las Vegas (EUA). São mais de 4 mil empresas expositoras, 250 conferências e 160 países reunidos (saiba mais).

BEM-ESTAR

Gripe - As estatísticas, os alertas e os estudos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, sobre a última e a próxima temporada da doença.