COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 9.1.20

Cenário - 9.1.20

FSB Inteligência

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Atualizado às 09:38

O que esperar do 'Brasil rural'

Previsões recém-atualizadas confirmam que o país terá em 2020 uma nova safra recorde de grãos.

É o que aponta, por exemplo, a Conab em seu último boletim oficial (leia o resumo executivo).

Também é o que atesta o Ministério da Agricultura por meio do Balanço de Financiamento Agropecuário da Safra - a saída do dinheiro reservado ao ciclo 2019/2020 registra um bom fluxo (veja os detalhes).

Virar o calendário mantendo o viés de alta no campo significa poder contar com uma alavanca segura em meio a uma delicada conjuntura internacional. A saber:

1) o comércio exterior continua reticente

2) tensões tarifárias mexem com China e Estados Unidos

3) o Reino Unido está de saída da União Europeia

O Brasil é uma referência incontestável em produtos básicos. A balança comercial de 2019 comprovou essa verdade, mais uma vez, sem eufemismos.

Se souber lidar com as incertezas que já estão sobre a mesa - e contar com a sorte de o clima ajudar - o país fará jus sem muitos problemas à fama de celeiro.

FAZENDO AS CONTAS

Agroengenharia financeira

O ano passado registrou a maior saída de dólares do Brasil nos últimos 43 anos, segundo dados do Banco Central (entenda).

No caso do campo, se por um lado a alta do dólar encarece a compra de insumos, fertilizantes e sementes do exterior, por outro ajuda o exportador com melhores preços, o que impulsiona a renda.

VIZINHANÇA

Produtor olha para os lados

Concorrentes e parceiros comerciais ao mesmo tempo, alguns vizinhos do Brasil têm sido observados com atenção e cuidado.

A Argentina é um deles.

O país está em recessão e com baixas chances de crescimento pelos próximos dois anos.

No Chile, o baque econômico causado pelos protestos de rua ainda não está totalmente absorvido: os resultados do primeiro trimestre - tanto em compras como em vendas de produtos - devem ficar comprometidos.

A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) resume em uma análise especial sua visão preliminar das economias da América Latina e do Caribe.

Segundo a organização, o contexto econômico e social é "extremamente complexo para a região" (leia a íntegra).

EUA x IRÃ

Retórica e expectativa

O presidente americano, Donald Trump, anunciou que aplicará novas sanções econômicas ao Irã.

A íntegra das declarações está aqui.

EUA x CHINA

Como está o acordo

Enquanto a crise no Oriente Médio ocupa o topo das prioridades americanas, segue - aparentemente sem sobressaltos - o cronograma que os Estados Unidos acertaram com a China para a assinatura do 'acordo de primeira fase'.

O documento marcará a trégua na guerra tarifária travada entre os dois países e deve ser assinado no dia 15 (relembre os termos).

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Revisão

Duas empresas desclassificadas na licitação que vai escolher o fabricante da urna eletrônica para as eleições 2020 ganharam oito dias úteis de prazo para sanar as deficiências nos equipamentos que apresentaram ao Tribunal Superior Eleitoral.

Os ministros da corte decidiram a questão em uma sessão extraordinária.

Detalhes oficiais estão aqui.

PT

40 anos

O PT deu impulso - por meio de seus canais orgânicos na internet - a conteúdos que remetem às comemorações pelos 40 anos de fundação do partido.

Há capas especiais no Twitter, Facebook e YouTube.

SAÚDE E GÊNERO

Atualizando...

O Conselho Federal de Medicina publica na edição de hoje do Diário Oficial da União uma nova resolução que dispõe sobre o cuidado específico à pessoa com incongruência de gênero ou transgênero.

AGENDA

BOLSONARO - O presidente Jair Bolsonaro viaja ao Guarujá/SP com a filha Laura, de 9 anos. Deve retornar a Brasília no início da próxima semana.

CAMPOS NETO - O presidente do Banco Central Roberto Campos Neto faz hoje pela manhã um balanço das ações de estímulo à concorrência no sistema financeiro da agenda BC# (acompanhe por aqui).

INDÚSTRIA - O IBGE detalha a Pesquisa Industrial Mensal: Produção Física de novembro de 2019.

CRISE NO ORIENTE MÉDIO - O Conselho de Segurança da ONU se reúne hoje pela manhã (acompanhe por aqui).

EDUCAÇÃO

Diploma digital - Como funciona, o que diz a legislação e quais as dúvidas mais frequentes sobre o novo programa do MEC (entenda).

SABER

Museus - Com apoio do Iphan e Unesco, o Era Virtual promove visitas virtuais a museus brasileiros.

SUSTENTÁVEL

Fogo - O portal de dados abertos do Programa Queimadas, do Inpe, disponibiliza informações atualizadas e segmentadas sobre quase tudo.

TECH

Celulares - Uma nova funcionalidade do Android permite que páginas da internet sejam lidas, ignorando anúncios.

BEM-ESTAR

Vigitel 2020 - O Ministério da Saúde deu início ao levantamento que mede os fatores de risco e de proteção para doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, cânceres, obesidade, doenças respiratórias e relacionadas ao coração (veja aqui).