COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 10.1.20

Cenário - 10.1.20

FSB Inteligência

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Atualizado às 10:47

A inflação que passou

O IBGE divulgou mais cedo a inflação oficial (IPCA) de dezembro e o fechamento consolidado de 2019.

No mês, o salto foi de 1,15% - bem maior que o repique de novembro (0,51%). Para meses de dezembro, este foi o maior resultado desde 2002, quando o IPCA bateu em 2,10%.

Olhando para o ano passado como um todo, a variação acumulada foi de 4,31% - em 2018, o IBGE apurou alta de 3,75%.

A expectativa predominante no mercado era de que, no caso do resultado anual, a taxa ficasse dentro do centro da meta definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN): 4,25%, com variação de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

O número, no entanto, veio um pouco acima, corroborando ponderações que ganharam visibilidade semanas antes do Natal, quando os preços dos alimentos - especialmente da carne - passaram a ocupar as manchetes e as rodas de conversa nos supermercados.

Na explicação do IBGE, as carnes responderam por uma variação acumulada em 2019 de 32,40%, sendo que a maior parte dessa carga de aumento acabou concentrada no último bimestre (27,61%) (saiba mais).

CONJUNTURA 1

Nas entrelinhas

Em seu último Relatório Trimestral, em dezembro, o Banco Central estimou que a inflação continuará abaixo da meta oficial até o fim do ano que vem.


Arte: Banco Central

CONJUNTURA 2

Sinais de janeiro

Como sempre acontece nesta época do ano, balanços e projeções têm disputado espaços e a atenção das pessoas. Em certa medida, até se esbarram.

Os primeiros dez dias de 2020 mostram, porém, que tanto quem observa a realidade pelo retrovisor, como os que lançam os olhos mais à frente sente que a economia está reagindo e que o emprego e o consumo, também.

Tudo isso ainda a passos lentos.

SOCIEDADE

Retrato do endividamento

A quantidade de famílias endividadas no Brasil é a maior desde 2010, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O percentual de quem possui dívidas chegou a 65,6%, o mais alto da série de pesquisa realizada pela entidade (saiba mais).

COMBUSTÍVEIS

Tabela atualizada

Está no Diário Oficial da União de hoje a tabela de janeiro - atualizada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) - com o preço médio do combustível ao consumidor (veja).

POLÍTICA

Temporada de férias

A julgar pelo ritmo de suas contas no Twitter, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, estão mesmo de férias.

INTERNET

Sob ajustes

O Facebook aumentou o nível de controle que usuários podem ter sobre propaganda política na rede social.

Novas ferramentas aumentam a transparência ao permitir que usuários definam como podem ser encontrados por anunciantes.

As mudanças devem ocorrer até o fim do mês, incluindo um controle para reduzir a quantidade de anúncios relacionados a assuntos sociais.

O comunicado oficial está aqui.

CRISE NO ORIENTE MÉDIO

Versões

Citando informações de serviços de inteligência canadense e de outros países, o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse que o voo com 176 pessoas a bordo de Teerã para a Ucrânia foi derrubado por um míssil terra-ar iraniano.

O chefe da Organização de Aviação Civil do Irã, Ali Abdedzadeh, rebateu. Em entrevista à estatal Press TV, afirmou que a aeronave registrou um incêndio e que o piloto tentou voltar ao aeroporto. O avião, então, não explodiu no ar.

BREXIT

Segue o fluxo

A Casa dos Lordes, Câmara Alta do Parlamento britânico, deve avaliar na semana que vem o acordo para o Reino Unido deixar a União Europeia em 31 de janeiro.

A Câmara dos Comuns aprovou o texto por 330 a 221, com apoio dos conservadores do partido do primeiro-ministro Boris Johnson.

A versão final do acordo está aqui.

AGENDA

BOLSONARO - O presidente Jair Bolsonaro inaugura o pronto-socorro da Santa Casa de Misericórdia de Santos/SP.

EUA - O Departamento de Trabalho divulga ainda pela manhã o relatório de empregos gerados de dezembro e o fechamento de 2019.

CARNAVAL - Começam hoje os ensaios técnicos e gratuitos das escolas de samba de São Paulo no sambódromo do Anhembi.

EDUCAÇÃO

Enem - Os resultados serão divulgados na próxima sexta-feira, 17 (saiba mais).

SABER

Literatura - Entrevistas do poeta João Cabral de Melo Neto ao escritor José Castelo disponibilizadas pela Fundação Joaquim Nabuco.

SUSTENTÁVEL

Baleias - Um mapa com as aparições desses animais em diversos países do mundo: fotos de internautas cruzadas com um incrível banco de dados (veja).

TECH

Games - A história do videogame desenvolvido por um adolescente brasileiro nos anos 1980 (saiba mais).

BEM-ESTAR

Saúde e cinema - O concurso mundial de pequenos vídeos da OMS (saiba mais).