COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário 22.1.2020

Cenário 22.1.2020

FSB Inteligência

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Atualizado às 11:25

Solavanco cambial

O ano mal começou e o dólar já acumula alta de quase 5%. Na sessão de ontem, a moeda americana bateu os R$ 4,20, dando a sensação de que esse não será o último e talvez nem o mais forte tranco.

Impossível não lembrar de dezembro.

Assim como naquele mês, a cotação sobe em razão de temores externos e domésticos bastante conhecidos. E por influência de movimentos de curto prazo que também marcaram 2019.

O 'combo' de agora considera essa combinação e algumas surpresas indesejáveis.

Uma delas é a escassez de fluxo de dólares que insiste em não passar - vide os primeiros sinais da balança comercial.

Os entendidos em câmbio olham ainda para o México, onde o Banco Central toma medidas que podem afetar negativamente os países emergentes e dar uma bagunçada nas expectativas.

Por fim, mas não menos relevante, está o nervosismo provocado pelo medo de proliferação do coronavírus descoberto na China.

Novo vírus

O que se sabe até agora

Autoridades chinesas relatam que há 440 casos confirmados de pneumonia causada pelo coronavírus, notificações da doença em 13 províncias e nove mortes.

Japão, Tailândia e Coreia do Sul concentram as ocorrências. Os Estados Unidos confirmaram a primeira infecção.

A transmissão respiratória é o principal vetor de contágio. Pesquisadores também avaliam ser muito provável que o vírus sofra mutação, o que amplificaria os riscos de propagação.

A OMS reuniu informações sobre formas de prevenção e ações já tomadas (veja aqui).

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos também está monitorando o surto.

Paraguai

Presidente com dengue

O ministro da Saúde do Paraguai, Julio Mazzoleni, confirmou hoje cedo que o presidente do país, Mario Abdo Benítez (foto abaixo), está com dengue.

O boletim médico informa que, apesar da doença, o político está "em boas condições", segue em repouso e mantém agenda de trabalho restrita na residência presidencial.

No Paraguai, nas duas primeiras semanas deste ano, já foram notificados cerca de 7 mil de casos suspeitos de dengue.

EUA

Impeachment segue o roteiro

As previsões se confirmaram e o Senado, de maioria republicana, aprovou a resolução do líder da maioria Mitch McConnell que define as regras gerais para o julgamento do impeachment do presidente americano Donald Trump.

Em resumo: nada de testemunhos ou novas provas anexadas ao longo dessa fase do processo.

Mundo do trabalho

Sonho adolescente

O estudo "Empregos dos sonhos? As aspirações de carreira dos adolescentes e o futuro do trabalho" (leia a íntegra), divulgado hoje pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), mostra que medicina, direito, engenharia, pedagogia e licenciaturas são algumas das carreiras mais desejadas por estudantes de 15 anos em 41 países (leia o resumo).

Juiz das garantias

Estoque de sugestões

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou um compilado com as principais contribuições recebidas durante a consulta pública aberta para o recebimento de sugestões sobre a implementação da nova norma (veja aqui).

O coordenador do grupo de trabalho, corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, disse que tudo será analisado para a elaboração de proposta de ato normativo que será entregue ao presidente do CNJ, ministro Dias Toffoli, em 29 de fevereiro.

AGENDA

Avaliação de governo - A Confederação Nacional do Transporte divulga hoje, às 11h, a Pesquisa CNT de Opinião, trazendo entre outras coisas a percepção da população brasileira sobre questões relacionadas ao primeiro ano do governo do presidente Jair Bolsonaro 

Bolsonaro - O presidente Jair Bolsonaro recebe em audiências ao longo do dia os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), Sergio Moro (Justiça) e Abraham Weintraub (Educação)

Anatel - O Conselho Diretor tem reunião extraordinária hoje à tarde para discutir o Projeto Estratégico sobre reavaliação do regime e escopo dos serviços de telecomunicações (acompanhe ao vivo)

Davos - Os debates e a previsão do dia no Fórum Econômico Mundial (veja)

EDUCAÇÃO

Bolsas - A Capes estendeu até 5 de fevereiro o prazo de inscrição para 60 mil bolsas voltadas à formação de professores da educação básica (saiba mais)

SABER

MuseWeb - A maior conferência de inovação e tecnologia de museus do mundo (entenda)

SUSTENTÁVEL

Parques - Uma lista de parques nacionais abertos para visitação nesta temporada de férias (veja aqui)

TECH

IA - Começa hoje o SumMIT de Inteligência Artificial - América Latina. Lideranças governamentais, indústria, universidades e ONGs discutem oportunidades e riscos (saiba mais)

BEM-ESTAR

Doação de espermas - No Reino Unido, um estudo afirma ser "eticamente admissíveis" as doações de esperma de homens mortos. O debate ocorre em meio a escassez de doadores vivos (veja aqui)