COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 3.2.20

Cenário - 3.2.20

FSB Inteligência

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Atualizado às 09:05

Fim de férias

O ano começa hoje oficialmente para o Congresso Nacional e o Judiciário. Os dois Poderes retomam os trabalhos depois de uma pausa iniciada em dezembro.

Câmara e Senado terão sessão solene à tarde (acompanhe por aqui) para a leitura da mensagem presidencial - documento levado pelo ministro-chefe da Casa Civil e lido pela primeira-secretária da Câmara, deputada Soraya Santos (PL-RJ).

Seguindo a tradição, o texto deverá sinalizar ao Parlamento as prioridades do governo. É uma espécie de convite a parcerias e uma indicação daquilo que é considerado fundamental.

As reformas administrativa e tributária devem estar em destaque, assim como as medidas mais importantes definidas pelo Planalto para 2020.

No Judiciário, o retorno às atividades será marcado por uma sessão especial no Supremo Tribunal Federal (STF) pela manhã.

O discurso de abertura do ministro Dias Toffoli é aguardado com certa ansiedade (acompanhe por aqui) porque deverá reforçar o peso da agenda de julgamentos já definida para o primeiro semestre.

ELEIÇÕES 1

Tempo x realidade

As rotinas no Legislativo e nos tribunais superiores serão diretamente afetadas neste ano pelas eleições municipais.

O calendário é apertado e a pressão por decidir e aprovar coisas é incrivelmente maior até junho.

ELEIÇÕES 2

Pesquisas no forno

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza para livre consulta as pesquisas eleitorais registradas.

Por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle) é possível ver detalhes sobre quem contratou, quem pagou e quando será a divulgação.

NOVO VÍRUS 1

Hospitais exclusivos

Começam a operar nesta semana em Wuhan, epicentro da crise, unidades hospitalares construídas especialmente para o tratamento de doentes infectados pelo coronavírus.

Um dos empreendimentos (foto abaixo) ficou pronto em 10 dias e possui 1.000 leitos.


Foto: Xinhua/Cheng Min

NOVO VÍRUS 2

Balanço

Autoridades chinesas reportaram no fim de semana que estão confirmados 17.205 casos da doença e que um total de 361 pessoas morreram.

No Brasil, há 16 suspeitas de infecção sendo investigadas.

NOVO VÍRUS 3

Mercados

As Bolsas na China e em parte da Ásia fecharam hoje amargando quedas expressivas.

Em Xangai, a perda chegou a quase 8% - primeiro dia de negócios depois do feriado do Ano-Novo chinês.

PUBLICIDADE INFANTIL

Visões

Ficará aberta até 27 de fevereiro no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública a consulta pública sobre a proposta de norma para regulamentação da publicidade voltada ao público infantil.

O formulário on-line traz espaços para comentários à minuta de portaria sobre o tema proposta pela Secretaria Nacional do Consumidor.

NA TV

Kakay fala

Ao Poder em Foco, parceria editorial entre SBT e o jornal digital Poder360, o criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, fala, entre outras coisas, sobre a operação Lava Jato, o ministro Sergio Moro, o hackeamento de mensagens de autoridades, o papel e o futuro do STF, prisões, fake news, drogas e sua trajetória na advocacia (veja ou reveja).

AGENDA

VENDAS DE VEÍCULOS - A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulga os números de janeiro.

COMÉRCIO EXTERIOR - Sai hoje o resultado da balança comercial de janeiro.

RODA VIVA - O cineasta Fernando Meirelles é o entrevistado do programada da TV Cultura, às 22h.

BOLSONARO - Pela manhã, em São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro participa do lançamento da pedra fundamental do Colégio Militar de São Paulo e almoça em seguida com o presidente da Fiesp, Paulo Skaf. À tarde, visita a TV Bandeirantes e retorna a Brasília.

GUEDES - O ministro da Economia tem hoje duas reuniões com Martha Seillier, secretária especial do Programa de Parceiras e Investimentos (PPI).

EDUCAÇÃO

Jogos que ensinam - Games criados pelo Laboratório de Objetos de Aprendizagem (LOA), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que podem ser customizados por professores e alunos (saiba mais).

SABER

Museus - O que é e como funciona o programa 'Saber Museu' do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

SUSTENTÁVEL

Notícias verdes - A Bloomberg Green, uma das plataformas de informação ambiental mais dinâmicas e completas do mundo.

TECH

Super Bowl 5G - Um dos eventos esportivos mais importantes do mundo aderiu à tecnologia 5G. O estádio em Miami e parte da cidade foram especialmente equipados (saiba mais).

BEM-ESTAR

Comida - Os princípios da alimentação intuitiva, um conceito que resgata as memórias e equilibra mente e corpo (entenda).