COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 13.2.20

Cenário - 13.2.20

FSB Inteligência

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Atualizado às 11:54

Serviços em perspectiva

O IBGE divulgou mais cedo os resultados do setor de serviços em 2019.

Em resumo: o volume variou -0,4% em dezembro na comparação com novembro, mas no acumulado do ano houve crescimento de 1%.

O saldo anual positivo interrompe uma sequência de quatro períodos desfavoráveis - 2015 (-3,6%), 2016 (-5,0%), 2017 (-2,8%) e 2018 (0,0%) - e reforça a percepção de que as engrenagens econômicas estão em movimento.

Aproximando o olhar sobre a pesquisa (veja a íntegra) é possível perceber, no entanto, que a performance das atividades investigadas é desigual - nem todas cresceram.

Essa, aliás, não é uma exclusividade dos serviços, mas merece atenção porque o setor é um dos pilares fundamentais do crescimento.

Em balanços da indústria e do varejo, revelados recentemente, o próprio IBGE identificou (no detalhe) desníveis e comportamentos erráticos.

Muito disso já está precificado no dia a dia das pessoas e incorporado às projeções, mas ficará mais claro em março, quando o PIB do ano passado será divulgado.

CÂMBIO

Voo solo continua

O dólar abriu o dia (mais uma vez) alheio a quase todas as teses. Segue um caminho próprio e nesta manhã chegou a bater R$ 4,38.

NA TV

Campos Neto fala

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, explicou ontem à noite à Globonews o que está acontecendo com a moeda americana. Detalhou também ações macro encabeçadas pelo BC e analisou a conjuntura (veja ou reveja).

NOVO VÍRUS - CHINA

Metodologia ajustada

O governo da China informou que decidiu alterar os critérios de diagnóstico para investigar possíveis contaminações pelo coronavírus.

Com isso, o número de infectados subiu de maneira expressiva.

A China registrou recorde de infecções e mortes em um único dia: já são cerca de 60 mil pessoas contaminadas - quase 15 mil a mais do que informado antes da mudança - e 242 novas mortes, elevando o total de vítimas fatais para cerca de 1,3 mil.

NOVO VÍRUS - JAPÃO

Primeira morte

Pela manhã, o Japão confirmou a primeira morte por coronavírus.

Uma mulher de aproximadamente 80 anos, moradora da região metropolitana de Tóquio, e que não teve a identidade relevada não resistiu à doença.

TELECOM

A pesquisa da Anatel

Está disponível para consulta (leia a íntegra) mais uma pesquisa de avaliação dos consumidores sobre os serviços de telecomunicações.

Há indicadores que mostram uma melhora de 2018 para 2019.

VETO

Clima no Congresso

A semana na Câmara e no Senado indica que algum realinhamento político precisa acontecer para dar fluxo a temas que estão represados.

O veto presidencial ao orçamento impositivo - um dos assuntos mais sensíveis desde a volta do recesso legislativo - foi retirado da pauta de votação.

Há divergências entre os partidos sobre a derrubada.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, prometeu convocar uma sessão para depois do Carnaval.

ARGENTINA

FMI anda por Buenos Aires

Uma missão técnica do Fundo Monetário Internacional está na Argentina para uma série de reuniões no Ministério da Economia e no Banco Central.

O tour coincide com protestos nas ruas de Buenos Aires e com uma espécie de gincana liderada pelo ministro da Economia, Martín Guzmán, que corre contra o tempo para convencer políticos e agentes financeiros (internos e externos) de que seu plano de recuperação é viável.

Ontem, Guzmán esteve no Congresso e deu detalhes do que pretende fazer para tirar o país da grave crise e encaminhar o processo de renegociação da dívida.


Foto: HCDN (diputados.gov.ar)

AGENDA

BOLSONARO - O presidente Jair Bolsonaro recebe hoje, no Planalto, o ministro Abraham Weintraub (Educação), o empresário Rubens Ometto Silveira Mello (Grupo Cosan) e André Luiz de Almeida (advogado-geral da União).

LULA NO VATICANO - O ex-presidente tem audiência hoje com o Papa Francisco.

SABATINAS - A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado vai sabatinar hoje os indicados para chefiar as embaixadas do Brasil nos Estados Unidos e no Líbano, respectivamente, Nestor José Forster e Hermano Telles Ribeiro.

ACORDOS INTERNACIONAIS - O plenário da Câmara marcou para hoje sessão de votações de diversos acordos internacionais, entre eles o chamado "céus abertos" (veja a lista).

TRABALHO - A comissão mista do Congresso que analisa a medida provisória do Contrato de Trabalho Verde e Amarelo (MP 905/19) ouve hoje representantes do governo e de instituições bancárias (acompanhe ao vivo).

EDUCAÇÃO

Acesse e compartilhe - Recursos educacionais digitais reunidos em um só lugar. Conheça a plataforma criada pelo MEC.

SABER

Carnaval na Bahia - Tudo sobre a festa, incluindo programação e até alertas via Whatsapp (saiba mais).

SUSTENTÁVEL

Meta verde - O BBVA incluiu a sustentabilidade como indicador não financeiro na remuneração variável para seus executivos (saiba mais).

TECH

Games - Algumas das lideranças mais influentes do mundo dos games reunidas no DICE Summit 2020.

BEM-ESTAR

Durma na viagem - Uma lista com as melhores almofadas para pescoço e seus tutoriais de conforto e qualidade (veja aqui).