COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 17.2.20

Cenário - 17.2.20

FSB Inteligência

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Atualizado às 09:45

Pré-carnaval em Brasília

De hoje até quinta-feira, as agendas do Congresso e do Planalto vão tentar recuperar o tempo perdido e as aderências que tinham até o fim do ano passado.

Definitivamente, o mês não tem se destacado pelas boas taxas de sucesso - apesar dos esforços de ambos os lados.

A pauta de votações está truncada. Entre outras coisas, por causa de 1) vetos presidenciais não analisados, 2) projetos em plenário e nas comissões sem ritmo ou prioridade e 3) sensibilidades políticas mal resolvidas.

Há a expectativa (ao menos formal) de que o governo envie ao Legislativo nos próximos dias sua proposta de reforma administrativa.

Os partidos na Câmara e no Senado também prometem concluir a indicação de nomes que vão compor a comissão mista especial que discutirá a reforma tributária - o que, em tese, reanimaria a discussão.

Esses dois movimentos, caso se confirmem, contrastam com as tradições de Brasília.

É que nesta semana que antecede o carnaval, pouca coisa costuma acontecer.

COMPLIANCE

Integridade importa

Um dos TDs (textos para discussão) mais recentes divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aborda a questão da integridade nas organizações e ajusta o foco para as pessoas.

Na 'proposta geral e esquemática' defendida no documento as recomendações são: 'orientação para pessoas; cultivo de senso moral e conduta moral; formação de uma comunidade que seja entrosada, solidária e colaborativa; envolvimento dos funcionários com os destinos da organização; e algumas instituições recentes de apoio'.

A versão executiva está aqui.

O estudo completo pode ser lido aqui.

FAB

O uso dos aviões

Está em discussão no Senado um projeto que revê as regras para o uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

O PLS 592/2015 tramita na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O governo terá tempo para opinar e, se quiser, sugerir alterações ao texto.

A previsão é votá-lo na comissão em março. Depois disso, a proposta seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

FOTOGRAFIA

'Briga' de ratos

A imagem abaixo foi capturada por um fotógrafo que soube esperar o momento certo.

Deitado no chão de uma das muitas estações de metrô de Londres, Sam Rowley clicou dois ratos em uma cena que parece ser uma disputa, uma luta por algo.

O jovem venceu o prêmio de fotografia da vida selvagem do Museu de História Natural (saiba mais).

NA TV

Doria fala

Ao Poder em Foco, parceria editorial entre SBT e o jornal digital Poder360, o governador de São Paulo, João Doria, analisou a cena política, incluindo as eleições deste ano e de 2022, opinou sobre economia e a situação dos estados (veja ou reveja).

NOVO VÍRUS

Japão em alerta

A China vai compartilhar com o Japão expertise e assistência para apoiar o país na luta contra o coronavírus.

Novos casos da doença estão sendo confirmados, principalmente em pessoas a bordo do navio Diamond Princess, um cruzeiro que atracou no porto de Yokohama.

Na China, há até agora 70.635 infecções confirmadas e 1.772 mortes. Conforme as autoridades chinesas, 10.844 doentes se recuperaram.

AGENDA

TRABALHO - A Comissão de Direitos Humanos do Senado reúne-se hoje pela manhã para debater o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo.

IMPOSTO DE RENDA - A Receita Federal paga hoje o lote residual de restituição referente aos exercícios de 2008 a 2019.

BOLSONARO - O presidente Jair Bolsonaro não tem compromissos oficiais previstos pela manhã. À tarde, encontra-se com o ministro Paulo Guedes (Economia) e com o ministro do TCU, Augusto Nardes.

CAMPOS NETO - Entre outros compromissos, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, encontra-se hoje, em São Paulo, com Ilan Goldfajn, presidente do Conselho do Credit Suisse Brasil.

EUA - Os mercados estão fechados hoje em razão do feriado do Dia dos Presidentes.

EDUCAÇÃO

ID estudantil - A Medida Provisória enviada ao Congresso Nacional caducou. O MEC explica como fica a situação das carteirinhas já emitidas (saiba mais).

SABER

Mazzaropi - O museu em Taubaté/SP dedicado ao ator e cineasta brasileiro. No acervo, cerca de 20 mil itens.

SUSTENTABILIDADE

Placar do clima - Conheça o Bloomberg Data Dash e acompanhe, em tempo real, as mudanças que impactam o planeta.

TECH

Games - Como será a Game Developers Conference (GDC), evento que reúne programadores, artistas, produtores, designers de jogos, profissionais de áudio e líderes de negócios.

BEM-ESTAR

Sento - Os banhos públicos no Japão, um costume relaxante e tradicional há mais de 1.000 anos. A Associação de Sento de Tóquio mescla história e atualidade.