COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 28.2.20

Cenário - 28.2.20

FSB Inteligência

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Atualizado às 13:09

Desemprego em queda

O IBGE divulgou mais cedo a Pnad Contínua, indicando que a taxa de desocupação caiu para 11,2% no trimestre encerrado em janeiro.

Embora tenha vindo dentro daquilo que a maior parte das especulações previa, é um dado positivo.

A depender da perspectiva, com base nessa informação de hoje, muita gente passa a observar a recuperação do mercado de trabalho não mais como uma tendência - ainda que o ritmo continue lento.

O saldo de pessoas desocupadas no Brasil fechou o mês em 11,9 milhões. Trata-se de um estoque bastante relevante. Mas na comparação com o trimestre anterior, isso representa queda de 0,4 ponto percentual. E em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, o recuo é de 0,8 ponto percentual.

O contingente de ocupados bateu em 94,2 milhões, confirmando níveis tidos como estáveis e verificados em outros momentos documentados pelo IBGE.

Já a taxa de informalidade recuou de 41,2% no trimestre de agosto a outubro de 2019 para 40,7% no trimestre encerrado em janeiro de 2020, o que pode ser entendido como um sinal relevante.

No caso dos empregados com carteira assinada a pesquisa mostra outro indicador positivo: crescimento de 1,5% frente ao trimestre anterior e de 2,6% comparado ao mesmo período do ano anterior.

NOVO VÍRUS 1

Recalculando...

A ideia de que o PIB global perderá força este ano por causa do coronavírus não é assunto restrito apenas às rodas privilegiadas.

Bancos, consultorias e representantes de organismos internacionais refazem as contas, apostando em um impacto maior na China, claro, mas também na Europa e nos emergentes.

A grande expectativa nessa temporada de revisões está no que o FMI dirá.

Uma atualização do Panorama Econômico Mundial - documento de conjuntura divulgado de tempos em tempos - está em elaboração e será conhecido em abril.

NOVO VÍRUS 2

Números

Os dados de infecções e mortes provocadas pelo novo coronavírus estão sendo tabulados de maneira mais rápida em todo mundo desde o início da semana.

Isso se deve, principalmente, ao avanço da doença, mas também a uma melhor coordenação por parte dos países afetados.

O último boletim da OMS indica que cerca de 83 mil pessoas em todo o mundo estão infectadas e que a doença já está em quase 50 países.

DIÁRIO OFICIAL

Para quem gosta de números

Está na edição de hoje do Diário Oficial portaria do Tesouro Nacional com o relatório de gestão fiscal consolidado da União de 2019.

COMPLIANCE

Biblioteca temática

A Controladoria-Geral da União organizou de um jeito bem prático na internet sua coleção 'Programa de Integridade'.

São publicações especiais, cartilhas e guias. E tudo está disponível on-line (acesse a lista completa).

URUGUAI

Cartão de visitas

Entidades ligadas a professores do Ensino Médio no Uruguai protestam às vésperas da posse do novo presidente do país, Luis Lacalle Pou, marcada para o próximo domingo.

Os sindicatos são contra um projeto de lei que o Executivo pretende encaminhar ao Parlamento.

Uma greve de 24 horas está sendo organizada para acontecer na segunda semana de março.

AGENDA

CAMPOS NETO - O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, tem reunião hoje à tarde com executivos do Opportunity, em São Paulo, entre outros compromissos (veja quem participa)

ENERGIA ELÉTRICA - A Aneel divulga hoje a bandeira tarifária que vai vigorar em março (entenda)

EDUCAÇÃO

Olhando à frente - As pesquisas, os estudos, as inovações e os indicadores produzidos pelo Centro de Pesquisa e Inovação Educacional (CERI) da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) (saiba mais)

SABER

Arte + Universidade - No campus e on-line, a galeria de Yale está aberta a visitas e interações

SUSTENTÁVEL

Clima - Tudo sobre a COP26, que está marcada para acontecer em novembro deste ano

TECH

Robôs - A divisão da Toyota especializada em construir robôs parceiros dos humanos (saiba mais)

BEM-ESTAR

IMC - Quem foi Adolphe Quetelet e como surgiu o Índice de Massa Corporal