COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 30.3.20

Cenário - 30.3.20

FSB Inteligência

segunda-feira, 30 de março de 2020

Atualizado às 10:55

Ataque ao vírus

Comunidade científica e grandes centros de pesquisa espalhados pelo mundo organizam-se em rede para enfrentar o avanço do novo coronavírus.

A busca por uma vacina ou medicamentos mais fortes são as prioridades dos estudos que ocorrem simultaneamente (e com mais força) na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos.

Das iniciativas tornadas públicas até agora, as mais promissoras combinam tempo, cooperação internacional, dinheiro, inúmeras horas de trabalho e, claro, tecnologia.

Na semana passada, a Casa Branca anunciou o lançamento de um consórcio de computação de alto desempenho.

A estrutura de ponta está disponível e dedicada aos que buscam respostas rápidas às muitas perguntas que inquietam os médicos (conheça o projeto).

A China também está adiantada no processo de compartilhar conhecimento e testá-lo em campo. As missões de apoio que atuam em países onde a pandemia se agrava cumprem, entre outras coisas, esse papel.

Na Europa, a gincana é semelhante. Reino Unido, Suíça, Itália, Espanha e Alemanha interagem por meios de órgãos governamentais, entidades privadas e universidades para fortalecer o cinturão de conhecimento.

GASTO PÚBLICO

LRF e LDO flexibilizadas

A União pediu e o ministro do STF Alexandre de Moraes concedeu liminar, ontem, abrindo espaços orçamentários para o enfrentamento da covid-19.

A decisão liminar (leia a íntegra), que ainda será submetida ao plenário da Corte, vale para todos os entes da Federação que decretaram estado de calamidade pública.

SETOR AÉREO

Reflexos

A EasyJet decidiu deixar em solo toda sua frota de aviões e informou hoje cedo que, devido às restrições de viagens causadas pela pandemia, não pode dar uma data exata sobre quando as operações vão voltar.

A crise no setor aéreo é das grandes.

O Flightradar24, site especializado que monitora em tempo real voos pelo mundo, resume a situação de momento em gráficos.

PETRÓLEO

Menor preço desde 2002

O dia amanheceu com a notícia de que o preço do petróleo caiu a níveis recordes desde 2002. O barril tipo Brent recuou para US$ 22,58.

NASA

Conexão espacial (em casa)

A agência espacial americana reuniu em uma página especial na internet tudo o que adultos (especialistas ou leigos) e crianças precisam para se manter em casa sem tirar os olhos do espaço.

NA TV

Ernesto fala

Ao Poder em Foco, parceria editorial entre SBT e o jornal digital Poder360, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, analisa o contexto da crise e detalha de que maneira o governo tem lidado com o enfrentamento do novo coronavírus (veja ou reveja).

ARGENTINA

Isolamento ampliado

O presidente argentino Alberto Fernández fez ontem à noite uma defesa contundente do isolamento social e anunciou a ampliação da quarentena obrigatória até 12 de abril (veja ou reveja).

As restrições de fluxos de pessoas estavam previstas para terminar amanhã.

AGENDA

BOLSONARO - À tarde, o presidente Jair Bolsonaro recebe em audiência o ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo) e Gilson Machado, presidente da Embratur.

SENADO - Está programada para hoje à tarde a votação do projeto que estabelece o pagamento de um auxílio emergencial no valor de R$ 600, por três meses, a pessoas de baixa renda (PL 9.236/2017 na Câmara), chamado de 'coronavoucher'.

GUEDES - Entre outros compromissos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reúne-se com o presidente Jair Bolsonaro e com os presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto, do Banco do Brasil, Rubem Novaes, da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e do BNDES, Gustavo Montezano.

ÔNIBUS EM SP - A partir de hoje, a frota de ônibus em circulação na cidade de São Paulo será de 40%. O número de passageiros transportados está em 23% da média diária em dias úteis (saiba mais).

EDUCAÇÃO

Sem aulas - Dados da Unesco revelam que 1,5 bilhão de estudantes e jovens são afetados pelo fechamento de escolas e universidades devido à pandemia; entidade lança a Coalizão Global de Educação (saiba mais).

SABER

Festival online - No Youtube, uma coletânea de apresentações para assistir a qualquer hora.

SUSTENTÁVEL

Ecolápis - Uma das referências globais em material escolar mostra como é o ciclo sustentável para a produção do lápis especial (saiba mais).

TECH

'Paradão' - Empresas de tecnologia têm dificuldades de manter o ritmo por causa de problemas no fluxo de insumos de produção (saiba mais).

BEM-ESTAR

Quarentena - O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA olha para a História e conta como e quando tudo começou.