domingo, 20 de setembro de 2020

COLUNAS

Em aberto - Está correto?

A leitora Grace Lima envia a seguinte mensagem ao autor de Gramatigalhas:

"Professor José Maria, a expressão 'em aberto', constantemente utilizada pelos mais variados tipos de profissionais, está correta?"

Envie sua dúvida



1) É corriqueiro o emprego de expressões como questão em aberto, assunto em aberto, problema em aberto.

2) Todavia, com exceção de em branco, Domingos Paschoal Cegalla questiona a vernaculidade de locuções adjetivas constituídas pela preposição em + adjetivo (cópia em anexo, plateia em suspenso, cuidados em vão).

3) Observa que em português "a locução adjetiva se forma com uma preposição (geralmente de ou sem), seguida de substantivo: amor de mãe; lenço de seda; voracidade de lobo; paixões sem freio; homem sem escrúpulos, etc."

4) E acrescenta: "o mínimo que se pode dizer é que a locução adjetiva em aberto e as outras aqui citadas, embora de uso frequente, não têm tradição em nossa língua. A única realmente imprescindível é em branco".

Atualizado em: 1/1/1900 12:00

Compartilhar
COORDENAÇÃO
José Maria da Costa

José Maria da Costa, é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.