quarta-feira, 3 de junho de 2020

ISSN 1983-392X

Gramatigalhas
José Maria da Costa

Siglas dos Estados – Como escrever?

sexta-feira, 22 de maio de 2020

O leitor Marcelo Maiolino envia a seguinte dúvida ao Gramatigalhas:

"Prezado, qual a maneira correta de grafar o nome da cidade ou do município com a sigla do respectivo Estado? Trabalho em um órgão público Federal e vejo essa combinação sendo escrita de todas as formas: Niterói, RJ; Niterói/RJ; Niterói-RJ; Niterói - RJ; Niterói (RJ). Grato."

1) Um leitor, após observar, no dia a dia, diversas maneiras de apresentação das siglas dos estados da federação – Niterói, RJ; Niterói/RJ; Niterói-RJ; Niterói - RJ; Niterói (RJ) – indaga qual dentre elas é a forma correta.

2) Diga-se, de início, como observação geral, que nem sempre existe uma só maneira correta de dispor as palavras ou expressões na frase, de modo que, em tais hipóteses, assistirá ao usuário da língua portuguesa optar por esta ou por aquela forma, desde que obedecidos os princípios gerais que norteiam o uso do idioma.

3) É o que se dá, por exemplo, com as orações intercaladas ou interferentes, a saber, aquelas que, sendo sintaticamente independentes, se interpõem a outras a título de esclarecimento, observação, advertência ou ressalva, e são consideradas "à margem" do contexto considerado como um todo.

4) Quanto à pontuação, podem tais orações separar-se daquelas em que se intercalam, indiferentemente, por meio de vírgulas, parênteses ou travessões. Exs.: (i) "Esta situação, pensava ele, poderia ser bem pior"; (ii) "Esta situação (pensava ele) poderia ser bem pior"; (iii) "Esta situação – pensava ele – poderia ser bem pior".

5) De igual modo, no caso das siglas indicativas dos estados da federação, à falta de determinação legal específica para a matéria, ao usuário assistirá, indiferentemente, empregar o modo de representação que melhor lhe convier, desde que obedecido o bom senso e as regras gerais que norteiam a grafia em nosso sistema.

6) Em termos práticos, respondendo diretamente à questão trazida pelo leitor, são corretas todas as seguintes formas de registro das siglas dos estados da federação: Niterói, RJ; Niterói/RJ; Niterói-RJ; Niterói - RJ; Niterói (RJ).

José Maria da Costa

José Maria da Costa, é graduado em Direito, Letras e Pedagogia. Primeiro colocado no concurso de ingresso da Magistratura paulista. Advogado. Mestre e Doutor em Direito pela PUC/SP. Ex-Professor de Língua Latina, de Português do Curso Anglo-Latino de São Paulo, de Linguagem Forense na Escola Paulista de Magistratura, de Direito Civil na Universidade de Ribeirão Preto e na ESA da OAB/SP. Membro da Academia Ribeirãopretana de Letras Jurídicas. Sócio-fundador do escritório Abrahão Issa Neto e José Maria da Costa Sociedade de Advogados.

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram