COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. A partir de - O que significa e como se emprega?

A partir de - O que significa e como se emprega?

quarta-feira, 1 de julho de 2020

Atualizado às 08:28

O leitor Marcos César C. de Oliveira envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Conspícuo professor, é correto o emprego da locução 'a partir de' em construções como as seguintes: (a) 'Diária a partir de R$ 100,00'; (b) 'O discurso da presidente se iniciou a partir das 14 horas'; (c) 'O juiz condenou o réu a partir de delação premiada'? Obrigado pela atenção."

Envie sua dúvida


1) Um leitor indaga se é correto o emprego da locução 'a partir de' em construções como as seguintes: (a) "Diária a partir de R$ 100,00"; (b) "O discurso da presidente se iniciou a partir das 14 horas"; (c) "O juiz condenou o réu a partir de delação premiada".

2) Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, em seu monumental dicionário, sem comentários adicionais, observa apenas que o sentido da expressão a partir de é a começar de1. O próprio sentido por ele apontado (de ser apenas um começo) evidencia a necessidade de continuação, quer com a presença de outros elementos, quer com a prática de outros atos.

3) Antônio Houaiss, em obra similar, sendo um pouco mais específico para anotar que seu significado é a começar de um marco ou ponto e seguindo adiante, ilustra com os seguintes exemplos: (a) "A partir daqui, segues sozinha"; (b) "Foi a partir desse ano que a revolução começou a se organizar"2.

4) Com essas observações como premissas, passa-se a responder, na prática, à indagação do leitor.

5) O primeiro exemplo e o terceiro estão corretos, uma vez que, em ambos, se faz presente o conteúdo semântico de começar de um marco indicado e seguir adiante com outros elementos ou providências, e isso porque se pressupõe uma sequência de outras diárias em preços mais elevados no primeiro exemplo, e outros atos que se seguem à delação premiada para culminar com a condenação ou absolvição no outro.

6) No segundo exemplo, entretanto, o começo da ação já está indicado pelo verbo iniciar, e não se faz presente sequência alguma de atos que precise ser indicada pelo circunlóquio a partir de, de modo que deve ele ser assim corrigido: "O discurso da presidente se iniciou às 14 horas". No caso, a presença da expressão a partir de configura redundância totalmente desnecessária.

__________

1 FERREIRA. Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010, p. 1.571.
2 HOUAISS. Antônio (Organizador). Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001, p. 2.140.