COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Gramatigalhas >
  4. Abreviatura - É proibido seu uso no final da frase?

Abreviatura - É proibido seu uso no final da frase?

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Atualizado às 09:05

O leitor Rubens Silveira envia à coluna Gramatigalhas a seguinte mensagem:

"Caro professor, indago se a regra que veda a abreviatura de palavras no final de frase (v.g. etc; STF) é absoluta ou, em sentido contrário, comporta exceções ou temperamentos, dependendo do caso concreto".

Envie sua dúvida


1) Um leitor indaga se a regra que veda a abreviatura de palavras no final de frase (tomem-se os exemplos etc. e STF) é absoluta ou, em sentido contrário, comporta exceções ou temperamentos, dependendo do caso concreto.

2) Ora, sem necessidade de maiores discussões ou considerações, e contrariamente à afirmação taxativa do consulente, é preciso , de modo simples, direto e sem quaisquer delongas, firmar com todas as letras que não há regra alguma em nosso idioma que vede o emprego de abreviaturas no final da frase, quer na forma de abreviaturas propriamente ditas (etc.), quer na forma de siglas (STF, STJ, TJSP): (i) "Compareceram diversas pessoas do meio jurídico: juízes, promotores, advogados, etc."; (ii) "Do jeito que anda esse processo e com as complexas questões nele discutidas, não me admira se a discussão for parar no STJ ou mesmo no STF".