COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Investimentos Financeiros >
  4. Como ter sucesso financeiro? Confira algumas dicas do consultor financeiro Gustavo Cerbasi

Como ter sucesso financeiro? Confira algumas dicas do consultor financeiro Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Atualizado em 16 de outubro de 2019 13:59

por Gustavo Cerbasi

Em mais de 20 anos como consultor financeiro, certas perguntas têm sido recorrentes. Uma delas é como ter sucesso financeiro. Certamente, não há uma resposta simples e objetiva para uma questão abrangente como essa. Mas, algumas atitudes podem ajudar na construção de um planejamento sólido que conduzirá ao sucesso.

Neste artigo, compartilho algumas reflexões a respeito da busca pelo sucesso financeiro. Uma meta tão ampla que muitos dizem ter, mas poucos realmente se debruçam sobre ela em busca de soluções.

Como ter sucesso financeiro? Procure desenvolver sua atitude antes de qualquer coisa, pois o conhecimento você pode adquirir de diferentes formas.

A metáfora da luta contra um gorila

Há um dito muito emblemático que funciona como metáfora para a busca por sucesso, que diz o seguinte:

"O sucesso é como lutar contra um gorila. Você não para quando está cansado; você para quando o gorila está cansado."

A lógica é bastante simples e indica que desistir não é uma opção, pois isso pode ser fatal. Quem almeja ter mais sucesso em sua vida financeira ou em qualquer empreitada, precisa ser perseverante e não descansar até chegar lá.

Sucesso financeiro passa por alguns sacrifícios

Ao se depararem com alguém bem-sucedido, certas pessoas caem na tentação de imaginar que ele chegou lá do dia para a noite.

Esse raciocínio não ajuda em nada quem deseja construir sua própria trajetória de sucesso. O certo é refletir sobre o preço que essa pessoa pagou para chegar lá.

O caminho a ser trilhado envolve uma série de concessões a serem feitas. Sucesso é fruto de muita persistência e planejamento. E, se você deseja alcançar uma condição de maior prosperidade, deve estar preparado para fazer sacrifícios.

A dedicação a esse plano, provavelmente, vai subtrair tempo de outras atividades importantes em sua vida. Você e sua família devem estar conscientes dessa realidade, para que a jornada seja exitosa.

Entenda que tudo envolve dinheiro

A resposta para a dúvida de como ter sucesso nas finanças é valiosa porque vai além do número de dígitos na conta. Em nossa sociedade, todas as escolhas envolvem dinheiro.

Se você deseja passar mais tempo com a família, terá menos tempo para trabalhar e produzir renda. Como solucionar isso? Com boas escolhas de investimento que vão lhe ajudar a multiplicar seu patrimônio.

Um planejamento financeiro bem azeitado garante mais flexibilidade nas escolhas e gera mais tempo para as coisas mais valiosas. Se você quer mais tempo em família, comece a construir um bom plano que viabilizará isso.

Desenvolva sua inteligência financeira

Nos últimos anos, meu trabalho tem sido mais focado no conceito de inteligência financeira, que engloba diferentes fatores. O conhecimento para fazer bons investimentos, por exemplo, tem relação direta com a inteligência financeira.

Porém, esse conceito tem muito mais a ver com a atitude que cada pessoa adota. Não basta conhecer as ferramentas, pois isso está ao alcance de todos atualmente. Cabe a você começar a transformar esse conteúdo em bem-estar para sua família.

Como ter sucesso financeiro? Lembre-se das dicas deste artigo e comece agora mesmo a desenvolver sua inteligência financeira.

__________

Abra sua conta no BTG Pactual digital e conheça todos os produtos disponíveis para começar a investir melhor. (Clique aqui)

t