COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Lauda Legal >
  4. "Tratado da Propriedade Intelectual - v.1"

"Tratado da Propriedade Intelectual - v.1"

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Atualizado em 3 de novembro de 2010 07:15


Tratado da Propriedade Intelectual - v.1







Editora:
Lumen Juris
Autor: Denis Borges Barbosa
Páginas: 1.079






É o próprio autor quem afirma, já na abertura, que a obra é dedicada a iniciados na matéria, cujo interesse seja aprofundar-se. Pudera. O trabalho é vastíssimo - compõe-se de três densos volumes, em um total de mais de duas mil páginas. Nesta coluna comentamos apenas o primeiro tomo, que abrange os conceitos básicos do direito da propriedade intelectual, um histórico da proteção às criações intelectuais, a base constitucional desse ramo do Direito, um estudo aprofundado dos acordos TRIPs da OMC e, por fim, um estudo do direito da concorrência.

Define-se como propriedade intelectual os direitos de uso, fruição e gozo decorrentes da criação humana, seja no âmbito das artes, ciências, invenções industriais, nomes e marcas comerciais.

Primórdios da proteção - Ensina o autor que "(...) a sociedade pré-capitalista reconhecia e imputava a produção intelectual ao seu originador (...) mas não se atribuía um poder jurídico de excluir o uso da produção pela sociedade em geral"; assim, não se negava a Homero a autoria de seus poemas épicos, mas a ninguém era vedado fruí-los como lhe aprouvesse.

Essa noção é decisiva para a configuração da proteção tal como a conhecemos, que "surge exatamente com o aparecimento de uma economia de mercado e como decorrência dela", já que somente com a atribuição de valor econômico à criação intelectual é que nasce a reprovabilidade social para seu uso indiscriminado e posteriormente sua vedação jurídica.

No detalhado histórico expendido pelo autor, vemos que nossa primeira Lei de Patentes surgiu cedo no contexto internacional - em 1809, logo após a vinda da família real para o Brasil - depois apenas da Inglaterra (1623), EUA (1790) e França (1791). Já a respeito das demais proteções - marcas, nomes comerciais e industriais, direitos de autor, descobertas científicas - a preocupação protetiva foi tardia e teve lenta evolução. Hoje a propriedade intelectual, no Brasil, tem base constitucional - art. 5°, incisos XXVII, XXVIII e XIX da CF/88 (clique aqui) e sua regulação encontra-se espalhada em várias leis federais.

Direito Internacional - Em 1967 foi criado, como órgão autônomo integrante do sistema da ONU, a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI ou WIPO, sigla em inglês), buscando unificar os sistemas de proteção vigentes "no contexto do comércio internacional". De lá para cá, impõe-se estudar a propriedade intelectual sob o ângulo do Direito Internacional.

_______________

Para concorrer :

_________________

Adquira já o seu :












_______________