Segunda-feira, 22 de julho de 2019

ISSN 1983-392X

Marcas do início e uma lição para toda vida

Márcia Moreno Ferri

Lá estava eu, no momento certo e com as pessoas certas. Sorte? Desejos do destino? Talvez. Iniciei minha carreira em jurídico corporativo no final de 2003, em uma multinacional européia.

quarta-feira, 9 de junho de 2010


Marcas do início e uma lição para toda vida

Márcia Moreno Ferri*

Lá estava eu, no momento certo e com as pessoas certas. Sorte? Desejos do destino? Talvez.

Iniciei minha carreira em jurídico corporativo no final de 2003, em uma empresa multinacional européia. Estava encerrando o terceiro ano da faculdade e pouco - ou quase nada - sabia da vida empresarial. É inegável que comecei com o "pé direito". O departamento continha 5 advogados (sendo apenas uma mulher), uma secretária e 2 estagiárias. E formávamos uma equipe e tanto, modéstia a parte.

Aprendi bastante na prática, estudando e me aprofundando em matérias pouco esmiuçadas na faculdade. Isto se deu em razão da confiança que o Diretor Jurídico depositava em cada um de nós, independentemente do cargo e da experiência.

Três anos depois, já formada, em razão de uma cisão e, consequentemente a formação de um novo departamento jurídico, recebi outro voto de confiança: assumir uma área e, por conseguinte, os assuntos relacionados a uma unidade de negócios da empresa, que se transformou em uma verdadeira paixão. Era um prazer inenarrável e um desafio imenso! Mais uma vez contei com dois advogados que me apoiaram, ensinaram e confiaram, além de um sem número de clientes internos que contribuíram para meu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional e pessoal.

Em meados de 2007, após uma incorporação e, neste momento, pertencendo a uma multinacional americana, depois de entrevistas, recebi outro "sim". Outra história começava, e, novamente, me deparei com profissionais brilhantes que confiaram, acreditaram e permitiram que eu continuasse avançando em "águas mais profundas".

Confiança, substantivo feminino que significa crédito, familiaridade, fé. Palavra em desuso ou, quando menos, muito questionada nos dias de hoje. Tudo e todos são colocados em "cheque". Aliás, a expressão double check virou senso comum. Fazer um double check virou rotina. A justificativa usada é simples: "é só para certificar".

Será que não é a tal confiança que está em falta em nosso dia-a-dia, nas relações de trabalho, em nossa vida pessoal? Outro dia li um artigo onde uma colega advogada dizia que seu superior imediato não se preocupava com a carga horária que ela trabalhava, mas sim com os resultados que apresentava. Não seria este um exemplar ato de confiança e liderança? Certamente foi necessário primeiro o gestor crer, para que ela pudesse ter a oportunidade de lhe apresentar os resultados.

Ater-se às próprias nossas escolhas é o que chamamos de compromisso. Nos comprometemos com aquilo em que acreditamos e acreditamos naquilo ou em quem confiamos. É um ciclo. Ouso dizer que este pode ser um dos caminhos do sucesso. Como já disse Carlos Drummond de Andrade "a confiança é um ato de fé, e esta dispensa raciocínio."

E quanto a mim, cabe agradecer cada crédito recebido, esperando ter respondido sempre à altura.

__________
________________

Leia mais

18/5/10 - "A culpa deve ser dos comerciais de margarina!" - Cristianne Saccab Zarzur e Josie Jardim - clique aqui

12/3/10 - "Mulher "Multifuncional"" - Milena Sbrana da Silveira - clique aqui

12/3/10 - "A mulher e o mercado de trabalho - Fazer a diferença" - Rogéria Paula Borges Rezende Gieremek - clique aqui

11/3/10 - "8 de Março – mais de 100 anos de muitas lutas e vitórias" - Marisa Peres Fernandes dos Santos - clique aqui

11/3/10 - "A comissão de frente" - Maria de Lourdes Pereira Campos - clique aqui

10/3/10 - "Mulheres e o mercado de trabalho" - Ana Paula Barbieri - clique aqui

10/3/10 - "A mulher e o trabalho" - Claudia Wagner - clique aqui

9/3/10 - "As mulheres e o mercado de trabalho" - Cristiane Peixoto de Oliveira Marrara - clique aqui

8/3/10 - "Falamos Muito… mas nem sempre dizemos tudo" - Josie Jardim - clique aqui

5/3/10 - "A arte de definir as prioridades: nossa grande aliada!" - Camila Peixoto Olivetti Regina - clique aqui

4/3/10 - "Mulheres e mercado de trabalho. Uma visão diferente" - Daniela Pozzetti - clique aqui

3/3/10 - "A mulher e o mercado de trabalho" - Daniella Janoni - clique aqui

2/3/10 - "Mulheres no mercado de trabalho" - Ana Amélia Ramos de Abreu - clique aqui

1/3/10 - "Para filosofar" - Juliana Marques - clique aqui

_________________

*Advogada da empresa J.Macêdo S/A e integrante do grupo Jurídico de Saias








_______________