Terça-feira, 26 de março de 2019

ISSN 1983-392X

Profissional Bibliotecário

Josilene Virginia de Faria

Comemoramos no dia 12 de março o Dia do Bibliotecário, o profissional da informação, que tem como papel primordial disseminar a informação para os quatro cantos do mundo. Como bem disse Adam Smith, "os livros constituem um mundo melhor dentro do mundo".

sexta-feira, 10 de março de 2006


Profissional Bibliotecário


Josilene Virginia de Faria*


Comemoramos no dia 12 de março o Dia do Bibliotecário, o profissional da informação, que tem como papel primordial disseminar a informação para os quatro cantos do mundo. Como bem disse Adam Smith, "os livros constituem um mundo melhor dentro do mundo".


A profissão de Biblioteconomia é reconhecida pela Lei nº 4.084, de 30 de junho de 1962, que foi regulamentada pelo Decreto nº 56.725, de agosto de 1965, e alterado pela Lei nº 7.504, de julho de 1986. Podemos citar também a Lei nº 9.674, de junho de 1998, que dispõe sobre o exercício da profissão do bibliotecário.


A graduação em Biblioteconomia tem duração de quatro anos. Muitos ainda desconhecem a exigência de nível superior para formação do bibliotecário, mas, como em qualquer outra profissão regulamentada, é necessário que o bibliotecário esteja inscrito no Conselho Regional de Biblioteconomia para que possa exercer a profissão.


O bibliotecário tem um papel cada vez mais importante como mediador da informação, pois atua nas mais diversas áreas do conhecimento. Tem várias possibilidades de atuação; entre elas, podemos citar: biblioteca, centros de documentação, arquivos, museus, bancos, hospitais, empresas de multimídia, editoras, cinematecas, videoclubes, emissoras de rádio e televisão, atividades acadêmicas de ensino e pesquisa em Ciência da Informação, serviços culturais, assessorias (parlamentares, empresariais, educacionais), desenvolvimento de banco de dados, setor gráfico (editoração, normalização), pinacotecas, mapotecas, ônibus-biblioteca e prestação de serviços.


Com o avanço das novas tecnologias que surgem a cada dia, é necessário que o bibliotecário se adeqüe às exigências do mercado, para que não se restrinja à aplicação das normas técnicas, mas seja um profissional proativo, dinâmico, empreendedor, com grande conhecimento cultural, para atender a seu cliente de maneira eficiente.


O bibliotecário tem um papel muito importante na sociedade, nas empresas ou em qualquer lugar que dele necessitar, para organizar, tratar e disseminar a informação. Na medida em que o bibliotecário dispõe de uma gama infinita de informações em seu poder, ele tem um papel muito importante em relação à população carente de informações; pessoas que não têm acesso à informática, à internet, à leitura de jornais e livros etc. Essa parte da população talvez esteja passando por necessidades por não ter o aconselhamento necessário para sua situação.


Apesar do contínuo crescimento da profissão, ainda existe falta de conhecimento do curso de Biblioteconomia e do profissional bibliotecário, mas as grandes corporações e escritórios já se atentaram à importância da organização e disseminação da informação e, por essa razão, possuem em seu quadro de funcionários um profissional da informação, que contribui para o crescimento da empresa, captando clientes e gerando mais negócios.


Parabéns a todos os bibliotecários e futuros disseminadores da informação.
_______________


*Bibliotecária da Trevisan Escola de Negócios






_____________________