Domingo, 19 de maio de 2019

ISSN 1983-392X

Como um software jurídico ajuda o advogado a cumprir os prazos judiciais

Luciano Martins

Administrar seu cotidiano profissional se torna muito mais produtivo a partir do momento em que você começa a usar um software jurídico.

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Advogados estão sempre em busca de ferramentas que possam trazer eficiência ao seu cotidiano. Uma das suas grandes preocupações diz respeito à organização do escritório. Como fazer para não correr o risco de perder aquela audiência? Um software jurídico substitui a agenda do advogado por um calendário eletrônico, e as vantagens dessa troca são inúmeras. A ferramenta permite também consultar as intimações enviadas à banca, evitando que você perca o prazo de realização da audiência.

Um software jurídico como o SAJ ADV oferece um painel de controle com funções como calendário, tarefas a cumprir e atividades recentes realizadas no sistema, servindo como ferramenta para o controle de prazos e para a administração de compromissos. Além disso, o painel ainda exibe todos os comentários publicados pelos usuários. As notificações do software jurídico também são muito úteis para que você não perca datas ou deadlines. Ao receber avisos por e-mail sobre andamentos, dados do processo ou tarefas, o advogado consegue ter uma visão global dos seus compromissos, minimizando os riscos de erros cometidos por esquecimento.

Um software jurídico também é capaz de ajudar o advogado a não perder seus prazos de intimação. As pendências podem ser facilmente visualizadas e administradas. É possível verificar há quantos dias a tarefa está na sua lista e quanto tempo falta para a chegada de seu prazo de entrega. É possível configurar as notificações para que você não se esqueça de completar algum trabalho importante. O sistema avisa sobre novos processos, tarefas e andamentos. Agendar um compromisso se torna muito mais ágil, por exemplo. É possível marcar ou remarcar uma reunião com apenas um clique. O programa também avisa sobre um possível conflito de agenda, caso você tente incluir dois eventos na mesma hora.

Administre sua rotina com um software jurídico

Administrar seu cotidiano profissional se torna muito mais produtivo a partir do momento em que você começa a usar um software jurídico. Além dos compromissos profissionais, é possível organizar também seus apontamentos pessoais. Assim, o advogado pode administrar reuniões, audiências e viagens, além de atividades como uma consulta médica ou uma aula, por exemplo.

Com múltiplos prazos e eventos para acompanhar, é fácil se perder entre tantas demandas. Para evitar atrasos e perda de compromisso é fundamental contar com uma ferramenta que ajude a administrar suas tarefas. Com um software jurídico é possível planejar sua rotina profissional com meses de antecedência. Assim, é possível evitar que muita coisa fique acumulada ou que seus prazos estourem.

Consequências legais da perda de prazo

A perda de prazos pode acarretar uma série de consequências legais para um advogado. Ele tem o dever de acompanhar o processo em todas as fases e por isso pode responder por eventuais prejuízos provocados por seus lapsos. Caso o advogado provoque a derrota judicial de um cliente por não ter cumprido suas obrigações a tempo, está sujeito a pagar indenização por danos morais ou materiais. Contar com um software jurídico é importante para não correr esse risco.

Com a recente entrada em vigor do novo CPC, houve uma mudança nos prazos processuais. Um software jurídico como o SAJ ADV permite acompanhar os diferentes tempos, ajudando o advogado a manter a organização mesmo após essa novidade. Com a ferramenta, é possível configurar as atividades com diferentes formas de cálculos: dias corridos, CPC de 1973 e CPC de 2015. Assim, é possível receber as intimações com o cálculo do prazo padrão e fatal sugerido automaticamente pelo programa.

O software jurídico também facilita a leitura das intimações. A ferramenta oferece a possibilidade de controlá-las e distribuir prazos sem necessidade de impressão ou de entregar as atividades manualmente. Integrado à gestão de processos, pessoas e financeira do escritório, o módulo de intimações centraliza informações importantes em um mesmo local. Outra vantagem é a possibilidade de vincular tarefas às intimações. Essa função facilita a delegação de responsabilidades para os colaboradores do escritório, facilitando o controle por parte do gestor, que pode acompanhar o calendário das atividades.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu email.

___________________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda