Quinta-feira, 17 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Gestão eficiente em escritórios de advocacia com software jurídico

Luciano Martins

O investimento em software jurídico para gerenciamento das rotinas dos advogados representa um baixo custo em infraestrutura tecnológica.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Para manter a competitividade do escritório de advocacia é preciso alinhar estratégias focadas em redução de custos e gestão otimizada das principais atividades. Isso vai garantir melhores resultados e o sucesso da banca a longo prazo. Nesse aspecto, o investimento em um software jurídico para gerenciamento das rotinas dos advogados representa um baixo custo em infraestrutura tecnológica e um aumento efetivo na produtividade.

O impacto da crise econômica no segmento foi determinante para reestruturar a forma como os serviços jurídicos são prestados. Esse fator também foi importante para que os gestores pudessem investir em oportunidades de se diferenciar no mercado, superando as adversidades do momento. Diante desse contexto, muitos escritórios passaram a entender as ferramentas tecnológicas como aliadas da gestão ao proporcionar a otimização das rotinas administrativas e processuais da banca.

A utilização de um software jurídico para modernizar sua estrutura de atendimento traz inúmeros benefícios, principalmente para a automação de processos e para uma gestão integrada e centralizada. Iniciativas fundamentais para se destacar e garantir a sobrevivência do escritório diante do aumento da concorrência.

Confira a seguir outros benefícios que um software jurídico pode trazer para auxiliar na redução de custos de um escritório, principalmente no investimento em Tecnologia da Informação (TI).

Modernização na prestação de serviço jurídico com baixo investimento em TI

Ao optar por software jurídico na nuvem, é possível reduzir gastos com servidores para armazenamento de dados e informações processuais, estrutura de back office (equipe de profissionais de TI dedicada para resolver problemas/instabilidades nos sistemas) e também com manutenção de ferramentas complementares.

O investimento em um software jurídico garante maior segurança dos dados, que precisam estar disponíveis aos profissionais em tempo real. Afinal, os escritórios jurídicos precisam contar com a disponibilidade das informações, principalmente para cumprimento de prazos importantes. Por isso, é imprescindível que os gestores considerem a contratação de um software jurídico que opera em nuvem. Além de proporcionar redução de custos com aparatos tecnológicos e infraestrutura rebuscada, disponibilizar acesso a documentos e arquivos na nuvem garante maior mobilidade no trabalho da equipe de advogados.

Um software jurídico cloud computing (computação em nuvem) amplia ainda o controle dos processos e tarefas, a partir do acesso remoto por meio de dispositivos móveis conectados à internet, como smartphones. A computação em nuvem também facilita o acompanhamento das atividades e a execução dos procedimentos de gestão de escritórios de advocacia, que passam a ser realizados com mais agilidade e eficiência. Com poucos cliques, os profissionais podem ter acesso às informações para realizar suas atividades.

Celeridade e eficiência: ganhos proporcionados com a utilização de software jurídico

A automatização de toda a operação do escritório de advocacia pode ser feita utilizando um software jurídico que opera em nuvem. Com a modernização do Judiciário, a implantação dos processos digitais trouxe mudanças que contribuem significativamente para a celeridade processual e para a eficácia da gestão. Um dos grandes benefícios é o ganho de espaço com a diminuição dos arquivos físicos, como explica o eBook "Tecnologias para gestão advocatícia", disponível para download gratuito no Blog do SAJ ADV.

A utilização de um software jurídico nas atividades operacionais dos diferentes ramos de atividades do escritório é também fundamental para atender as crescentes demandas. É uma iniciativa que contribui para a redução de custos do escritório, uma economia que se torna ainda mais expressiva com a operação em nuvem.

Com todas as informações disponíveis em uma única plataforma, pode-se evitar gastos com impressão ou deslocamento dos profissionais para verificar as movimentações processuais, já que a ferramenta está integrada para importar os andamentos processuais do Poder Judiciário.

Com uma interface responsiva e intuitiva, o software jurídico facilita a operacionalização das demandas ao disponibilizar o acesso a dados e documentos em segundos, por meio de buscas na própria base do escritório para localizar atendimentos e andamentos processuais.

Quanto você espera de segurança em um software jurídico?

Outro ponto fundamental em relação ao software jurídico em nuvem é a segurança das informações. Por isso, ao adquirir um software jurídico, é importante contar com o auxílio de uma empresa conceituada para garantir um backup para segurança de todos os arquivos. O ideal é que o software jurídico utilize métodos de criptografias confiáveis, o que ajuda a gestão de escritório de advocacia a proteger as informações confidenciais com controle restrito do acesso aos dados. Além disso, reduz o investimento na contratação de profissionais para dar suporte técnico, já que a ferramenta é de fácil utilização e disponibiliza treinamento de todas as funcionalidades. Isso certamente também vai contribuir para a redução dos custos do escritório em TI.

Quer saber mais novidades sobre gestão de escritório de advocacia? Faça seu cadastro no SAJ ADV e receba nossos materiais exclusivos diretamente em seu e-mail.

___________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Softplan Planejamento e Sistemas Ltda