Sexta-feira, 18 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Servidor local, nuvem ou fabricante: qual a melhor opção para hospedar seu sistema ERP?

Thiago Meyrelles

Quando o assunto é gerir a infraestrutura tecnológica de uma empresa, a utilização do sistema ERP já é uma realidade na maioria das companhias.

segunda-feira, 12 de junho de 2017

Quando o assunto é gerir a infraestrutura tecnológica de uma empresa, a utilização do sistema ERP já é uma realidade na maioria das companhias. Mas com o avanço da computação em cloud, uma questão que tem se levantado é: qual tipo de servidor utilizar para hospedar o sistema ERP? Neste artigo listamos os prós e contras da utilização dos principais. Confira.

Servidor do fabricante

Indicado para pequenas empresas que não costumam contar com um suporte de TI, utilizar o servidor do fabricante pode ser uma opção vantajosa. Ao optar por esse serviço, alguns benefícios são o baixo custo e a possibilidade de obter um ambiente computacional baseado em nuvem. Mas, em contrapartida, não é possível controlar o ambiente, pois como quem comanda é o fabricante, o usuário acaba ficando dependente de seu suporte.

Servidor próprio

Para companhias que contam com um suporte de TI especializado, vale investir em um servidor próprio, hospedando o sistema ERP em seu ambiente local. Com isso é possível ter mais liberdade de administração do sistema e do ambiente computacional, de acordo com as necessidades da rotina de trabalho. Mas, quem opta por esse tipo de servidor pode ter mais gastos com espaço, manutenção e, ainda, corre riscos de sofrer danos por falhas do sistema, lentidão ou perda de arquivos.

Nuvem

O modelo de hospedagem em nuvem é ideal para companhias que não querem ter preocupação com infraestrutura e manutenção de rede. Além disso, ao optar por esse tipo de servidor é possível contar com facilidades como acesso ao sistema de qualquer localidade, rápida recuperação de dados em casos de falhas, constantes atualizações do sistema, menor custo de investimento e flexibilidade de programação – uma vez que na nuvem, o servidor pode ser moldado para rodar o ERP de acordo com as necessidades de sua empresa.

Esse tipo de medida aumenta a disponibilidade, escalabilidade e desempenho de seu negócio, já que ao invés de se preocupar com espaço, servidores físicos, segurança, atualizações, manutenção ou consumo de energia, sobra mais tempo para se dedicar à evolução da companhia.

Seja sua empresa de pequeno, médio ou grande porte, aqui na Penso Tecnologia temos a melhor opção de servidor para seu negócio, além de uma equipe de especialistas prontos para orientar qual o modelo mais indicado para as necessidades de sua empresa. Saiba mais no site da Penso.

___________

*Thiago Meyrelles é responsável pelo departamento de marketing da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.