Segunda-feira, 14 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Advogados optam cada vez mais por softwares jurídicos em nuvem

Marcos Aurélio Silva

Os muitos benefícios da computação em nuvem finalmente convenceram a maioria dos advogados a fazer a mudança para a computação baseada na web.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

A computação em nuvem já existe há mais de uma década. Mas inicialmente os escritórios de advocacia demoraram a adotar softwares jurídicos em nuvem, apesar de oferecerem uma série de benefícios, incluindo:

  • Acesso 24 horas por dia e sete dias por semana aos dados dos documentos;
  • Conveniência de inserir o tempo faturável de qualquer local usando dispositivos móveis;
  • Segurança na maneira de se comunicar e colaborar com clientes e sócios em um ambiente seguro;
  • Gerenciar facilmente compromissos e tarefas do calendário de qualquer dispositivo habilitado para internet.

No entanto, à medida que a tecnologia muda, a maneira de gerir o escritório também:

Pesquisa mostra crescimento de softwares jurídicos em nuvem

Essa mudança foi facilmente constatada no resultado do relatório da American Bar Association em 2017 Legal Technology Survey.

De acordo com o relatório, os muitos benefícios da computação em nuvem finalmente convenceram a maioria dos advogados a fazer a mudança para a computação baseada na web.

A última pesquisa mostra que depois de permanecer estagnada em 30% de 2013 a 2015 e, em seguida, aumentando para 38% em 2016, houve um aumento acentuado no número de advogados que usaram softwares jurídicos em nuvem em 2017.

Essa porcentagem saltou para um enorme crescimento de 52%!

Softwares jurídicos em nuvem atendem bem a advogados autônomos e pequenos escritórios

Advogados autônomos e pequenos escritórios lideram o caminho no uso da computação em nuvem de acordo com o relatório divulgado.

Os resultados da pesquisa indicam que 56% dos advogados de empresas que tenham entre dois e nove advogados usaram a computação em nuvem (contra 46% em 2016, 40% em 2015 e 35% em 2014).

Assim como 56% dos advogados autônomos (em comparação com 42 % em 2016, 37% em 2015 e 35% em 2014).

Os dados revelam que 52% dos advogados em que os escritórios possuem entre 10 a 49 advogados (contra 33% em 2016, 23% em 2015 e 29% em 2014) e 42% de escritórios com cem ou mais advogados (em comparação com 20% em 2016, 17% em 2015 e 19% em 2014).

Os advogados autônomos ou pequenos escritórios também são os mais propensos a guardar os seus dados na nuvem. A pesquisa demonstra que 48% dos advogados autônomos relataram usar backup online.

Assim como 41% dos advogados de pequenos escritórios de advocacia.

Advocacia independentemente de onde estiver


Outro dado interessante e revelado durante a pesquisa, é alguns advogados relataram que praticam o direito por meio de um escritório virtual, ou seja, o escritório de advocacia não existe em um espaço físico.

De acordo com os resultados da pesquisa, 5% dos advogados relataram ter um escritório de advocacia virtual. Mais uma vez, os advogados autônomos e pequenos escritórios são a maioria. 10% dos autônomos disseram praticar a profissão de maneira virtual em 2017, seguido por 4% dos pequenos escritórios de advocacia.

As duas áreas de prática mais comuns relatadas para advogados com escritórios de advocacia virtual eram o direito trabalhista (7%) e o direito empresarial (6% cada).

Quando perguntados por que escolheram usar softwares jurídicos em nuvem em seus escritórios de advocacia, as respostas mais populares foram:

  • Acesso fácil ao navegador (73%);
  • Disponibilidade 24 horas por dia e 7 dias por semana (64%);
  • Baixo custo de contratação e despesa mensal previsível (48%);
  • Backup e recuperação de dados (45%);
  • Capacidade de acessar os dados de maneira ágil (39%);
  • Eliminação dos requisitos de gerenciamento de TI e software (30%);
  • Melhor segurança (25 %).

O Portal Aviso Urgente é 100% online, e todos os seus dados podem ser acessados de onde e quando quiser. Faça o teste grátis do software jurídico e descubra por que mover sua prática do direito para a nuvem e como os benefícios do software jurídico baseado na web resultará em mais produtividade e sucesso para o seu escritório de advocacia.

_____________________

*Marcos Aurélio Silva
é analista de produção de conteúdo da Aviso Urgente.

Aviso Urgente Clipping e Softwares Ltda