Sábado, 24 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Por que investir em um software jurídico?

Marcela Quint

Conheça 5 benefícios que um sistema para advogados traz para o seu negócio jurídico.

quinta-feira, 26 de abril de 2018

Contratar um software jurídico é um grande investimento para todo o escritório. Além do dinheiro aplicado, tem também o tempo e a dedicação da equipe que são necessários para a capacitação. Mesmo assim, utilizar um software no escritório traz benefícios que você não conseguiria sem um bom sistema para advogados.

Além disso, com um software completo e fácil de usar, o processo de adaptação é mais curto e não exige tanto esforço. Afinal, de pouco adianta contratar um sistema se ele mais atrapalha do que ajuda, certo?

Se você está considerando contratar um sistema, eu separei 5 benefícios que essas ferramentas trazem para o escritório. Assim, você pode ver se faz sentido contratar um software agora ou esperar mais um pouco. Como exemplo, eu usei os benefícios do Astrea, o software jurídico online da Aurum. Olha só:

1. Você ganha mais tempo

Com um software jurídico, o seu trabalho rende mais e você fica mais produtivo. Sabe aquelas horas suas (ou do estagiário) que são gastas preenchendo planilhas ou buscando atualizações? Com um sistema que oferece andamentos automáticos, por exemplo, elas podem ser usadas para tarefas que agregam bem mais para o escritório. Sobra mais tempo para se dedicar ao atendimento ou estudar processos com mais atenção.

E se quem faz essas tarefas repetitivas e maçantes é o estagiário de direito, com um software ele vai poder contribuir com outras tarefas do escritório que hoje se acumulam, além de estar aprendendo muito mais sobre o cotidiano da advocacia.

Na maioria dos softwares existe ainda a funcionalidade da agenda, na qual você pode registrar compromissos, audiências e prazos. Em alguns sistemas, como no Astrea, a agenda pode ser sincronizada com os calendários do Google e da Apple. E se você usar o app mobile, ele te envia notificações no celular quando você tem algum alerta!

E se você quer saber mais sobre os principais vilões da sua produtividade, eu te recomendo um texto no nosso blog sobre gestão de tempo na advocacia.

2. Você trabalha de onde quiser

Os melhores softwares jurídicos já estão disponíveis na nuvem e podem ser acessados de qualquer lugar. No caso do Astrea, boa parte das páginas do software são responsivas. Ou seja, você pode acessá-las do seu tablet ou celular e elas se adaptam ao tamanho da tela.

Além disso, o Astrea também tem um aplicativo para celular, no qual você consegue acompanhar seus processos, consultar a agenda e receber as notificações que eu falei antes. Prático, né?

Acabou a época em que os advogados ficavam presos aos escritórios tradicionais, cheios de papelada e burocracia. Hoje em dia, um profissional da advocacia consegue fazer o upload dos seus documentos e guardá-los na nuvem, sem o perigo de perdê-los ou gastar espaço físico só para isso. Também existe a possibilidade de trabalhar em outros formatos de escritório, como coworkings para advogados, por exemplo.

E indo mais longe ainda, existem os advogados nômades digitais, profissionais que advogam viajando!

3. Sua equipe trabalha melhor em conjunto

Se você trabalha com uma equipe, um software jurídico pode ser uma excelente maneira de integrar mais os profissionais. Com sistemas como o Astrea, é possível visualizar a lista de tarefas dos outros colegas e organizar facilmente as atividades de cada um, para que ninguém fique mais sobrecarregado.

Além disso, todos podem ter acesso ao histórico dos processos, facilitando a colaboração e ajudando a resolver problemas com mais facilidade (afinal, duas cabeças pensam melhor do que uma, certo?).

E não se preocupe, se você quiser, também é possível restringir o acesso à algumas informações e decidir quem visualiza o quê.

4. O atendimento ao cliente fica muito melhor

Além do tempo que você ganha e pode investir no atendimento ao cliente, muitos softwares oferecem ferramentas que vão te ajudar diretamente a melhorar o serviço que você presta.

Com o Astrea, por exemplo, você pode disponibilizar um login para os seus clientes, com o qual eles mesmos acessam os andamentos dos seus processos ou então configurar emails com as últimas novidades do caso.

Já os modelos de documentos jurídicos do software facilitam na hora que você recebe um cliente no escritório pela primeira vez. Como a advogada Mariana Gonçalves contou para a gente, o cliente não precisa mais voltar outro dia para assinar a papelada. No mesmo dia em que vocês conversam, você já pode cadastrar os dados do cliente no software e imprimir os documentos.

5. Seu escritório tem segurança para crescer

Seu escritório está crescendo, seus clientes estão mais do que satisfeitos e você é recomendado frequentemente por outros profissionais. Excelente, né? Mas o que fazer com essa demanda crescente?

Com um software jurídico, você pode abraçar o crescimento do seu negócio jurídico sem medo de perder qualidade de atendimento ou organização. Nesse texto aqui, nós falamos sobre o uso de planilhas para acompanhamento processual e como elas podem travar a evolução do seu escritório.

Conclusão

Mais tempo para dedicar ao seu trabalho, uma equipe mais produtiva e um atendimento ao cliente impecável. Essas foram apenas algumas das vantagens de um software jurídico que eu elenquei aqui.

Se você ainda está na dúvida, eu recomendo mais alguns textos:

- [Ebook gratuito] Guia para encantar clientes usando um software jurídico

- 6 soluções que um software jurídico traz para a gestão de escritório

- Review da cliente: Como a Mariana Gonçalves faz seu controle de processos com o Astrea

Mas caso você já tenha chegado à conclusão de que está na hora de contratar um sistema para advogados, experimente gratuitamente o Astrea, o software mais completo do mercado.

______________

*Marcela Quint é gerente de marketing na Aurum. Formada em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, tem mais de 5 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico. É apaixonada por comportamento, liderança e inovação.

Aurum Software LTDA