Sexta-feira, 23 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

5 razões para utilizar um software jurídico web no seu escritório

Marcela Quint

Descubra como uma ferramenta online pode ajudar a elevar a sua advocacia!

quinta-feira, 10 de maio de 2018

A rotina do advogado moderno é cheia de compromissos e tarefas. Além de dar conta de todos os desafios cotidianos da advocacia, o profissional também precisa se diferenciar frente à grande concorrência do mercado. Fazer networking, oferecer um atendimento ao cliente personalizado e profissionalizar seu marketing pessoal são apenas algumas das demandas que às vezes ficam de lado quando o advogado não se organiza direito.

Por isso, nesse texto eu vou falar sobre a necessidade de utilizar um software jurídico web para melhorar a sua produtividade e ajudar o seu negócio jurídico a crescer. Mas antes disso, vamos dar uma olhada nas diferentes ferramentas que os advogados usam hoje em dia em seus escritórios:

1. Caderno, agenda e papel: Essa maneira de se organizar atende pontualmente às necessidades do advogado, como no caso de uma agenda de compromissos ou caderno de anotações. Só que, quando a complexidade e o volume de informações aumentam, o profissional pode perder o controle e colocar sua credibilidade em risco. Não que você precise abandonar a sua agenda de papel, mas existem formas de modernizar o uso da agenda jurídica.

2. Computadores, planilhas e aplicativos: Essas ferramentas estão um passo à frente do papel e oferecem mais praticidade que as agendas e caderninhos. Mesmo assim, chega um momento em que elas deixam de atender as necessidades do advogado. No blog da Aurum, a gente já mostrou como identificar os sinais de que chegou a hora de abandonar as planilhas de controle de processos judiciais. Além disso, as diferentes ferramentas não conversam entre si e quando o advogado se dá conta, são cada vez mais aplicativos para administrar.

3. Softwares jurídicos desktop: Em escritórios de advocacia mais antigos e tradicionais, é bastante comum o uso de softwares jurídicos robustos, que são instalados nos computadores. Ainda que algumas dessas ferramentas (como o Themis, nosso software para departamentos jurídicos e grandes escritórios) sejam bastante úteis dependendo do contexto do escritório e continuem se atualizando, talvez o advogado que atua num escritório de pequeno ou médio porte precise de mais praticidade.

E você, de que forma se organiza? Se você procura algo entre o 2 e o 3, talvez um software jurídico web seja a melhor solução. Sistemas como o Astrea estão disponíveis na nuvem, são simples de usar e, ao mesmo tempo, reúnem todas as suas necessidades em um só lugar. Se você se interessou, continue lendo, porque agora eu vou apresentar 5 razões para você usar um software jurídico online.

1. Mais mobilidade

Um software jurídico web pode ser acessado de qualquer lugar, basta que você tenha um dispositivo conectado à internet, diferente de agendas (que você corre o risco de esquecer por aí) ou de um sistema para advogados que está instalado no seu computador (e você só pode usar quando está no escritório). Além disso, alguns softwares, como o Astrea, oferecem também um aplicativo para celular, que complementa o sistema.

Com mais mobilidade, você pode trabalhar de onde quiser e acompanhar o seu escritório mesmo à distância. Seja no fórum, durante uma viagem de negócios ou de casa, sua advocacia está nas suas mãos com um software jurídico web!

2. Dispensam uma estrutura robusta

Com um software jurídico, o escritório não fica dependente de uma infraestrutura tão grande de computadores (e, às vezes, até de um profissional de TI) para lidar com os programas instalados nas máquinas. Os softwares jurídicos web são leves e funcionam no seu navegador.

Para profissionais autônomos, por exemplo, eles podem ser uma grande vantagem, já que o advogado só precisa de um notebook para controlar toda a sua advocacia e pode trabalhar de casa ou de um coworking! Já para escritórios maiores, o sistema na nuvem poupa gastos com equipamento, além de economizar com papel e espaço físico, porque todos os seus documentos podem ser digitalizados!

3. Segurança das informações

Por estar na nuvem, softwares jurídicos web oferecem backup automático de todas as suas informações. Como nós falamos ali em cima, isso facilita a vida do advogado porque ele não corre o risco de perder informações se esquecer um documento em algum lugar ou tiver algum problema com o seu computador. Também existe a segurança de que sistemas como o Astrea guardam seus dados nos servidores do Google e contam com o selo de qualidade da empresa.

Além disso, no Astrea o advogado gestor do escritório pode controlar quem tem acesso às informações mais sensíveis, que nem sempre podem ser vistas por toda a equipe.

4. Interface intuitiva

Softwares jurídicos web são mais modernos e estão em constante atualização, sem que o advogado precise baixar as novas versões a cada mudança. Como eles estão na nuvem, as mudanças ficam disponíveis automaticamente para todos os usuários. Além disso, softwares como o Astrea são fáceis de usar e tem atendimento online, para solucionar qualquer dúvida e acompanhar os seus primeiros passos no sistema. Afinal, você não quer usar uma ferramenta que mais atrapalha do que ajuda, né?

5. Facilidade na aquisição do software

Enquanto alguns sistemas precisam de licença, os softwares jurídicos web são comercializados no modelo de assinatura. Assim, o escritório paga mensalmente pelo programa e cancela quando preferir, sem precisar fazer um grande investimento de uma só vez.

Conclusão

A tecnologia está cada vez mais presente na rotina do advogado e quem não está atento às mudanças pode ficar para trás. Para ser mais produtivo, com a segurança de que suas informações estão sempre protegidas e disponíveis, experimente gratuitamente um programa para advogados como o Astrea! E se você ainda tem dúvidas, eu te recomendo mais três artigos do blog da Aurum. Olha só:

- Melhor software jurídico: 15 dicas para fazer a escolha certa

- 6 soluções que um software jurídico traz para a gestão de escritório

- Review da cliente: Como a Mariana Gonçalves faz seu controle de processos com o Astrea

_______________

*Marcela Quint é gerente de marketing na Aurum. Formada em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, tem mais de 5 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico. É apaixonada por comportamento, liderança e inovação.

Aurum Software LTDA