Domingo, 18 de novembro de 2018

ISSN 1983-392X

Inovação na advocacia: Como colocar em prática

Marcela Quint

Descubra como práticas e tecnologias inovadoras podem alavancar sua carreira e seu escritório de advocacia

quarta-feira, 1º de agosto de 2018

Não sei se você já conhece o blog da Aurum, mas inovação na advocacia é um dos nossos temas centrais. Só que esse assunto é muito amplo e muitas vezes os profissionais da área não sabem bem o que ele significa na prática. Porém, mais do que um jargão, a inovação pode representar mudanças significativas na sua rotina e uma virada na sua carreira.

No texto de hoje, eu vou falar um pouco sobre formas de acompanhar as mudanças na advocacia e estar atento às principais novidades do mercado. Além disso, vou indicar vários links para quem quer saber como tirar a inovação do papel e transformar ela em ações no escritório. Porque, como nós falamos no nosso texto sobre lawtechs, as empresas de tecnologia têm muita coisa a acrescentar para o universo jurídico e essa troca pode ajudar ambos os lados.

Veja como e onde acompanhar as principais novidades do meio jurídico

Para começar, vamos ao mais básico: para implementar novidades no seu escritório de advocacia, é preciso conhecer as principais inovações, obviamente. Mas como acompanhar as mudanças em um mundo que produz cada vez mais informação? Minha dica aqui é simples: escolha os lugares certos para se informar.

Tente encontrar blogs e sites de notícias para advogados que contemplem o seu nicho de atuação. Além disso, reserve um tempo do seu dia para dedicar a essas leituras. Pode ser 5, 10 ou 30 minutos. Algumas pessoas preferem fazer isso no começo do dia, outras ao chegar em casa depois do trabalho. O importante é estabelecer uma rotina, se não, você acaba sempre priorizando outras ações e não se dá conta que não está conseguindo acompanhar tudo o que gostaria.

Além disso, você pode ouvir podcasts de Direito no trânsito ou assinar newsletters que fazem a curadoria dos assuntos mais relevantes do momento (aqui na Aurum nós temos a nossa, para se inscrever é só clicar aqui). Se você conseguir separar um tempo para ler livros sobre gestão de escritório de advocacia e empreendedorismo, melhor ainda!

Outra possibilidade para quem não tem tanto tempo é tirar alguns dias por ano para participar de eventos para advogados. Assim, você consegue reciclar seus conhecimentos e, de quebra, conhecer pessoas que podem te ajudar a implementar soluções no seu escritório. Mas eu vou falar um pouco mais sobre isso no próximo tópico!

Faça networking e descubra o que outros profissionais estão fazendo

Como eu disse, eventos podem ser uma ótima oportunidade de acompanhar o avanço da inovação na advocacia. Além das palestras, você vai conhecer profissionais que atuam em diferentes contextos e descobrir o que eles estão aplicando nos seus escritórios. Desse tipo de networking para advogados costumam surgir excelentes insights que podem te ajudar a implementar práticas inovadoras na sua rotina.

Sou suspeita para falar, mas na Aurum nós organizamos o Aurum Summit, um dia de imersão no futuro da advocacia, com palestras objetivas e focadas em levar a inovação para o cotidiano do advogado. Se você se interessa pelo assunto, eu recomendo que você dê uma olhada no nosso site e garanta a sua vaga. Já estamos no penúltimo lote, então corre lá!

Planeje-se para colocar em prática e comece a inovar

Como eu disse no começo, a inovação precisa sair do papel. Depois que você descobrir as novas possibilidades para a sua atuação, invista num bom planejamento estratégico para escritório de advocacia.

Muitos escritórios esquecem que são um negócio jurídico e precisam de uma gestão eficaz, como uma empresa. Por isso, defina exatamente onde você quer chegar com a implementação das práticas ou tecnologias que escolheu. O planejamento não precisa ser fixo e pode ir se ajustando no meio do caminho, é claro. Mas ter metas pré-estabelecidas é fundamental para não se perder diante de tantas possibilidades que o mercado oferece.

Se você ainda quer saber mais sobre inovação na advocacia, eu recomendo que você acesse o nosso blog e leia o nosso artigo sobre o assunto. Nele, nós falamos sobre as principais tendências do mercado jurídico e como implementá-las no seu escritório.


______________

*Marcela Quint é gerente de marketing na Aurum. Formada em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, tem mais de 5 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico.

Aurum Software LTDA