MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. E a história, se repete?

E a história, se repete?

O que esses movimentos tipo "vem pra rua" estão esperando para pressionar a votação dessa PEC que libertará o eleitor do jugo dos Partidos? O aumento da passagem de ônibus?

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Atualizado em 25 de setembro de 2019 17:23

Eu costumo consultar a história da humanidade como quem olha pelo espelho retrovisor, para ver como ficaram as coisas por onde passamos, orientando o caminho a seguir.

Assim, li as conclusões do historiador inglês Peter Heather, da Universidade de Oxford, sobre as causas da queda do Império Romano, iniciada nos fins do século IV pela vitória das hordas de Godos, Vândalos e Hunos e sepultada 800 anos depois pelos seus descendentes mongóis.

A primeira derrota, diz o historiador, surpreendeu os Romanos que não acreditavam no poder dos bárbaros "porque eles não sabiam nem ler, nem escrever".

Na análise do eminente historiador, "a economia romana estava bem e a corrupção era algo corriqueiro". Nada que abalasse o poderio do Império que, levianamente, não levava em conta "a crescente sofisticação política" daqueles povos.

Transportei-me para os dias atuais, em que nos vemos face a uma real ameaça, declarada publicamente e veiculada pelas redes sociais da internet, de destruição do nosso precário Estado de Direito, por uma horda de "vândalos modernos" mas que também "não sabem nem ler, nem escrever".

Com eleições programadas para se realizarem este ano dentro de um sistema de eleição que se revelou falho, pelos resultados desastrosos causados pelos corruptos candidatos escolhidos pelos partidos políticos entre seus filiados e impostos para simples homologação dos eleitores, a passividade destes últimos é impressionante!

As propostas de reforma apresentadas pelo Congresso Nacional para sairmos dessa ratoeira, tem sido de apenas pequenos aditamentos em temas que são de seu interesse exclusivo dos partidos políticos, vg. "financiamento de campanha", "listas fechadas", "voto distrital" etc... Nada sobre a qualidade dos candidatos corruptos que continuam sendo escolhidos pelos partidos políticos como representantes do povo.

A competente comentarista econômica, Salete Lemos, analisando a correção da tabela de imposto de renda, terminou seu comentário na TV gritando: ACORDA BRASIL!

Tentando sair desse pesadelo grito também:

ACORDA GENTE! Existe um projeto no Senado Federal, de Emenda Constitucional _ PEC ¨6" de 2015, proposta em 5 de fevereiro de 2015 e até agora aguardando votação em plenário com a seguinte Ementa:

"Suprime e acrescenta dispositivos à Constituição Federal, possibilitando o lançamento de candidaturas avulsas, independentemente de filiação partidária." E acaba de ser apensado a PEC "7/12" no mesmo sentido.

O que esses movimentos tipo "vem pra rua" estão esperando para pressionar a votação dessa PEC que libertará o eleitor do jugo dos Partidos? O aumento da passagem de ônibus?

__________________

*Vadim da Costa Arsky é advogado.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca