Sexta-feira, 18 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Como fazer o planejamento do escritório de advocacia para 2019?

Marcela Quint

Comece o ano de trabalho de maneira organizada e sem complicações!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Que tal começar o ano com tudo em ordem? Como o ritmo de tarefas na área jurídica costuma ficar reduzido entre dezembro e janeiro, este é um bom momento para os investir em um bom planejamento estratégico para seu escritório de advocacia.

Pensando em te auxiliar nessa etapa tão importante, preparei um conteúdo especial! Reuni três dicas simples para você melhorar o seu planejamento e atingir as metas que deseja em 2019. Vamos juntos começar esse ano profissional com foco e sem complicações?

3 dicas para o seu planejamento estratégico

Antes de começar as dicas, recomendo que você não se apegue às fórmulas prontas. Afinal, o melhor modelo de planejamento para escritórios de advocacia é aquele funciona pra você!

Cada escritório tem a sua rotina, suas demandas e necessidades. Pode ser que você trabalhe em equipe, ou seja um advogado independente. Por isso mesmo, as dicas que darei aqui servem para qualquer modelo de planejamento. E podem ser usadas da forma como você achar melhor. Veja quais são:

1. Defina metas e monitore-as

O primeiro passo de todo planejamento é definir as metas. Afinal, é essencial saber aonde queremos chegar, não é mesmo? Mas tão importante quanto estabelecer uma meta, é monitorá-la. Desta forma, você consegue saber se está transformando seus planos em conquistas reais.

Em nossa rotina de trabalho aqui na Aurum, utilizamos algumas metodologias para mensurar nossas metas. Hoje, vou compartilhar uma que acredito ter grande potencial de ser aplicada em qualquer rotina de trabalho.

É o método OKR (Objectives and Key Results), para definição e acompanhamento de metas. Basicamente, você precisa listar o objetivo que deseja realizar e a maneira como essa conquista vai ser medida.

Cada OKR segue a seguinte estrutura: “Eu vou (objetivo) medido por (esse conjunto de key results)”. Por exemplo: “Eu vou conquistar 5 clientes até março de 2019 e medir esse número mensalmente por meio do relatório de clientes do meu software jurídico”.

2. Comprometa a sua equipe - e você mesmo!

Agora que você já sabe como pode estabelecer as metas para o seu escritório, é hora de delegar responsáveis. Afinal, é importante que todos se comprometam em realizar tarefas para alcançá-la - desde o estagiário, até o líder.

Para isso acontecer, cada pessoa da equipe deve ser “dona” de alguma métrica relacionada ao seu trabalho. Ela será responsável por acompanhar a evolução de cada objetivo e saber quais ações devem ser tomadas caso algo não esteja dentro do esperado.

Ah, mas isso não quer dizer que essa pessoa será a única a trabalhar para alcançar esses resultados! Pelo contrário, é um esforço coletivo. Por isso, sempre é importante compartilhar os resultados e pedir ajuda ou reforços quando necessário. Ao final, todos os membros da equipe devem se sentir responsáveis por aquela meta!

3. Conte com boas ferramentas de trabalho

É importante contar com boas ferramentas de trabalho para te auxiliar na rotina e no planejamento estratégico do escritório. Algumas delas são fundamentais na hora de colocar em prática suas estratégias e alcançar seus objetivos.

Observe cada uma de suas metas para saber quais ferramentas serão essenciais nesse ano. Você busca aumentar sua cartela de clientes? Ter uma rotina mais organizada e automatizada? Uma gestão de processos que exija menos esforços?

O melhor software jurídico pode te ajudar a atingir diferentes objetivos. Afinal, ele reúne diversas ferramentas em um único sistema. E, além de facilitar a sua rotina, permite que você otimize o seu tempo - que é muito valioso - em outras tarefas.

Programas como o Astrea podem melhorar etapas fundamentais do dia a dia de advogados. Acompanhamento de processos, gestão de clientes, organização da rotina, qualidade no atendimento e gestão financeira são alguns exemplos. Ah, e você pode tornar a rotina ainda mais dinâmica com a versão mobile!

É hora de colocar em prática!

Pronto! Agora você já sabe como fazer um bom planejamento estratégico, com foco em resultados, boa gestão e utilizando bons mecanismos.

Se deseja começar já a colocar em prática ações para gerar bons resultados em 2019, convido você a experimentar grátis o Astrea. Tenho certeza que você vai entender como um software jurídico completo pode te ajudar nessa missão. Vamos lá?!


________________

*Marcela Quint é gerente de marketing na Aurum. Formada em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, tem mais de 5 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico. É apaixonada por comportamento, liderança e inovação.

Astrea Software Ltda