Quarta-feira, 18 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

5 tendências de tecnologia jurídica para acompanhar em 2019

Marcela Quint

Saiba o que vai estar em alta no universo do Direito e se mantenha atualizado.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Você deve saber mais do que ninguém que a dinâmica de trabalho em escritórios de advocacia mudou muito nos últimos anos. Posso arriscar dizer que grande parte disso é por conta da tecnologia jurídica, que está cada vez mais presente no dia a dia de advogados.

E nós dois vamos concordar que quem deseja se destacar na advocacia, atender às expectativas de clientes e se manter atualizado, precisa acompanhar essas transformações. Por isso, no texto de hoje reuni 5 tendências de tecnologia jurídica que vale a pena você ficar de olho em 2019. Eu já estou! ;)

Te convido, então, a conferir o que deve ficar em alta neste ano. Quem sabe você até se dê conta de que está bem perto de incluir algumas dessas tendências na rotina do seu escritório. Vamos lá?

1. LGPD mais rigorosa

A nova LGPD foi sancionada no Brasil em agosto do ano passado e garantiu aos cidadãos mais controle e privacidade na internet. Mesmo com a previsão de entrar em vigor apenas em 2020, as empresas já devem começar a se preparar para o novo cenário trazido pela LGPD.

Os advogados, é claro, precisam acompanhar o movimento. Por isso, o mercado de compliance deve continuar em alta e os profissionais da área vão ser cada vez mais requisitados. Porém, a chave para acompanhar a tendência é seguir alerta às mudanças nas regulamentações e entender como as novas regras interferem na sua área de atuação.

2. Cliente em primeiro lugar

Você deve notar que ao mesmo tempo em que seu escritório se renova e melhora a qualidade, as expectativas dos clientes também aumentam. Dessa forma, uma das tendências jurídicas para este ano é que o cliente esteja em primeiro lugar.

Parece óbvio, mas é isso mesmo! Ações simples, como garantir um atendimento de excelência, ser atencioso e estabelecer uma boa comunicação com os clientes, podem ser o seu diferencial. Tenho certeza que você já faz isso tudo, mas tomo a liberdade de te apresentar um ótimo aliado para deixar o atendimento do seu escritório ainda melhor!

Um software jurídico completo, como o Astrea, pode te fazer ganhar tempo em tarefas rotineiras e, assim, se dedicar mais aos clientes. Sem falar que com o sistema você pode fazer anotações de tudo o que é conversado durante um atendimento e não corre o risco de perder informações.

3. Blockchain aplicado ao Direito

A tecnologia muito conhecida por conta das criptomoedas chegou também ao Direito e pode ser uma das grandes tendências de tecnologia jurídica do futuro. E o tema já está em alta por conta dos casos de sucesso das aplicações, como na autenticação de documentos e em contratos eletrônicos.

Mas as possibilidades de uso são amplas que é difícil mensurar até onde essa tecnologia pode chegar. Então, vale acompanhar desde já as novidades envolvendo blockchain na área jurídica. ;)

4. Maior uso de plataformas de tecnologia jurídica

Os serviços oferecidos em diferentes sistemas ou aplicativos para advogados estão cada vez mais sendo unificados em plataformas únicas. Elas possibilitam reunir informações diversas em um só lugar e, assim, não há riscos de ter dados duplicados ou perdidos.

As plataformas mais adotadas pelos advogados são os softwares jurídicos. Eles garantem a organização do escritório por completo e, mais que isso, contribuem para a melhoria na produtividade e facilitam a aquisição de clientes. Além disso, um sistema completo como o Astrea permite que os advogados façam também o controle financeiro do escritório.

Com o Astea, o advogado não precisa mais perder tempo organizando papéis ou até mesmo procurando um documento específico. Eles ficam dentro do sistema e podem ser acessados rapidamente.

5. Advocacia 4.0

Não tem como falar sobre tendências de tecnologia jurídica sem citar a Advocacia 4.0. Afinal, o futuro da advocacia já está sendo construído, trazendo à rotina dos escritórios a tecnologia como papel central e estratégico.

Mas não precisa se assustar! O advogado não será substituído por um sistema. Pelo contrário, o papel humano continua sendo fundamental. Ainda que cada vez mais presente, a tecnologia vem como aliada para desenvolver uma advocacia focada no cliente - o que complementa o que falei ali em cima, viu só?!

Para quem quer se  preparar o escritório para esta nova forma de advogar, contar com um software jurídico completo em sua rotina de trabalho é uma decisão estratégica. Afinal, hoje em dia essa não é mais uma ferramenta que apenas alguns escritórios podem contar, mas sim uma solução fundamental para conseguir modernizar a atuação de qualquer advogado no mercado.

Conclusão

Agora você já sabe em quais tendências de tecnologia jurídica deve ficar de olho este ano. Além de serem muito importantes para a advocacia, elas com certeza podem ser o diferencial para o seu escritório em 2019.

E que tal começar a construir essa mudança desde já? Para isso, te convido a testar gratuitamente o Astrea e fazer parte deste futuro. É uma ótima forma de acompanhar as tendências do mercado de maneira prática e garantir o seu diferencial na advocacia.

t

_________________

*Marcela Quint é gerente de marketing na Aurum. Formada em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina, tem mais de 5 anos de experiência no desenvolvimento de softwares para o setor jurídico. É apaixonada por comportamento, liderança e inovação.  

Astrea Software Ltda