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A importância do advogado segmentar sua área de atuação

Thiago Marques

Em geral existem 4 tipos de segmentação: Geográfica, Comportamental, Psicográfica e Demográfica.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

Atualizado em 26 de junho de 2019 16:44

Envaidecido, posso dizer que o Brasil produziu uma as primeiras obras sobre segmentação de mercado, escrito pelo professor Geraldo Luciano Toledo que depositou sua tese de doutorado "Segmentação de Mercado e Estratégias em Marketing", em 1972.

O que é segmentação? Um segmento é um grupo de consumidores com interesses semelhantes. Normalmente, os problemas enfrentados por esse público ainda não possuem soluções viáveis no mercado. Isso representa uma oportunidade para 
empreendedores, que aqui, no caso, são vocês advogados.


Segundo Kotler há 3 tipos de filosofia que guia a abordagem da empresa ao mercado:
1- Marketing de Massa
2- Marketing de variedade de produtos
3- Marketing de segmento: que é a decisão de identificar os diferentes grupos que compõe o mercado e desenvolver um produto específico para aquele público-alvo seleto.

Mas também é sabido que as empresas, primeiro, analisam as oportunidades de marketing para, depois, selecionar seu público-alvo e desenvolver as estratégias de 
marketing voltadas àquele público. Se você entra no mercado como uma marca generalista, que oferece produtos para um amplo segmento estará perdendo uma das maiores moedas de propaganda que uma marca pode ter: a especialização. 

Uma empresa bem segmentada tem muito mais facilidade em se destacar e agregar valor aos seus produtos e com um investimento bem menor, é possível atingir um público muito mais interessado no que você tem a oferecer. Porém, você pode usar as características dos próprios consumidores para conhecer um segmento a fundo e procurar um nicho de atuação para a sua empresa investir.


Em geral existem 4 tipos de segmentação: Geográfica, Comportamental, Psicográfica e Demográfica. Vamos citar a segmentação geográfica para este exemplo: 


A segmentação Geográfica é baseada na localização do público-consumidor. Supomos que você como advogado e empreendedor da área, está abrindo um escritório em um local onde há uma grande demanda de agricultores e pecuaristas. Logo, devido à localização, uma boa área de atuação seria o "Direito Ambiental".

 

A partir da seleção de um determinado segmento, a empresa/advogada (o) estabelece sua posição desejável sob condições reais do seu ambiente competitivo através da análise das necessidades, forças e fraquezas deste mercado. Percebemos, pois que a segmentação é de suma importância para definir o posicionamento do escritório, seus produtos e serviços. Ou seja, é de fundamental importância para a comunicação e decisões estratégicas de todo o setor de gestão e marketing.

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*Thiago Marques é consultor de marketing jurídico.

 

 

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