Terça-feira, 28 de janeiro de 2020

ISSN 1983-392X

[Planilha] Planejamento para o recesso forense

Luciano Martins

Preciso ter no escritório uma organização diferente para essa época do ano? A resposta é um sonoro sim!

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

5 práticas para lucrar antes, durante e depois da suspensão dos prazos

Com o recesso forense, durante um mês inteiro, de 20 de dezembro a 20 de janeiro, o advogado para de contar os prazos processuais. Com processos paralisados e as festas de fim do ano, nada mais natural do que fazer uma parada para as merecidas férias. Certo? Claro!

Mas até isso acontecer vem o acúmulo de trabalho, que coincide com os relatórios gerenciais anuais e, claro, as várias confraternizações. Por isso, se a sua pergunta é: preciso ter no escritório uma organização diferente para essa época do ano? A resposta é um sonoro sim!

E neste artigo, vamos dar 5 dicas para se preparar para passar pelo recesso forense garantindo bons lucros. Por fim, você terá acesso gratuito à planilha de planejamento para o recesso forense que separamos aqui no SAJ ADV.

1. Explique o recesso forense para seus clientes

O fim do ano é um momento e tanto para fortalecer o relacionamento com os clientes. Mas o momento também é oportuno para explicar o que é o recesso forense, o que acontece com os prazos e que nada vai afetar o andamento das ações deles.

Então, reserve um tempo para explicar para seus clientes como ficarão os atendimentos do escritório durante essa época – além de, claro, desejar boas festas.

2. Observe os prazos processuais e gerencie providências

Você pode escolher se vai deixar as providências das primeiras semanas do ano que vem para resolver já no ano anterior ou para após as férias. O que não pode, no entanto, é prescindir de tomar uma decisão sobre isso antes do recesso forense.

Leve tudo em consideração, para não deixar acumular tantas responsabilidade decisivas para o retorno ao trabalho. Você até acha que vai voltar cheio de energia para o trabalho. Mas esse é um dos casos em que a expectativa normalmente não condiz com a realidade. O retorno, por mais descansado que o profissional esteja, exige um processo de readaptação à rotina que afeta o rendimento.

Então, organize-se antes de sair, para descansar de verdade no recesso.

3. Coloque tudo em ordem no escritório

Se já sabe como vai tomar providências quando os prazos retornarem, é hora de aproveitar o recesso forense para cuidar da gestão do escritório de advocacia.

Feche relatórios gerenciais e demais aspectos administrativos, e leve o balanço para a banca.

Esse fechamento é importante, até porque um caminho foi trilhado ao longo de 12 meses. 

Ademais, faça junto com o time uma boa limpeza no escritório: papelada desnecessária, arquivos antigos, estação de trabalho, computadores e materiais sem serventia podem ficar fora da sua vida profissional no ano seguinte.

4. Planeje-se para o próximo ano

Após o balanço do fim do ano, faça também os planos para o futuro ano.

Veja o que poderia ser diferente, o que deve ser fortalecido, que sonhos a sociedade quer realizar, que projetos estratégicos para o futuro do escritório devem ser tirados do papel? Por exemplo, a intenção é prospectar clientes na advocacia, realinhar o marketing jurídico ou ampliar a sociedade de advogados?

Sente com a sociedade para dar esses guides para o ano seguinte. Além de ser um norte para a banca, será um incentivo para retornar ao ritmo de trabalho mais rapidamente após o recesso.

5. Estude conteúdos jurídicos e de gestão

Depois de um ano, você certamente precisa de férias. Mas a atribulação da rotina muitas vezes também nos impede de estudar os assuntos que nos interessam.

Então, faça o recesso forense trazer também um tempinho para que você se aprofunde em algum conteúdo. Organize um cronograma de leituras, filmes, séries para advogados, enfim, tudo que somará para sua formação profissional. Uma curta incursão sobre temas das áreas do Direito já dará um refresh na sua mente!

Uma planilha para você organizar todas as atividades

Para tantas atividades reservadas para o recesso forense, organizar-se pode ser desafiador, sobretudo numa época que une ao trabalho o cansaço acumulado do ano todo de trabalho e a todos os eventos.

Para ajudar você, criamos aqui no SAJ ADV - software jurídico uma planilha simples e gratuita para se planejar. Inclua as atividades, responsáveis e – se for o caso – clientes a que se destinam. Em outra aba, selecione as que vão estar na agenda, por nível de prioridade e status. 

Baixe a planilha para lucrar na suspensão dos prazos do SAJ ADV. E leve ainda vários artigos para ajudar o escritório de advocacia durante o recesso forense.

Quer ficar por dentro de tudo sobre planilhas jurídicas? Faça seu cadastro e receba os materiais do SAJ ADV em seu e-mail.

t

____________________

*Luciano Martins é project owner do SAJ ADV - Software Jurídico.

Saj Adv Sistemas LTDA

leia mais