Domingo, 19 de janeiro de 2020

ISSN 1983-392X

IV Prêmio Innovare 2007 - "AUDICON – Audiência de Conciliação"

Stanley Martins Frasão

O Juiz Federal Weliton Militão dos Santos, que concorre ao Prêmio Innovare na categoria Juiz Individual, apresentou a prática “AUDICON – Audiência de Conciliação”, em funcionamento desde 1997, que tem como escopo a designação de audiências de conciliação em todos os processos relativos a conflitos agrários no estado de Minas Gerais.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007


IV Prêmio Innovare 2007, A justiça do século XXI

"AUDICON – Audiência de Conciliação"


Stanley Martins Frasão*

O Juiz Federal Weliton Militão dos Santos, que concorre ao Prêmio Innovare na categoria Juiz Individual, apresentou a prática "AUDICON – Audiência de Conciliação", em funcionamento desde 1997, que tem como escopo a designação de audiências de conciliação em todos os processos relativos a conflitos agrários no estado de Minas Gerais.

No dia 29.8.07, às 16:30h, estive na secretaria para fins de tomar conhecimento da Prática, sendo recebido pelo diretor de secretaria, Sr. Aníbal Brasileiro da Costa, que dissertou sobre a mesma, isto é: - recebido o processo que tenha por objeto um conflito agrário, determina-se a intimação das partes e interessados para comparecem à audiência de conciliação.

As partes que às vezes relutam em abrir mão de algum direito que possibilite a conciliação são as dificuldades encontradas, conforme foi relatado.

A resolução rápida de conflitos agrários através de audiências de conciliação, decorrentes de invasão de terras, geram a pacificação da sociedade e o aumento da segurança pública. Os benefícios para a Segurança Pública são patentes, porque evita a instabilidade pública.

O que deu ensejo à criação da prática foi possibilitar maior celeridade no julgamento dos conflitos agrários, corrigido a instabilidade pública.

A boa vontade demonstrada pelos servidores do INCRA e a receptividade do Ministério Público Federal constituem o sucesso da Prática, constituindo-se, também, em parcerias importantes e necessárias para o desenvolvimento da mesma.

_______________

*Consultor externo do Prêmio Innovare. Advogado do escritório Homero Costa Advogados e Conselheiro Seccional da OAB/MG










______________

últimos artigos

Lei Romeo Mion

Eudes Quintino de Oliveira Júnior

Como devem se comportar os condomínios em tempos de incertezas?

Amanda Lobão

Como são tributados os produtos de cesta básica?

Lucas Moreira

Breve análise sobre a constitucionalidade da decisão do STF

Ana Beatriz Ferreira Rebello Presgrave

CAR como fomento do agronegócio

Vanessa Rosin Figueiredo e Maria Mercedes Filártiga Cunha