Quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

ISSN 1983-392X

JAN
10

O atraso na entrega de imóvel e a inversão da multa contratual

João Pedro de Oliveira de Biazi

É inegável que soluções inovadoras são sempre necessárias no cotidiano do direito privado. É papel de toda a comunidade jurídica, entretanto, construir essas novidades a partir de um diálogo direto com o nosso sistema.

JAN
10

O ônus da virtualização dos processos no TRF3

Rodrigo Marcos Antonio Rodrigues

Apesar de ter sido objeto de contestação pela OAB/SP, por meio de pedido de providências em trâmite no CNJ, a norma permanece em vigor com recente alteração conferida pela resolução pres 200, de 27 de julho de 2018.

JAN
10

Fundos patrimoniais (ou “convite para uma agenda de reforma do Estado baseada em evidências”)

André Luís M. Freire

A reflexão sobre o arranjo previsto na lei 13.800 constitui o pano de fundo para uma provocação mais abrangente, a respeito da adequação do regime jurídico que disciplina a estrutura e o funcionamento do Estado.

JAN
10

A interpretação egocêntrica

José Carlos Manhabusco

A persuasão racional e o livre convencimento, sem a evidência científica, não podem servir para justificar a ausência da correta interpretação e abrangência, pois, tal modo compromete a manutenção da jurisprudência uniforme, estável, íntegra e coerente.

JAN
10

Portal O Futuro da Advocacia reúne inovações da área

Conteúdos oferecidos pela Aurum trazem os estudos de caso, as técnicas e as práticas mais eficientes do Direito.

JAN
10

A multa sobre o ITCMD em inventário extrajudicial é afastada pelo TJ/SP

Aryane Braga Costruba

É fundamental que os herdeiros busquem auxilio jurídico para evitar esse tipo de situação e assim realizar o inventário com maior segurança, comodidade, eficiência e rapidez.

JAN
10

Estrutura organizacional e processo decisório em escritórios de advocacia

José Paulo Graciotti

Pequenas alterações organizacionais e procedimentais têm custo ZERO, não dependem de tecnologia e trarão grandes mudanças na agilidade do negócio.

JAN
10

Lei que regulamenta distratos entra em vigor e dá novo fôlego ao mercado imobiliário

Maria Flavia Seabra e Caio Fernandes

O mercado imobiliário recebeu a lei como um possível fator de fomento dos negócios e como instrumento essencial para pacificar os incontáveis processos judiciais envolvendo a rescisão de contratos, em consequência, principalmente, da longa crise econômica.

JAN
10

Empresas que utilizam o eSocial para apuração de contribuições sociais poderão realizar compensações cruzadas para quitar débitos fiscais

Leonardo Lucci

Embora a lei 13.670/18 tenha trazido, de um lado, malefícios ao contribuinte, impedindo a compensação da estimativa mensal de IRPJ e CSLL no Lucro Real, trouxe, por outro, a possibilidade da realização da compensação cruzada, desde que cumpridas determinadas condições.

JAN
9

Aprovada nova norma regulamentadora sobre segurança e saúde em plataformas de petróleo

Alexandre Outeda Jorge, Ariane Gomes dos Santos, André Marchesin e Derick Mensinger Rocumback

É louvável e elogiável a iniciativa de trazer maior disciplina, cautela e prevenção de saúde e segurança ocupacional em atividades em plataforma de petróleo.

voltar para o topo