Sábado, 21 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

SET
10

Provimento do CNJ possibilita alterações de sobrenome em registros civis

Thais Guimarães

Com esta regulamentação, passou a ser permitida em todo o país a correção do sobrenome dos genitores nos registros de nascimento e de casamento dos filhos, sem o necessário ajuizamento de ação de retificação.

SET
10

Diversidade é inovação

Isabella Cardozo

Queremos não só criar o conhecimento de que escritórios são uma opção de carreira para todos, mas também chamar mais escritórios para uma conversa verdadeira sobre diversidade e inclusão. E aí, quer participar dessa conversa?

SET
10

CEJUSC sem advogado é inconstitucional

Cássio Lisandro Telles

Conciliar mal, sem esclarecimento suficiente, pode ser fonte de mais discórdias, que surgirão futuramente, pois o conflito não se resolve no papel, mas sim na percepção e certeza pelas partes de que a solução encontrada lhes atende.

SET
10

Revolução 4.0

Fábio Coutinho de Andrade

Mudanças sempre conduziram o mundo a um novo paradigma e, no início, há forte resistência à sua adoção, mas com o tempo geralmente a inovação prevalece e a adaptação se faz necessária.

SET
10

O debate qualificado é a pedra de toque para regras mais adequadas

Caio Augusto Silva dos Santos

Nós sempre reiteramos que a OAB/SP defenderá o cumprimento da lei. Quem se desvia dos caminhos da lei deve merecer a punição nela estabelecida, mas é preciso discutir com a sociedade brasileira qual é a lei que queremos.

SET
10

Como a decisão do STF pode afetar a todos nós

Victor Ferreira Arichiello

A máxima “aos amigos tudo, aos inimigos, a lei” é algo que foge à lógica de uma justiça justa. Deixar-se seduzir por atalhos, em Direito, é admitir caminhos sem volta.

SET
10

LGPD e o reflexo no setor de energia elétrica brasileiro

Rafael Tedrus Bento e Vinicius Medeiros Rossi

Dentro do setor energético brasileiro que movimenta grande quantidade de dados de clientes, trabalhadores, empresas prestadoras de serviços e relações comerciais internacionais, deve-se buscar a adequação o quanto antes.

SET
10

Em tempos de cibercrimes

Luiz Augusto Filizzola D’Urso

Diante da realidade de que os cibercrimes são cada vez mais frequentes em nosso dia a dia, é necessária atenção redobrada por parte da população, além do investimento estatal no seu combate e para aperfeiçoar sua investigação.

SET
9

"Aibnb Locação temporário ou hospedagem?"

Manoel Pereira Machado Neto e Evelyn Magalhães Ferreira

A questão quanto a legalidade/possibilidade de locação continua sendo tema e divergência em nossos tribunais, aguardando-se em breve um posicionamento concreto a respeito da matéria.

SET
9

Os limites da inteligência artificial no Direito

Gustavo Hasselmann

A importância da IA no Direito, (resolução de problemas jurídicos mais corriqueiros e simples), sem menosprezar o argumento ora defendido segundo o qual a IA artificial não pode se prestar à solução jurídica de questões mais complexas, intrincadas e peculiares.

voltar para o topo