Migalhas

Segunda-feira, 6 de abril de 2020

ISSN 1983-392X

Linkedin: o seu cartão de visitas

Renata Bucco

A jornalista explica por que o LinkedIn é uma rede social totalmente voltada para o mundo dos negócios e como utilizá-lo como ferramenta profissional.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Renata Bucco

Linkedin: o seu cartão de visitas

Existe um ditado popular que diz: "Se você pode falar com Deus, pra que falar com o santo?". Isso quer dizer sem intermediários!

Fale, mostre-se e chegue no impossível. O valor de estar no Linkedin é essa, você pode chegar e falar diretamente com diretores de departamentos jurídicos de grandes empresas, sócios de escritórios e afins sem secretárias e telefonistas. Acabou o muro que separam os profissionais.

O LinkedIn precisa entrar na sua vida por ser uma grande vitrine profissional. Por isso, saiba que vale a pena saber mais sobre ele. Esta ferramenta é uma rede social totalmente voltada para o mundo dos negócios. Embora, em operação há quase sete anos, só em 2010 é que ele começou a ficar mais conhecido no Brasil.

A estrutura do LinkedIn facilita a busca ou o anúncio de empregos, de oportunidade de negócios e, acima de tudo, ajuda a fazer contatos confiáveis e a se tornar referência em alguma área, já que a indicação de pessoas conhecidas é um dos alicerces dessa ferramenta.

Para que os outros não se esqueçam de você e do seu escritório é importante atualizar com frequência o seu perfil. Colocar novos links sobre eventos, atualização do seu blog ou site e outras informações que possam ser interessantes para seus contatos é uma das formas de estar sempre em evidência no Linkedin.

Os grupos do LinkedIn são outro grande meio de fazer networking, pois você tem a chance de conversar de verdade com outros profissionais. Desta forma é possível gerar tráfego para o seu site e fazer mais pessoas prestarem atenção em você e no seu escritório.

Enumeramos algumas vantagens para você estar conectado ao LinkedIn:

- Gerencie sua carreira: Seu currículo estará disponível na maior rede de contatos profissionais do mundo, mostrando sua capacidade e qualidade, o que permitirá que os membros da rede te encontrem e mapeiem seu perfil pela internet.

- Mostre sua reputação: A ferramenta permite que colegas e ex colegas de trabalho, ou até mesmo admiradores te recomendem na rede, postando depoimentos profissionais ao seu respeito.

- Participe de grupos de discussão: Selecione grupos de discussão da sua área e exponha seu conhecimento jurídico, ideias e projetos. Além disso, estes grupos podem te ajudar na expansão dos seus negócios.

- Crie novos relacionamentos: Faça novos relacionamentos e aumente sua carteira de prospecção de clientes.

- Divulgue seu escritório: Mostre o que o seu escritório vem fazendo expondo nos grupos de discussão ou simplesmente informando na sua rede de contatos.

- Upgrade na sua vitrine: Conecte suas redes do youtube, slideshare, twitter, facebook e incremente seu perfil.

- Recrutamento e Seleção: Recrute profissionais pela rede. O Linkedin permite uma pré-avaliação de profissionais a fundo e sem custo.

- Estatísticas da sua rede: Acompanhe sempre as estatísticas da sua rede e analise o comportamento profissional, segmentos e áreas que mais está conectado por ranking.

- Gestão: Atualize sempre suas informações e enriqueça toda semana o seu perfil no LinkedIn com novos conteúdos.

__________

* Renata Bucco é jornalista, sócia e consultora em gestão de serviços jurídicos na BHS Eventos e Consultoria, especialista em comunicação e marketing jurídico

__________

-