MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Estar na nuvem não é mais uma opção; tornou-se necessidade

Estar na nuvem não é mais uma opção; tornou-se necessidade

É importante que os gestores de TI entendam suas infraestruturas e demandas internas e compreendam como os modelos existentes de computação em nuvem podem ajudar o seu negócio

segunda-feira, 4 de julho de 2016

Atualizado em 1 de julho de 2016 14:59

A computação em nuvem vem sendo discutida há alguns anos no mundo da tecnologia. Muitas empresas já utilizam serviços desse tipo diariamente e, cada vez mais, os gestores de TI cedem às vantagens da cloud. De acordo com uma pesquisa da RightScale, feita no início de 2016, 95% dos profissionais de TI entrevistados já atuam com produtos dentro da nuvem.

Mas mesmo com uma adoção em larga escala por empresas de todos os setores e tamanhos, alguns gestores ainda desconfiam dos benefícios da nuvem e criam obstáculos internos para a migração de suas empresas para este ambiente. O que eles deixam de perceber é que a nuvem não tem apenas o poder de reduzir custos e economizar tempo, mas também de alterar toda a maneira de fazer negócio. O uso da nuvem nas empresas permite, por exemplo, que os funcionários aumentem sua produtividade e eficiência e, portanto, o retorno só pode ser positivo.

A principal vantagem, e também a essência do cloud computing sempre foi a diminuição de infraestrutura física, mas, além disso, muitos outros benefícios podem ser apontados, como a segurança. Muitos gestores de TI acreditam que a segurança dos dados é o principal desafio da cloud, mas, na verdade, como os provedores de serviços tem que se manter atualizados e alinhados com as melhores práticas do mercado, isso se reverte em benefício. Manter os dados em discos rígidos físicos é, hoje, muito mais arriscado do que manter os dados na nuvem.

Outras vantagens, como o crescimento escalado dos negócios e redução de gastos, também são fatores atrativos do cloud computing. Se uma empresa mantém seus dados em servidores físicos e locais, todo seu planejamento tem que contemplar a atualização desses servidores. Isso inclui a compra de novos hardwares e gastos desnecessários com máquinas possivelmente ociosas. Sem mencionar gastos como energia e manutenção desses equipamentos.

Vantagens e benefícios, no entanto, não são os únicos gatilhos para a migração para a nuvem, que podem incluir até mesmo o desejo de não se tornar obsoleto. Cada empresa tem, a partir do seu negócio e demanda, um gatilho específico, e mesmo assim, esse não é um processo simples.

Acredito que é fundamental contar com o apoio de uma empresa que entenda seu negócio e que colabore com esse processo. Aqui na Penso oferecemos um serviço profissional e desenvolvido especialmente para ambientes corporativos. Somos conhecidos no mercado pela tradição de oferecermos o suporte necessário para ajudar empresas de todos os portes a fazer essa migração de uma maneira suave e positiva, pois sabemos que esse é, definitivamente, um passo importante no caminho da transformação digital de um negócio.

A migração para a nuvem é um movimento quase inevitável, se considerarmos o número de empresas já atuando nesse modelo. É importante que os gestores de TI entendam suas infraestruturas e demandas internas e compreendam como os modelos existentes de computação em nuvem podem ajudar o seu negócio. Assim essa decisão será tomada da forma mais assertiva possível e tomará um caminho natural, que o levará ao prestador de serviços de nuvem certo.

___________

*Thiago Madeira de Lima é diretor executivo da Penso Tecnologia.

Ktree Penso Tecnologia da Informacao Ltda.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca