MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Dress code e a identidade corporativa

Dress code e a identidade corporativa

O dress code funciona muito bem quando devidamente concebido e legitimado pelos profissionais do escritório.

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Atualizado em 2 de agosto de 2018 08:38

Olá! Sou Erika Lotz, mentora de Capital Humano da Éos Inovação da Advocacia e estou aqui para trazer à tona um tema muito delicado e bastante polêmico: o dress code e a identidade corporativa!

Delicado e polêmico, pois os profissionais podem se sentir cerceados nas escolhas das roupas para o trabalho, por outro, é imprescindível que o escritório crie e mantenha a identidade corporativa.

Assim, quero lhe dirigir uma pergunta: qual a mensagem que as vestimentas da equipe jurídica e administrativa enviam ao cliente e às pessoas envolvidas na operação do escritório?

E mais, será que a forma de vestir e comportar das equipes comunica o grau de excelência, profissionalismo e critério que o escritório deseja transmitir?

A comunicação não verbal

Muito bem, é aí que entra em cena a reflexão sobre a comunicação não verbal.

Guglielmi (2011 p. 11-12) explica que existem duas linguagens fundamentais que permitem a relação entre as pessoas: a linguagem verbal - a saber, aquela constituída por palavras e que serve, sobretudo, para transmitir informações e dados e, simultaneamente, uma linguagem não verbal, com a qual se dá a vida às palavras pronunciadas, [.] exprimem as emoções mais profundas e verdadeiras, e que é feita de gestos, posturas, de imagens e de silêncio.

O traje adequado contribui fortemente para a construção e manutenção da imagem da credibilidade e profissionalismo do escritório. Escolhas não tão bem cuidadas a respeito da vestimenta podem gerar dúvidas a respeito da qualidade dos serviços do escritório. "Se não cuida da própria aparência como poderá cuidar da minha causa?", pensa o cliente.

Ficou chocado com a afirmação? Sua mente está brigando com as palavras e retrucando: "imagine, que futilidade julgar alguém pela aparência! Eu, se fosse você, pararia de ler esse texto agora!"

Pois então, meu caro advogado, permita-me apresentar os fundamentos psicológicos da afirmação generalizadora que tem a gênese na percepção.

Percepção "é o processo pelo qual o indivíduo organiza e interpreta suas impressões sensoriais com a finalidade de dar sentido ao seu ambiente. O comportamento da pessoa é determinado pela percepção que tem da realidade e não da realidade em si". ( ROBBINS, 2010, p.161)

O efeito halo e a generalização. Você pode utilizá-los a favor da imagem do seu escritório

Vamos adiante, o cérebro costuma utilizar "simplificações" ao avaliar as pessoas, de modo a chegar rapidamente a percepções precisas e oferecer dados válidos para determinadas previsões. Mas também podem levar a distorções significativas, a exemplo do efeito de halo e da generalização.

Efeito de halo é a tendência do cérebro a formar uma impressão geral de alguém com base em uma única característica. Por exemplo, a vendedora julgar o poder de compra do cliente baseado nos trajes que este está usando; considerar alguém confiável apenas por que esse alguém usa aliança; considerar um advogado despreparado por que a gravata que está usando parece mais um babador. Por outro lado a apresentação impecável e elegante também é facilmente remetida a profissionalismo e sucesso.

A generalização é o processo mental em que se categorizam situações particulares para aplicações universais. Se por um lado é altamente útil em situações de aprendizagem por outro lado, pode conferir ao todo a impressão de parte da experiência. Por exemplo, ao ser indevidamente atendido em um restaurante o que você pensa: que o garçom não estava em um bom dia ou que o restaurante é ruim?

A imagem é também generalizada para a área de atuação do profissional. O cliente pode pensar "se não cuida da própria aparência, como poderá cuidar com atenção aos detalhes do meu processo?" A escolha "não cuidada" e desatenta do traje pode construir rapidamente uma imagem de desleixo e desatenção, tanto do profissional em específico quanto da empresa como um todo. Da mesma forma a imagem positiva do profissional pode ser generalizada para a identidade corporativa.

O profissional, tanto da equipe jurídica quanto da equipe administrativa, exerce papel de símbolo, representa o escritório e é a expressão da missão, visão e valores, certamente colocados a prova na "hora da verdade" que é o dia a dia, expresso no trato com pares, gestores imediatos, clientes e fornecedores.

Isso significa que quando o profissional se apresenta de modo competente e elegante, aos olhos do "outro" o escritório é competente e elegante. Caso o profissional, por alguma razão, expresse deselegância, certamente aos olhos do "outro" não é o profissional que está em um dia difícil, mas sim, que o escritório é ríspido e grosseiro. Eis aí o efeito generalização!

Imagem profissional, Dress Code e identidade corporativa.

Dress code é uma expressão de língua inglesa que cuja tradução é código de vestimenta. Trata-se de uma série de regras que atuam na construção e manutenção da imagem corporativa. Indica tipos de vestimentas, acessórios e produção pessoal que melhor representam e valorizam a imagem do profissional e a imagem corporativa diante de pares, clientes e fornecedores.

O dress code tem por objetivo reunir pessoas em torno de uma consciência estética coletiva de modo a criar uma identidade corporativa, a fim de transmitir os atributos profissionais e fortalecer a imagem de excelência. O resultado é a congruência da imagem do profissional à realidade operacional e à imagem corporativa.

Quero enfatizar que imagem pessoal/profissional é um conjunto harmônico que combina corte de cabelo, roupas, acessórios, sapatos à educação, cultura e amabilidade no trato.

A criação da imagem pessoal/profissional é fundamental para a construção e fortalecimento da imagem corporativa. Atentar-se à forma de vestir, caminhar, conversar e até mesmo como comportar-se a mesa conta muitos pontos no mundo corporativo.

Uma pesquisa da revista Newsweek, realizada com 202 profissionais de Recursos Humanos evidenciou que, apesar do discurso "politicamente correto", na vida real, a aparência é critério de contratação fortemente considerado, acompanhando a experiência e a escolaridade.

Para 57 % dos recrutadores que participaram da pesquisa, um candidato, mesmo que qualificado, mas cuja aparência era considerada incompatível a área de atuação, teria dificuldades em se colocar e se manter no mercado.

Investir na aparência é uma forma positiva de alavancar nos negócios e construir uma imagem de credibilidade e profissionalismo. (KAWASAKI, 2014).

Outro ponto a considerar é que clientes se sentem menosprezados quando o profissional não se produz para atendê-lo. "É como se a nossa empresa não se importasse com eles".

O cuidado com a maquiagem, a barba aparada, o corte do terno representa na linguagem da imagem pessoal que o profissional é competente e sério.

Falar baixo, adotar postura e uso da língua portuguesa de forma correta, cabelo bem cortado e gentileza são pontos fundamentais que costuram a boa imagem pessoal e profissional. (KAWASAKI, 2014).

Imagem profissional e "beleza"

Contudo é importante enfatizar que a imagem profissional de elegância não é sinônima de estar adequado aos padrões estabelecidos pelas passarelas ou estabelecidos como belo pela mídia.

Beleza e imagem profissional e elegância são figuras bastantes distintas. Uma pessoa pode gozar de atributos físicos considerados belos e nem por isso são consideradas elegantes e atraentes. Não importa a beleza, a juventude ou o tipo físico! É possível construir o capital de imagem pessoal e projetar credibilidade e profissionalismo.

A imagem positiva promove generalizações positivas que criam percepções de confiabilidade e profissionalismo, consolidando a identidade corporativa junto ao mercado. Já a imagem descuidada promove desconfianças e generalizações nada positivas ao escritório.

Se minhas palavras fizeram sentido para você e provocaram em sua mente um desejo de construir o dress code de seu escritório, fica aqui a minha expressa recomendação: eleja um comitê, reúna pessoas em tono do tema, traga um profissional com expertise para realizar a construção do dress code.

O dress code funciona muito bem quando devidamente concebido e legitimado pelos profissionais do escritório. Imposições do tipo Top-Down tendem a gerar resistências e até mesmo fissuras de relacionamento. A dica é a seguinte: envolveu pessoas? A receita é delicadeza e elegância!

Elegância é a arte de não se fazer notar, aliada ao cuidado sutil de se deixar distinguir.

Paul Valéry
__________

1 CHUNG, T. A qualidade começa em mim. Osasco: Novo Século editora, 2002.

2 GUGLIELMI, A. A linguagem secreta do corpo: a comunicação não-verbal. Petrópolis: Vozes, 2011.

3 KAWASAKI, B. Dress code: impacto da imagem pessoal nos negócios. São Paulo: Bia Kawasaki Publicações, 2014

4 ROBBINS, S. Comportamento organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2010.
__________

*Erika Gisele Lotz é mentora de capital humano da ÉOS Inovação na Advocacia.
EOS SERVICOS DE ASSESSORIA ADMINISTRATIVA LTDA.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca