Migalhas

Domingo, 16 de fevereiro de 2020

ISSN 1983-392X

Missão, visão, valores como instrumentos de gestão

Monique Souto

Justamente por saber da importância e da complexidade em gerir uma banca de advogados é que convidamos você a “conhecer” e por que não, a desenvolver três mecanismos de gestão - a missão, visão e valores do seu escritório.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

t

Gerir nada mais é do que cuidar, administrar, organizar, medir, planejar. Saber quem somos, onde estamos, onde queremos e como queremos chegar e a razão da nossa existência é fundamental para nosso progresso - pessoal e profissional.

Esse é o mesmo entendimento que devemos ter quando se trata do nosso negócio, no caso, do nosso escritório. Temos que ter uma visão ampla e também pontual sobre o escritório.

Que não dá mais para ficar na zona de conforto e ficar fazendo malabarismo entre cumprir prazos e realizar audiências você já sabe. Sabe, também, que não é o básico que vai levar sua banca para frente e, muito menos que irá alavanca-la. Mas, gerir, administrar, planejar são tarefas mais complexas, principalmente para a  grande maioria dos advogados que  limitam-se em “apenas” ser bons advogados e não advogados gestores.

Justamente por saber da importância e da complexidade em gerir uma banca de advogados é que convidamos você a “conhecer” e por que não, a desenvolver três mecanismos de gestão - a missão, visão e valores do seu escritório.

As ferramentas de gestão acima são instrumentos importantíssimo, isso por que, são elementos capazes de mostrar onde sua banca está e onde ela quer e pode chegar e, principalmente, como chegará. Daí a importância de desenvolvê-las com sabedoria e coerência.

É importante frisar que, ao tomar alguma decisão o sócio deve ter em mente esses conceitos, ampliando assim, as chances de êxito. Vejamos:

Missão é o âmago do escritório, sua identidade, o motivo pelo qual foi criada. Com base na missão definimos melhor quem fará parte da equipe, em quais casos trabalhar, com quem fechar parcerias, enfim, decisões do dia a dia podem ser tomadas de forma mais consciente evitando por exemplo, abraçar falsas oportunidades.

Exemplo de missão da Starbucks: “nossa missão é inspirar e nutrir o espírito humano”

Qual a missão do seu escritório?

Visão é realmente o olhar para frente, definir onde se quer chegar, o que desejar ser, conquistar e, quando os sócios ou o advogado sabem onde querem chegar, certamente começarão a traçar estratégias que viabilizarão sua chegada.

Sendo vista como meta, a visão deve ser do conhecimento de todos da equipe, afinal, são as pessoas que darão vida à essas metas e objetivos.

Você sabe dizer aonde quer chegar?

Por último e igualmente importante, Valores. Leia-se princípios. São eles que nortearão as ações e comportamentos de todos os integrantes da banca.

Os valores não podem ser relativizados, pelo contrário, precisam ser cumpridos na íntegra e por todos, principalmente pelos sócios e, lembre-se: “se cativar sua imaginação, cativará os outros” e é essa a intenção.

Ressalto, os valores precisam ser claros, públicos e obrigatórios.

Sua equipe conhece quais são os valores do seu escritório?

Agora se você ainda não parou para elaborar a espinha dorsal da sua banca, creio que seja a hora. Se, contudo, você já tem tudo isso elaborado, mas tem enxergado gargalos, sente e refaça. Esse processo permitirá uma análise completa do seu negócio e isso possibilitará grandes avanços, afinal é por meio desse tripé que os sócios poderão começar a elaborar o planejamento estratégico.

___________________________________________________________________________

*Monique Souto é advogada, controller jurídico, sócia e consultora da Hipólito Consultores.

t