quarta-feira, 3 de junho de 2020

ISSN 1983-392X

Como um website pode ajudar um escritório de advocacia a ter mais resultados

Tales Lacerda

Não se discute mais a necessidade da presença digital de qualquer empreendimento, muito menos dos jurídicos. Quem subestima este universo perde espaço a cada dia, porque é na internet que os clientes estão buscando o seu prestador de serviços.

quinta-feira, 19 de março de 2020

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A internet vem massivamente modificando o comportamento das pessoas tanto no modo de vida, quanto no modo de consumo de produtos e serviços. Além das indicações de conhecidos, cada dia mais as informações e avaliações que buscamos na internet ganham força. 

Por isso, é essencial manter um negócio online e, para escritórios de advocacia, não é diferente. É fácil notar que o sucesso de certas áreas de negócio está diretamente ligado ao uso de tecnologias para divulgação do empreendimento e dos serviços prestados. 

É importante frisar que existem limitações para o uso dessas ferramentas para escritórios jurídicos. No entanto, seguindo o Provimento 94/00 que dispõe sobre publicidade, propaganda e informação do exercício da advocacia, criar um site para o seu escritório jurídico pode ser uma medida assertiva. 

É muito importante ter um site para o escritório de advocacia!

Um site é o seu escritório com a porta na casa ou no bolso do seu potencial cliente. A partir desse primeiro passo, a sua página servirá como um canal de informação de via dupla, gerando credibilidade e relacionamento com clientes atuais e potenciais.

Além de tudo isso, é por meio do seu website que o seu escritório poderá aparecer para os clientes nos mecanismos de busca na internet, como o Google - mais uma chance de se destacar em um mercado tão concorrido. Pode-se dizer sem risco de exagero que quem não é encontrado nos mecanismos de busca não existe para o mercado.

Permissões e proibições de publicidade e propaganda para advogados

Como dito acima, o provimento 94/00 traz as limitações do marketing jurídico. Destaca-se a proibição de fazer anúncios publicitários em rádio, TV, panfletos ou painéis em vias públicas. Outro ponto que merece menção é a proibição do emprego de orações ou expressões persuasivas, de auto-engrandecimento ou de comparação. 

Em contrapartida, é permitido o uso de alguns veículos para divulgação dos escritórios de advocacia nos quais, destacam-se: 

  • Revistas, jornais e outros veículos da imprensa escrita;
  • Internet, e-mail e outros meios digitais.

Considerando o alto-custo - e a obsolescência irrefreável - da primeira opção, a utilização de serviços de email profissional aliada à criação de um website para divulgar o trabalho jurídico torna-se a opção mais vantajosa. 

Quais são os passos para ter um site na internet?

1º passo - registrar um domínio; 

2º passo - contratar uma empresa de hospedagem de site

3º passo - criar um site e colocá-lo no ar.

Leia também: Do registro de domínio à hospedagem de site: o que eu preciso saber para abrir o meu negócio na internet?

Mas por que a presença digital para meu escritório é mesmo tão importante? A pesquisa TIC Domicílios feita pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) realizada em 2018 mostrou que 70% da população brasileira, o que equivale a quase 127 milhões de pessoas, está conectada à internet. 

Outra pesquisa, desta vez divulgada pelo SPC Brasil em 2018 revelou que, no Brasil, considerando todo o processo de compra, 74% das pessoas utilizam o smartphone em pelo menos uma das etapas para tomar decisão e fechar um negócio. Além disso, para 33% dos internautas, o smartphone já é o principal mecanismo para compra online no país. 

Não se discute mais a necessidade da presença digital de qualquer empreendimento, muito menos dos jurídicos. Quem subestima este universo perde espaço a cada dia, porque é na internet que os clientes estão buscando o seu prestador de serviços. Se ainda não está presente na Rede Mundial de Computadores ou se tem uma presença, mas não investe tempo e conteúdo em sua manutenção, é urgente reconsiderar e mudar o posicionamento perante seu público.

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*Tales Lacerda é diretor da Task Internet.

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