quarta-feira, 8 de julho de 2020

ISSN 1983-392X

3 passos para você ter um escritório de advocacia 4.0

Camila Amaral

A "nova advocacia', denominada advocacia 4.0, gera modificações na forma de atuação do advogado, onde torna-se necessária a adaptação à novas plataformas digitais, que visam potencializar o trabalho e minimizar atividades repetitivas.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

t

As transformações tecnológicas resultam em inovações e diferentes impactos em todos os setores do mercado, inclusive na advocacia. A área, conhecida por ter um estilo de atuação tradicional, vem sendo alterada com o surgimento de novas ferramentas, metodologias e linguagens.

 A "nova advocacia", denominada advocacia 4.0, gera modificações na forma de atuação do advogado, onde torna-se necessária a adaptação à novas plataformas digitais, que visam potencializar o trabalho e minimizar atividades repetitivas.

Muitos temem a extinção da profissão, mas essa revolução tecnológica não minimiza a importância do advogado, e sim facilita sua rotina e acelera a execução de tarefas que não necessitam de um potencial cognitivo.

Os escritórios de advocacia também têm sido classificados, quando alteram seu modo de atuar, como 4.0. Afinal, as inovações não ficam apenas no âmbito do advogado, ela é justamente sobre o setor jurídico.

Para te ajudar, listamos 3 passos que irão facilitar sua adaptação à nova realidade jurídica. Continue lendo este texto e saiba como ter um escritório de advocacia 4.0.

Como adaptar seu escritório à advocacia 4.0?

O cenário de mudanças geradas pela revolução 4.0 exige que o advogado desenvolva novas habilidades de modo constante. É necessário conhecer os assuntos novos, as tecnologias que surgem e os métodos que facilitam a rotina jurídica. O mercado está cada vez mais competitivo e se destaca aquele que quebra os paradigmas e torna a tecnologia sua aliada.

Confira as dicas para ter um escritório de advocacia 4.0!

#1 Tenha uma equipe multidisciplinar

Considerando o cenário dinâmico em que o escritório 4.0 está inserido, para se adaptar a essa realidade, é importante encontrar profissionais que também sejam dinâmicos e adaptáveis.

Estar disposto a se desenvolver constantemente e trabalhar com inovação é um ponto muito forte na nova advocacia. Um profissional que demonstre inflexibilidade para otimizar seus métodos de trabalho, impacta diretamente na inovação do seu escritório e na prestação dos seus serviços.

O mercado, atualmente, exige um profissional que se recicla constantemente, se acomodar e insistir em metodologias antigas para manter formalidades não faz mais parte da realidade.

#2 Invista em tecnologia

Além de otimizar sua equipe, mantendo sempre perfis dinâmicos presentes, é essencial investir na tecnologia!

As ferramentas tecnológicas permitem acelerar os métodos de trabalho e garante inúmeros diferenciais no mercado competitivo. Aderir à soluções, como softwares jurídicos, mudará seu foco estratégico, pois será necessário menos tempo para atividades rotineiras.

Economia de tempo e recursos, otimização da rotina, compartilhamento de documentos online, controle de prazos e integração de dados importantes são alguns dos benefícios que a tecnologia apresenta para o novo modelo de gerenciamento de escritórios e departamentos jurídicos.

#3 Conheça o perfil do seu cliente

É hora de ouvir seu cliente! Nessa era de informação, os consumidores estão cada vez mais exigentes e questionadores. O cenário exige uma readaptação também no formato de atendimento ao consumidor jurídico.

Na advocacia 4.0, o cliente se tornou protagonista, onde o advogado deve usar todo seu conhecimento para assessorar o cliente a tomar decisões que irão realmente auxiliá-los. 

É importante fugir do padrão e tratar com individualidade cada caso, onde ouvir e realmente entender a necessidade do cliente torne seu serviço exclusivo.

Se o novo perfil de cliente consome mais serviços e conteúdos online, é valioso também apresentar a opção de prestação de serviços online e avaliar alterações na maneira que seu marketing jurídico é feito!

O Direito tem passado por mudanças e é necessário manter-se em desenvolvimento e adquirindo novos aprendizados. Busque sempre tornar os avanços tecnológicos seu aliado para ter um diferencial e se destacar no mercado jurídico.

Gostou dos passos apresentados para conseguir ter um escritório de advocacia 4.0? Para receber mais conteúdos e novidades do mundo jurídico, se inscreva em nossa newsletter.

________

t*Camila Amaral é analista de Marketing Júnior na Advise. Responsável pela produção de conteúdo relacionado à tecnologia e Direito, com o intuito de gerar valor para o advogado.

t

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram