MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Advogado polvo e soluções jurídicas - entenda essa relação

Advogado polvo e soluções jurídicas - entenda essa relação

Recentemente, a Netflix colocou no ar o filme sul-africano Professor Polvo. Mas o que isso tem a ver com soluções jurídicas? Entenda.

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Atualizado às 08:17

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Recentemente, a Netflix colocou no ar o filme sul-africano Professor Polvo, produzido por Craig Foster e vencedor do Oscar 2021 como Melhor Documentário Longa Metragem. Mas o que isso tem a ver com soluções jurídicas? Entenda.

Professor Polvo retrata o aprendizado do produtor ao acompanhar diariamente a vida de um polvo (uma polva na verdade) durante um ano.

No filme, ele demonstra a inteligência descentralizada do polvo espalhada pelos seus milhares de sensores, sua capacidade intuitiva de perceber a chegada do perigo com antecedência, sua adaptabilidade ao meio para se proteger dos predadores e seu auto-sacrifício em prol das próximas gerações.

Pode parecer brincadeira, mas eu sempre descrevi o meu trabalho como advogada usando a metáfora de um polvo. Vendo o filme, ficou ainda mais clara essa associação.

Inteligência descentralizada

Quando assumimos um novo cliente, ou estamos diante de uma situação nova, nosso primeiro movimento é mergulhar em cada área da empresa, como os tentáculos de um polvo que possuem mais de 1,5 mil sensores atuando independentemente no monitoramento completo do ambiente onde está inserido.

É desta forma que conseguimos tirar uma fotografia da empresa exatamente como ela está neste momento inicial, nos seus aspectos jurídicos, comerciais, de gestão e econômicos.

Esse panorama faz parte do trabalho de um jurídico estratégico e permite uma melhor compreensão sobre os problemas e as oportunidades.

Mapeamento dos perigos

Esse movimento de compreender profundamente as áreas de forma simultânea e direta, junto com a fotografia inicial, contribui para identificarmos rapidamente riscos jurídicos e de negócios.

Assim como o polvo prevê os perigos e adota medidas de prevenção, esse mapeamento permite que seja desenvolvido um plano estratégico com soluções jurídicas a serem analisadas e implementadas junto com o cliente.

Adaptabilidade ao meio e soluções jurídicas

Assim como o polvo tem uma capacidade de se adaptar ao meio, no Lassori, também nos inserimos na cultura e na realidade de cada cliente. Para isso, além da dedicação ao estudo jurídico, nos preocupamos em ampliar nosso conhecimento em Economia, Administração e Negócios.

Essa formação contínua além do Direito amplia nossa visão como advogados estratégicos e nos permite compreender melhor problemas e necessidades dos nossos clientes. Assim, conseguimos desenvolver soluções jurídicas mais precisas.

Sustentabilidade para próximas gerações

Aqui vale ressaltar que trabalhamos para as próximas gerações assim como o polvo, mas sem auto-sacrifício. Pelo contrário. Nosso trabalho consiste em desenvolver o planejamento sucessório das empresas para garantir que a sucessão seja feita sem rupturas de negócios ou de gestão.

À primeira vista, pode parecer non sense comparar um advogado com um polvo, mas se você chegou até aqui em sua leitura, pôde perceber que faz todo sentido. Esta é uma maneira de explicar de forma descomplicada o trabalho do jurídico estratégico, a grande tendência global da área nos últimos anos.

Juliana Assolari

Juliana Assolari

Advogada e economista. Pós-graduada em Direito Empresarial e em Direito Mobiliário. Mestre em Administração de Empresas. Atua na área corporativa, atendendo a empresas dos mais diversos segmentos, participando ativamente de negociações e dos aspectos legais, principalmente nas áreas tributária e contratual. Sócia do escritório Lassori - Assolari e Ortolan Advogados.

Lassori - Assolari e Ortolan Advogados Lassori - Assolari e Ortolan Advogados

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca