Migalhas

Terça-feira, 7 de abril de 2020

ISSN 1983-392X

Seminário

Auditoria Trabalhista - Interna e nos Contratos de Terceirização


Seminário

Auditoria Trabalhista - Interna e nos Contratos de Terceirização

  • Data: 7/10 (quinta-feira)
  • Horário: 9h às 17h35
  • Local: Auditório da Central Prática - rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP (para visualizar o mapa da região, acesse aqui)

Objetivo

O evento "Auditorias Trabalhistas - Interna e nos Contratos de Terceirização", oferece aos seus participantes uma visão geral dos procedimentos adotados para a realização de auditorias trabalhistas internas, nas terceirizações e na gestão de recursos humanos, identificando falhas, riscos e oportunidades, objetivando uma atuação preventiva na constante busca da redução do passivo para o desenvolvimento de projetos e dos planos de ações de melhoria e da garantia de bons resultados econômicos nas empresas.

Público alvo

Empresários, administradores, advogados, auditores internos e externos, gestores de RH e de terceirização e os demais profissionais relacionados com a matéria abordada.

Programação

8h40 – 9h - Credenciamento

9h – 10h10 - Introdução

  • Tendências atuais do direito do trabalho;
  • Implantação da auditoria preventiva ao passivo trabalhista – vantagens;
  • Metodologia e integração entre áreas;
  • Tipos de controles exigidos;
  • Administrando os encargos sociais;
  • Participação integrada de todos os envolvidos.

10h10 – 10h20 - Perguntas e discussão

10h20 – 10h35 – Coffee-break

10h35 – 11h50 - Como planejar e executar a auditoria trabalhista interna

  • Planejamento;
  • Estratégias de abordagem inicial;
  • Identificação de prioridades e riscos;
  • O papel dos Auditores e Auditados no processo de auditoria;
  • Levantamento das políticas de Recursos Humanos;
  • Apresentação, contatos interpessoais e ética.

11h50 – 12h - Perguntas e discussão

12h – 13h30 – Almoço

13h30 – 14h40 - Auditoria nos controles e sistemas de gestão em RH

  • Recrutamento e seleção de pessoal;
  • Contratação de pessoal;
  • Integração do colaborador na organização;
  • Treinamento e desenvolvimento de pessoas;
  • Avaliação de desempenho individual: níveis operacionais e gerenciais;
  • Cargos e salários;
  • Participação nos Lucros ou Resultados (PLR);
  • Riscos trabalhistas;
  • Benefícios: obrigatórios e facultativos;
  • Rotatividade de pessoal e absenteísmo;
  • Procedimentos no atendimento à fiscalização do trabalho;
  • Procedimentos quanto à guarda de documentos.

14h40 – 14h50 - Perguntas e discussão

14h50 – 16h - Auditoria nas terceirizações e nas políticas preventivas no ambiente laboral

  • Processos de seleção e contratação de terceiros;
  • Prevenção de riscos legais, administrativos e financeiros na terceirização;
  • Auditoria de gestão em contratos terceirizados: aspectos legais e estratégicos;
  • Políticas de prevenção das drogas no ambiente laboral (álcool e outras drogas);
  • Políticas de prevenção dos assédios: moral e sexual;
  • Políticas de utilização de tecnologias (internet e e-mails).

16h – 16h10 - Perguntas e discussão

16h10 – 16h25 – Coffee-break

16h25 – 17h25 - Documentação e planejamento com base nos resultados da auditoria

  • Criando o check list de verificações;
  • Identificação e análise dos riscos de passivos trabalhistas nas rotinas trabalhistas;
  • Tipos de riscos mais freqüentes;
  • Práticas corporativas na prevenção dos riscos trabalhistas;
  • Importância do relatório de auditoria;
  • Tipos de relatórios: específicos e finais;
  • Planejamento laboral;
  • Desenvolvimento do cronograma de ações;
  • Relações trabalhistas, sindicais e normativas;
  • Equacionando o passivo trabalhista derivado da negociação sindical;
  • A utilização da negociação para minimização dos riscos trabalhistas.

17h25 – 17h35 - Perguntas e discussão

Coordenação Acadêmica

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação gerencial na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Membro da OAB/SP, da AASP e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões do comitê de legislação da Amcham e da Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É sócio de Scheer & Advogados Associados e presidente da Central Prática, responsável pela área de consultoria em gestão administrativa para escritórios e departamentos jurídicos.

Observações

* Estão inclusos no valor do investimento: material de apoio, certificado de participação, estacionamento, almoço e dois coffee breaks.

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3120-6806 - Rio de Janeiro – (21) 4063-6120 - Recife – (81) 4062-9270.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

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Ganhadores :

  • Tiago Borges, advogado da Brassuco Indústria de Produtos Alimentícios Ltda
  • Melissa Bovo da Costa

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3120-6806

e-mail

contato@centralpratica.com.br

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Publicado em: quinta-feira, 16 de setembro de 2010

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