Migalhas

Sábado, 28 de março de 2020

ISSN 1983-392X

Evento

Fenalaw 2013 - 10ª edição


Fenalaw 2013 - 10ª edição

  • Data: 15 a 17/10
  • Horário: 12 às 19h (Feira) e 8h30 às 18h30 (Congresso)
  • Local: Centro de Convenções Frei Caneca (Rua Frei Caneca, 569 – 5º andar – São Paulo/SP)

Congresso Fenalaw

1º dia –15/10

8h30 - Recepção dos participantes

8h50 - Abertura do congresso pelo presidente de mesa

9h - Painel de Inovações Legislativas para 2013: Quais Serão os Impactos das Mudanças nos Códigos de Processo Civil, Comercial, Penal e do Consumidor nos Escritórios de Advocacia e na Gestão de Departamentos Jurídicos

Durante este painel, você terá a oportunidade de debater e esclarecer com grandes nomes que mudanças os novos códigos irão trazer para a realidade empresarial e dos escritórios e por que essas alterações em códigos tão importantes estão sendo feitas. Acompanhe:

  • Quais as principais mudanças propostas em cada código
  • Como essas mudanças podem mudar a realidade e a rotina de escritórios e departamentos
  • Quais são os principais impactos financeiros neste cenário

Moderador

Daniel Penteado de Castro
Sócio - AIDAR SBZ ADVOGADOS

Palestrantes

Código de Processo Civil

Elias Marques de Medeiros Neto
Diretor Jurídico - COSAN

Código Penal

Leonardo Sica
Sócio - SICA, TANGERINO, QUITO ADVOGADOS

Código Comercial

- Marcelo von Adamek
Sócio - ADVOCACIA VON ADAMEK

Código do Consumidor

Ana Luiza Nery
Sócia - NERY ADVOGADOS

10h30 - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

11h - Onde Estão as Novas Oportunidades? Conheça e Saiba Como Desenvolver Negócios Relacionados às Áreas do Direito que Estão Despontando no Mercado: Consumo, Esporte e Eletrônico

Este debate inovador tem o objetivo de apresentar as oportunidades de negócios e novidades das áreas do Direito que vêm sendo enxergadas como de grande potencial. Conheça a experiência de quem já está deslanchando nesses novos mercados.

Moderador

Carlos Miguel Aidar
Sócio - AIDAR SBZ ADVOGADOS

Palestrantes

Consumo

- Gustavo Viseu
Sócio - VISEU ADVOGADOS

Eletrônico

- Marcio Cots
Sócio - COTS ADVOGADOS

Esportivo

- Gustavo Vieira de Oliveira
Sócio - AMBIEL, MANSUR, VIEIRA DE OLIVEIRA ADVOGADOS

12h - Abertura Oficial da Feira e Intervalo para Almoço

14h - As Consequências do Processo Judicial Eletrônico: Entenda o Andamento dessa Política Pública e Suas Consequências na Atividade do Advogado Empresarial e de Escritórios

Quais as alterações que o processo eletrônico vem trazendo ao dia a dia do advogado? Neste painel, você irá discutir como isso está ou não agilizando os processos e impactando principalmente os resultados financeiros das ações.

Moderador

Alexandre Rodrigues Atheniense
Coordenador na área de Direito Digital - Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados

Palestrantes

- Fernando Antonio Tasso
Juiz Assessor da Presidência – TI – TJ/SP

Sergio Rosenthal
Presidente da AASP

15h - Tendências em Mediação, Conciliação e Arbitragem: Quais São as Perspectivas Destes Procedimentos para Escritórios e Departamentos Jurídicos e Qual Pode ser o Retorno em Termos Financeiros e de Imagem

As inovações legislativas têm favorecido cada vez mais a solução de conflitos por vias extrajudiciais. Neste painel, você acompanha quais podem ser as vantagens dessas formas de solução de conflitos e qual será a participação delas no mercado jurídico nos próximos anos.

- Luiz Fernando Ract Camps
Diretor de Compliance - AMIL/UNITED HEALTH GROUP

16h - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

17h - Painel de Relacionamento entre Escritórios e Departamentos Jurídicos: Como Gerir essas Parcerias com Foco na Obtenção de Resultados Para Ambos os Parceiros

Cada vez mais os resultados de departamentos jurídicos e de seus escritórios parceiros dependem de uma relação coesa, muito além do modelo de relacionamento fornecedor x cliente. Neste debate estruturado, você vai esclarecer os papeis de cada um e discutir esse relacionamento com foco nos seguintes tópicos:

  • Gestão realizada por indicadores de desempenho
  • Criação de um SLA nos contratos dos escritórios e modalidades de contratação
  • Critérios utilizados pelos departamentos para credenciamento e descredenciamento de escritórios
  • Parceria na gestão de custos

Moderação

- João Paulo Rossi Julio
Consultor - VISEU ADVOGADOS

- Antonio Carlos Pajoli
Diretor Jurídico - CETELEM BGN

- Valeria Schmitke
General Counsel and Compliance Officer - ZURICH MINAS BRASIL SEGUROS

- Claudia Luisi
DJUR - Diretoria Jurídica - CSN - COMPANHIA SIDERÚRGICA NACIONAL

Charles Isidoro Gruenberg
Sócio - LEITE, TOSTO E BARROS ADVOGADOS

- Ricardo de Aguiar Ferone
Sócio - SETTE CÂMARA, CORRÊA E BASTOS ADVOGADOS ASSOCIADOS

18h30 - Encerramento do Primeiro dia de Congresso com Coquetel de Comemoração Fenalaw 10 Anos

Congresso Fenalaw

2º dia – 16/10

Sessão Escritórios de Advocacia

8h30 - Recepção dos participantes

8h50 - Abertura do segundo dia do congresso pelo presidente de mesa

9h - Estabeleça uma Política de Relacionamento com o Cliente com Foco em Precificação Estratégica e Análise da Rentabilidade dos Contratos

  • Como firmar e manter contratos rentáveis no escritório
  • Estabeleça uma forma de precificação estratégica
  • A quem e como delegar a estratégia de relacionamento com o cliente

- Rodrigo Bertozzi
Consultor - SELEM BERTOZZI CONSULTORIA

9h50 - Gestão de Pessoas e Carreiras em Escritórios de Advocacia: Como Atuar na Remuneração Estratégica e Retenção de Profissionais

  • Desenvolvendo soft skills na equipe
  • Programas de educação e universidade corporativa para escritórios
  • Formas de remuneração e reconhecimento dos profissionais
  • Modalidades de contratação de advogados
  • Desenvolvimento de plano de carreira e atribuições

- Carlos Eduardo Cavalcante Ramos
Sócio - CAVALCANTE RAMOS ADVOGADOS

10h40 - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

11h10 - Maximização dos Resultados e Celeridade nos Processos: Riscos e Problemas que Podem Ser

Sessão Departamentos Jurídicos

8h30 - Recepção dos participantes

8h50 - Abertura do segundo dia do congresso pelo presidente de mesa

9h - Relacionamento do Jurídico com as Demais Áreas da Empresa: Como Tornar o Jurídico uma Área Parceira e Evitar a Imagem de “Censurador” de Projetos

  • Como realizar pesquisas internas e favorecer o relacionamento entre as áreas
  • Estabelecendo uma parceria mais intensa com o departamento financeiro
  • Faça com que as outras áreas assimilem o papel do jurídico na organização

- Nelcina Tropardi
Legal Director - UNILEVER BRASIL

- Luiz Felipe Calabró
Gerente Jurídico - BM&FBOVESPA SUPERVISÃO DE MERCADOS – BSM

9h50 - Gestão de Custos no Departamento Jurídico:

  • Realize uma Gestão Financeira Atrelada aos Resultados da sua Empresa
  • Faça a gestão dos investimentos no jurídico levando em conta o tamanho, faturamento e resultados da sua companhia
  • Como estabelecer esses indicadores
  • Impactos desse modelo de gestão na contratação e remuneração de pessoas
  • Gestão e retenção de custos na operação do jurídico

10h40 - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

11h10 - Gestão de Pessoas e Retenção de Talentos no Departamento Jurídico: Qual a Melhor Combinação entre Remuneração, Benefícios e Programa de Programação Preliminar

  • A quais indicadores e meta o profissional do jurídico deve estar submetido
  • Quais as principais práticas de mercado acerca de remuneração fixa e variável
  • Como criar condições favoráveis de gestão e clima para que o profissional permaneça na empresa

12h - Visitação à Feira e Intervalo para Almoço

14h - Internacionalização de Escritórios: Quais as Oportunidades para que Escritórios Brasileiros Atuem no Exterior e como Aproveitá-las

  • Parcerias e associações internacionais
  • Onde e como atuar
  • Demanda internacional por negócios no Brasil
  • Experiências e cases de sucesso em negócios internacionais de escritórios brasileiros

- Marcela Berger
Sócia - AZEVEDO RIOS, BERGER, CAMARGO ADVOGADOS E CONSULTORES ASSOCIADOS

15h - Alinhamento e Padronização da Política de

  • Indicadores dos Clientes: Criando uma Estratégia para Atender a Diferentes Demandas de Toda a Carteira de Clientes
  • Quais os indicadores mais frequentemente utilizados por departamentos jurídicos
  • Como criar uma estratégia de padronização para atender às diferentes demandas em indicadores
  • Qual a estruturação interna necessária para adequação a essas políticas

Simone Viana Salomão
Gerente - TOTVS

16h - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

16h30 - Gestão Operacional de Escritórios: Como Integrar Áreas Financeira e de RH à Operação

  • Como tornar processos mais ágeis com a participação das áreas de não-advogados
  • Interface e interação entre as áreas
  • Estabelecendo regras e formas de contratação de pessoal
  • Estratégias para realizar a gestão contábil do escritório

- Felipe Adaime
Sócio-fundador ANDOVER CONSULTORES

17h30 Encerramento do Segundo dia de Congresso

Metas?

  • A quais indicadores e meta o profissional do jurídico deve estar submetido
  • Quais as principais práticas de mercado acerca de remuneração fixa e variável
  • Como criar condições favoráveis de gestão e clima para que o profissional permaneça na empresa

12h - Visitação à Feira e Intervalo para Almoço

14h - Implementação de Compliance e Diretrizes de

  • Governança Corporativa: Passo a Passo no Desenvolvimento dessas Novas Áreas Quando Elas Precisam Nascer Dentro do Departamento Jurídico
  • Como começar a criar a área de compliance
  • Qual o perfil dos profissionais destacados para essa função
  • De que forma o compliance deve se relacionar com as outras áreas da empresa e com o board da organização
  • Quais ferramentas e canais devem ser criados

- Rogeria Gieremek
Compliance Latam SERASA EXPERIAN

15h - Gestão do Contencioso: Como Diminuir Custos, Volume da Carteira e Consequentemente o Passivo da Empresa

  • Aprimore o fluxo de trabalho no contencioso
  • Análise de processos e política de acordos
  • Uso dos indicadores para melhorar os resultados do contencioso
  • Controle de budget e custos no contencioso
  • Estratégias para diminuição do passivo
  • Implementação de uma cultura de riscos para evitar perdas futuras

- Luiz Fernando Ract Camps
Diretor de Compliance - AMIL/UNITED HEALTH GROUP

16h - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

16h30 - Jurídico e o CSC, Centro de Serviços Compartilhados: Implicações Jurídicas e Operacionais Relacionadas ao Departamento

  • Detalhes jurídicos a serem considerados na criação de um CSC: questões trabalhistas, societárias e tributárias
  • Como fica operacionalmente o jurídico inserido no CSC
  • Qual o retorno de produtividade oferecido pela inserção de áreas no CSC
  • Como ficam as políticas para analisar e mensurar resultados do jurídico

17h30 - Encerramento do Segundo dia de Congresso

Congresso Fenalaw

3º dia – 17/10

Fórum Empreendedor para Pequenos, Médios e Escritórios Boutique

8h30 - Recepção dos participantes

8h50 - Abertura do Fórum pelo presidente de mesa

9h - Estruturação Empresarial no Escritório: Conquiste uma Equipe de Gestão Qualificada Estabelecendo uma Visão de Escritório Empresa

  • Qual o momento certo para investir na implementação de departamentos como financeiro e RH
  • Quais os investimentos necessários para que o escritório adquira um perfil mais empresarial
  • Qual é a estrutura ideal para um escritório de até médio porte

Mario Esequiel
Chief Administrative Officer - Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados

9h50 - Marketing e Comunicação em Escritórios: Como Promover-se Atendendo às Exigências e Limitações da OAB

  • Estabelecendo uma comunicação com foco em conteúdo
  • De que forma o escritório pode gerar leads
  • Quais estratégias de comunicação podem ser utilizadas para fidelização de clientes
  • O que pode e o que não pode ser feito no uso das mídias sociais pelos escritórios

- Alexandre Motta
Consultor e Sócio Diretor - INRISE CONSULTORIA EM MARKETING JURÍDICO

10h30 - Marketing Digital e Mídias Sociais para o setor Jurídico – Dicas e boas práticas para Advogados Individuais e Escritórios

  • Como ampliar o alcance e otimizar a comunicação jurídica na internet
  • Dicas de ferramentas e boas práticas no Marketing Jurídico Digital

- Diego Brugiolo
Diretor Comercial - SOCIAL STORM ESTRATÉGIA DIGITAL

11h - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

11h30 - Painel de Decisão de Investimentos: Quanto e Como Destinar dos Honorários para Fazer com que o Escritório Cresça e Adquira um Perfil Empresarial

Através deste painel, você será capaz de elencar prioridades e saber qual o momento certo de investir para que seu escritório cresça de forma constante, com metas e resultados bem definidos.

Marcelo Tostes de Castro Maia
Sócio - Marcelo Tostes Advogados

12h30 Visitação à Feira e Intervalo para Almoço

13h30 Painel de Cases de Sucesso: Exemplos de Escritórios que Encontraram Oportunidades na Adversidade e Conseguiram Vencer com Estruturas Diferenciadas

Case 1: Como Atingir o Sucesso com uma Atuação Diferenciada na Advocacia de Correspondência

- Fernando Malheiros
Sócio e Diretor Executivo e Financeiro - MALHEIROS ADVOGADOS ASSOCIADOS

Case 2: Novos Modelos de Negócios com Foco na Obtenção de Resultados nos Escritórios de Advocacia

- Fabiano Barbosa
Diretor Executivo - STUDIO FISCAL

Case 3: Estratégias de Expansão com uma Nova Visão para Escritórios de Advocacia

- Priscila Veiga
Sócia - NELSON WILIANS & ADVOGADOS ASSOCIADOS

Case 4: Gestão de Pequenos e Médios Escritórios Junto aos Departamentos Jurídicos: Como Obter o Máximo de Eficiência, Produtividade com o Menor Atrito Entre as Partes Envolvidas

- Adrien Gaston Boudeville
Sócio - BAETA MINHOTO E BOUDEVILLE ADVOCACIA

15h30 - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

16h - Painel da Correspondência: Como Estruturar uma Atividade de Correspondência Com Altos Índices de Qualidade, Back Office e Logística Jurídica de Forma Estruturada

  • Quais os requisitos para uma operação com custos equalizados e qualidade no atendimento considerando a logística
  • Como desenvolver o conhecimento regional em favor dos negócios
  • De que forma desenvolver parcerias e captar clientes no cenário de correspondência
  • Relacionamento e parcerias em toda a cadeia da correspondência

- Luiz Cláudio Nascimento de O. Nascimento
Sócio-Proprietário - MORIZZO E NASCIMENTO ADVOGADOS ASSOCIADOS

- Flávia Malheiros
Sócia e Diretora de Negócios e Desenvolvimento - MALHEIROS ADVOGADOS ASSOCIADOS

17h30 - Encerramento do Fórum

Congresso Fenalaw

3º dia – 17/10

Workshop 1

9h - Eficiência em Gestão do Contencioso:

Conheça e Debata as Melhores Práticas e Ferramentas Tecnológicas para a Gestão do Contencioso e Saiba como Reduzir Custos com Honorários e Despesas, Aumentar a Eficiência de Contingência e Melhorar os Resultados do

Workshop 2

9h - Precificação Estratégica para Escritórios de Advocacia

Precificar e gerir contratos de forma estratégica é uma necessidade crescente e um diferencial nos escritórios brasileiros. Neste workshop de sucesso, você vai aprofundar ainda mais seus Departamento Jurídico por meio de Indicadores de Desempenho Para que a gestão do Contencioso seja otimizada, é imprescindível que busque inovações tecnológicas e práticas de gestão adequadas ao negócio. Acompanhe nessa apresentação como o jurídico pode melhorar seus resultados, suportado por ferramentas de gestão.

  • Descubra como o departamento jurídico consegue demonstrar seus resultados para o board de maneira mais eficiente e clara
  • Saiba como gerenciar de forma eficaz todo o ciclo financeiro de um processo, incluindo honorários, depósitos e penhoras on-line
  • Conheça maneiras práticas de terceirizar a gestão, porém mantendo controle centralizado e garantindo Compliance
  • Otimize o provisionamento a partir de uma análise criteriosa de cada caso

- Josiel Morais
Sócio - JP DORETTO ADVOCACIA

10h40 Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

12h00 Encerramento - conhecimentos em estratégias de precificação e contratos com clientes e acompanhar os seguintes tópicos:

  • Modalidades de contrato mais frequentes e análise das que geram melhores resultados e parcerias mais frutíferas
  • Como desenvolver a precificação focando as metas operacionais, financeiras e de mercado
  • Análise da percepção do cliente em relação ao escritório e ao mercado
  • Cases práticos e exemplos de modelos de precificação

Ricardo Felice
Diretor Executivo - DEMAREST ADVOGADOS

10h40 - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

12h - Encerramento

Workshop 3

14h - Gestão de Departamento Jurídico para Empresas do Setor Público e de Economia Mista De volta por conta do grande sucesso, o workshop focado na discussão da gestão de departamentos jurídicos de empresas da área pública irá debater novos tópicos que são tendência e farão a diferença na forma como você irá gerenciar seu departamento no próximo ano. Acompanhe os temas:

  • Gestão de pessoas: motivação, programas de educação e valorização da equipe
  • Minimização de passivo através da melhor estruturação do consultivo e preventivo
  • Desenvolvimento de um programa de comunicação interna e do planejamento estratégico dentro do jurídico
  • Implementação de políticas de indicadores de desempenho para equipes e para o departamento em si
  • Limitações e formas de gestão para o uso do trabalho de terceiros nas empresas do setor público e de economia mista

- Antonio Minhoto
Sócio BAETA MINHOTO E BOUDEVILLE ADVOCACIA

15h30 - Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

17h - Encerramento

Workshop 4

14h - Gestão Financeira e Contábil para Advogados de Escritórios e Departamentos Jurídicos. A habilidade em gerir finanças tem se tornado preponderante para advogados. A demanda por mais conhecimentos nas áreas financeira e contábil é crescente e o advogado que tiver esse conhecimento será capaz de trazer resultados superiores a seu escritório ou departamento. Neste workshop, você poderá acompanhar em detalhes os seguintes tópicos:

  • Interação com a área financeira da empresa e do escritório
  • Elaboração, interpretação e análise dos Demonstrativos Financeiros e de Resultado
  • Tendências e atualização em contabilidade aplicada ao universo jurídico
  • Aplicação da contabilidade e das finanças no ambiente legal
  • Exemplos práticos de aplicação no contencioso, tributário e empresarial
  • Relacionamento com auditoria interna e externa

15h30 Coffee Break e Networking no Lounge Fenalaw

17h - Encerramento

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Publicado em: segunda-feira, 22 de julho de 2013

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