AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. 1ª Jornada de Perícias Criminais e Medicina Legal
Curso

1ª Jornada de Perícias Criminais e Medicina Legal

terça-feira, 24 de junho de 2014

Atualizado às 16:57


1ª Jornada de Perícias Criminais e Medicina Legal

  • Data: 26/7, 16/8, 9/9, 4/10 e 1º/11
  • Horário: ver programação
  • Local: OAB/SP (Praça da Sé, 385 - 1º andar - Salão Nobre)

Programa

26/7

Crimes sexuais

O perfilamento criminal no ato criminoso

Expositor

- Dr. Nelson Bruni Cabral de Freitas
Medico Legista Diretor da Seção Central da Equipe de Perícias Médico-Legal de São Paulo - Médico Perito do Departamento de Pericias Médicas do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Professor de Medicina Legal na Academia de Polícia Civil do Estado de São Paulo e Diretor de Ciência e Tecnologia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG).

12h - Intervalo para almoço
14h

O DNA na investigação criminal e paternidade e a importância da autonomia nas perícias riminais oficiais

Expositora

- Prof. Dra. Norma Sueli Bonaccorso
Superintendente da Polícia Técnico-Científica do Estado de São Paulo - Doutora em Direito Penal - Professora Colaboradora de Medicina Forense e Criminalística na Faculdade de Direito da USP - Professora de Medicina Legal e Criminalística nos cursos de graduação e pós-graduação na Faculdade de Direito FAAP e no Centro de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão Osvaldo Cruz - Membro Consultora Científica da Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses OAB/SP.

16/8

10h - Pericias médico-legal no transito

Expositor

- Dr. Arnaldo Tadeu Poço
Médico Legista - Professor de Medicina Legal e Socorros de Urgência na Academia da Polícia Civil do Estado de São Paulo (ACADEPOL) - Conselheiro do CENTRAN - Médico Examinador para CNH - Médico Perito do INSS.

12h - Intervalo para almoço
14h

Entomologia forense

A importância dos insetos nos esclarecimentos de crimes no território brasileiro

Expositora

- Prof. Dra. Lucila Maria Lopes de Carvalho
Pós-Doutorada em Entomologia Forense pela UNESP - Co-Autora do livro "Entomologia Forense - Quando os Insetos são Vestígios" (Janyra Oliveira Costa -Ed. Millennium) - Especialização em Entomologia Forense pela University of Hawaii - Membro Consultora Científica da Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses OAB/SP.

9/9

19h - Perícia criminal em acidente aéreo

Expositor

- Prof. Antônio de Carvalho Nogueira Neto
Perito Criminal, Assistente Técnico da Superintendência da Polícia Técnico Científica do Estado de São Paulo; Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho; Gestor de Tecnologias Ambientais; Agente de Segurança de Voo - Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos; Professor de Criminalística na Academia de Policia Civil do Estado de São Paulo - ACADEPOL.

4/10

10h - Pericias em armas de fogo

Expositora

- Dra. Eliane Baruch
Perita Criminal no Núcleo de Balística do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo - Membro Consultora Científica da Comissão de Estudos sobre Pericias Forenses OAB/SP - co autora do livro "Ciências Forenses - Uma Introdução às Principais Áreas da Criminalística Moderna" Ed. Millenniun.

12h - Intervalo para almoço
14h

Medicina legal criminal - Pericias em lesões por projetil de arma de fogo

Expositor

- Prof. Dr. Carlos Alberto de Souza Coelho
Médico Legista - Mestre em Medicina Legal pelo Instituto Oscar Freire (FM.USP) - Diretor Técnico do Instituto Médico Legal do Estado de São Paulo (de 2000 a 2011) - Médico do Trabalho pela "Fundacentro" - Professor de Medicina Legal na Academia de Policia Civil do Estado de São Paulo (ACADEPOL).

1º/11

10h - Pericias médicas no direito do trabalho atribuição de médico

Expositor

- Prof. Dr. Jarbas Simas
Médico especialista em Medicina Legal, Perícias Médicas e Medicina do Trabalho - Advogado com Mestrado em Direitos Difusos e Coletivos - Delegado do CREMESP e Diretor de Economia Médica da APM - Membro da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho e Perícias Médicas do CREMESP - Membro da Câmara Técnica de Medicina Legal e Perícias Médicas do Conselho Federal de Medicina - Presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos da Previdência Social - Membro Consultor Científico da Comissão de Perícias Forenses da OABSP.

12h - Intervalo para almoço
14h

Processos cíveis indenizatórios nos questionamentos do ato médico

Expositor

- Dr. Luiz Frederico Hoppe
Especialista em Medicina Legal, Pericias Medicas e Medicina do Trabalho - Delegado do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) - Coordenador da Câmara Técnica de Medicina Legal do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (CREMESP) - Vice-Presidente da Associação dos Médicos Legistas de São Paulo (AMLESP) - Diretor do Sindicado dos Médicos do Estado de São Paulo (SIMESP) - Membro Consultor Cientifico da Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses OAB/SP.

Inscrição

Mediante a doação de uma lata de leite, ou pacote, de leite integral em pó (4oog), no ato da inscrição.

Realização

  • Comissão de Estudos sobre Perícias Forenses - OAB/SP

__________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3291-8100

ou

Clique aqui

OAB/SP