AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Simpósio Internacional Anticorrupção - O Combate à corrupção e a nova era
Simpósio

Simpósio Internacional Anticorrupção - O Combate à corrupção e a nova era

Em SP, dia 29 de abril de 2019.

terça-feira, 26 de março de 2019

Atualizado às 08:26

  • Data: 29/4
  • Horário: das 8h30 às 13h15
  • Local: Espaço Sociocultural - Teatro CIEE (Rua Tabapuã, 445, Itaim Bibi, São Paulo/SP)

A grande corrupção é o maior crime perpetrado contra a raça humana e origem de todos os outros males - uma epidemia que se esconde em sofisticados e obscuros esquemas, atingindo níveis jamais vistos em toda a história, vitimando bilhões de pessoas.

Notadamente, o fato que definiu as eleições gerais de outubro de 2018 no Brasil foi o clamor da vasta maioria da população pelo fim da grande corrupção. Os eleitores escolheram um presidente cuja principal bandeira foi a do combate à corrupção e fim da impunidade. Defensor também de menos Brasília e mais Brasil, somado à combinação da ordem com o progresso para retirar o país do colapso moral, econômico, social e institucional e colocá-lo na rota do desenvolvimento. Alicerçados em idêntico sentimento anticorrupção, houve maciça renovação no Senado (acima de 80%) e na Câmara (acima de 50%). Os Estados em sua maioria foram também marcados pelo 'não' à corrupção.

O evento contará com a participação de conferencistas de renome, com distintas formações / backgrounds / nacionalidades, para explorar o tema de uma forma holística e efetiva - irá abordar a devastação causada pela grande corrupção em seu contexto global, especialmente as ricas experiências vividas pelos EUA e Brasil, assim como sua gênese e complexa dinâmica e as intercorrências entre as muitas variáveis.

Os crimes de corrupção passam pelo suborno de representantes dos diferentes poderes, agentes públicos, se estendendo, mas não limitado, a crimes financeiros, crimes de mercado de capitais, crime organizado, lavagem de dinheiro, reciclagem de capitais lavados e mercados de drogas e armas.

A partir disso, serão analisadas as formas através das quais os novos paradigmas, contidos no clamor popular manifestado nas urnas em outubro de 2018, serão desenvolvidos e transformados em realidade, (i) com ações que incluem, tanto a observância dos princípios, leis e regras vigentes, como a introdução de novas políticas públicas e reformas políticas/eleitorais, legais/criminais, administrativas e econômicas. (ii) Serão também apresentados os desafios a serem enfrentados e as expectativas de médio e longo prazos.

Programação

7h30 - 8h - Credenciamento

8h10 - 8h15 - Boas vindas e Abertura dos trabalhos

8h15 - 8h45 - Roberto Troster

Presidente e moderador geral do Simpósio. PhD economia, FEA-USP, autor de artigos e livros, palestrante e consultor de empresas, governos e instituições financeiras no Brasil e exterior, incluindo o Banco Mundial e o FMI.

8h45 - 9h45 - Judge Jed Rakoff

Senior United States District Judge of the United States District Court for the Southern District of New York; o mais respeitado e conceituado Juiz dos EUA em processos de corrupção/fraude/crime financeiro. Juiz na ação coletiva contra a Petrobras, que resultou no pagamento de US$ 2,95 bilhões (2018) pela Petrobras, considerado um dos maiores acordos feitos por empresa estrangeira nos EUA. Esta é sua primeira visita ao Brasil

9h45 - 10h45 - Fausto De Sanctis

Desembargador Federal - TRF-3. Reconhecido internacionalmente como havendo dado inicio a uma nova era no combate à crimes de corrupção, fraude, colarinho branco, evasão fiscal, lavagem de dinheiro e crime organizado no Brasil. Membro do Conselho Consultivo da American University para Programas de Estudos Jurídicos Brasil - EUA. recebeu distinção honrosa em International Law and Affairs em 2016 da New York State Bar Association como magistrado-precursor das decisões atinentes ao combate e à prevenção da corrupção e da lavagem de dinheiro no Brasil.

10h45 - 11h15 - Coffee Break

11h15 - 12h15 - Thaméa Danelon

Procuradora da República do Ministério Público Federal - Lava Jato - São Paulo

12h15 - 13h15 - Modesto Carvalhosa

Advogado/Jurista. Referencia nacional no combate à corrupção - participação em diversas iniciativas anticorrupção, na reforma das regras sobre contratação pública, bem como na autoria de importantes obras, como livros, publicações e artigos em grandes órgãos de imprensa.

13h15 - 13h45 - Eliana Calmon - Conclusões e Considerações Finais

STJ/CNJ

13h45 - Encerramento

______

Ganhadores:

  • Ana Paula Gonçalves Saorim;
  • Rodrigo da Silva Ferrarezi.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Clique aqui.