sexta-feira, 31 de julho de 2020

ISSN 1983-392X

On-line

Expansão imobiliária e patrimônio cultural: convivência (im)possível?

Inscreva-se!

  • Data: 30/6
  • Horário: 15h

O impacto no patrimônio material gerado pela expansão imobiliária, o crescimento do consumo, da inovação e do entretenimento dinamizam a indústria cultural no Brasil. Como reflexo do impacto desta tendência mundial no patrimônio imaterial, existe a necessidade de implementação de sistemas e instrumentos de gestão do patrimônio que enfrentem diretamente essa realidade, evitando a estandardização das paisagens, a utilização mercadológica dos espaços urbanos, negligenciando a devida proteção e privilegiando o interesse econômico.

Dessa forma, corre-se o risco de ver protegido apenas o que interessa ao mercado, gerando uma massificação da cultura, haja vista que o mercado cultural criar padrões de consumo. Ao se privilegiar o lucro da proteção em detrimento do patrimônio cultural, desvirtua-se o valor genuíno do patrimônio cultural, protegendo as tendências do mercado. Esse será a dicussão proposta nessa palestra!

Será aberto espaço para perguntas com o objetivo de promover um breve debate sobre o tema.

Ao final, o palestrante lançará o livro de sua autoria "PATRIMÔNIO CULTURAL - Proteção versus Expansão Imobiliária - A efetividade do art.216 da CF/88"

Público-alvo

A palestra é indicada aos profissionais da área jurídica e estudantes que se interessem pelo Direito Imobiliário e Direito Urbanístico e suas implicações.

Professor

- Jesmar César Silva
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002).Mestre em Direito Público na Puc Minas na Linha Sociedade, Estado e Constituição nos Paradigmas do Estado Democrático de Direito (2016) -Pós graduação Newton Paiva Direito Público (2004).Pós graduação em Direito Empresarial IEC ( 2007) Advogado militante nas seguintes áreas: Direito Civil, Família, Sucessões, Empresarial, Imobiliário, Urbanístico e Direito Constitucional com ênfase em Patrimônio Cultural.Professor na graduação das disciplinas: Direito Civil, Direito Constitucional, Ambiental e Internacional.Experiência em Autorização, Reconhecimento e Renovação de funcionamento de Curso de Direito. Experiência em Gestão de Núcleo de Prática Jurídica.

Conteúdo programático

  • Problemática proposta
  • Patrimônio Cultural /Expansão Urbana
  • Direito Imobiliário/Direito Urbanístico
  • Planejamento Urbano

Realização

  • IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito

__________

Publicado em: terça-feira, 23 de junho de 2020

Cadastre-se para receber o informativo gratuitamente

WhatsApp Telegram