AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Livro "Lei Anticrime Comentada" foi citado pelo ministro do STF Celso de Mello
Lançamento

Livro "Lei Anticrime Comentada" foi citado pelo ministro do STF Celso de Mello

STF decide que não cabe conversão de ofício da prisão em flagrante para prisão preventiva

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Atualizado às 07:47

No HC 186.421, o ministro Celso de Mello assentou que não cabe ao juiz, de ofício, fazer conversão da prisão em flagrante para preventiva sem pedido do MP.

Ficamos honrados com a citação expressa do nosso livro Lei Anticrime Comentada como fundamentação da citada decisão.

_________

*Igor Pereira Pinheiro é promotor de Justiça do MP/CE. Mestre e doutorando em Ciências Jurídico-Políticas pela ULISBOA.

_________

Confira mais informações da obra Lei Anticrime Comentada da Editora JH Mizuno:

No início de 2019, o Governo Federal encaminhou ao Congresso Nacional o chamado "+A10:AC11Pacote Anticrime", com proposições normativas voltadas a alterar diversos diplomas legais. Para além de um projeto monotemático de combate à corrupção, como muitos esperavam por conta da grande colaboração do Ministro da Justiça Sérgio Moro na confecção do documento, o chamado "Pacote Anticrime" pretendia suprir lacunas, corrigir distorções e modernizar o Direito Brasileiro para o enfrentamento de todas as vertentes criminosas, isto é, do homicida, passando pelas organizações criminosas e chegando, claro, no enfretamento à corrupção.

Apesar de omisso em alguns pontos fundamentais, era um notável projeto legislativo, mas que foi distorcido pelos parlamentares na Câmara dos Deputados, cujo resultado final foi a lei 13.964, de 24 de dezembro de 2019, cuja ementa diz que "aperfeiçoa a legislação penal e processual penal".

Apesar de a rubrica legal ser a de "aperfeiçoamento", esse diploma legislativo intitulado na mídia e na comunidade jurídica em geral como "Lei Anticrime", representa um grande retrocesso legislativo e institucional em diversos pontos da legislação que modifica.

Eis, portanto, o propósito da presente obra: analisar dogmaticamente todas as modificações realizadas, seus impactos na atuação dos profissionais do Direito e sugerir os caminhos a serem trilhados à luz da Constituição Federal e dos Tratados Internacionais aos quais o Brasil aderiu.

__________

Adquira também o Kit Penal 3 que a Editora JH Mizuno preparou:

  • Dosimetria Penal e Regime Prisional
  • Doutrina e Prática Processual Penal
  • Lei Anticrime Comentada
  • Nova Lei do Abuso de Autoridade

__________