AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Evento marca lançamento do LL.M em Direito: Criminal Contemporâneo
Online

Evento marca lançamento do LL.M em Direito: Criminal Contemporâneo

Participe!

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Atualizado às 08:51

  • Data: 9/10
  • Horário: 19h

A advogada criminalista Maíra Fernandes participará, amanhã, 9/10, do webinar de lançamento do curso LL.M em Direito Criminal Contemporâneo da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Coordenadora do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) no Rio de Janeiro e vice-presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas (ABRACRIM/RJ), ela coordenará dois módulos de Direito Penal Econômico. Maíra será a professora responsável por duas disciplinas: Repercussão penal das atividades reguladoras (TCU, AGU, CVM, CADE, CGU, COAF, Receita Federal) e Processo Cautelar: princípios, prisões cautelares e liberdade provisória, medidas assecuratórias.

No evento, transmitido a partir das 19h no YouTube da FGV, Maíra debaterá, ao lado do delegado da Polícia Federal Ricardo Saadi, os desafios do sistema de Justiça diante das transformações experimentadas pelo Direito Penal e Processual Penal no século XXI, como a criminalidade transnacional, o impacto da tecnologia e a relação da criminalidade com as estruturas empresariais, sociais, políticas e eleitorais do Brasil.

O curso é relevante no contexto do fenômeno criminal do século XXI no Brasil. O desafio do encarceramento em massa em escala global, a superpopulação prisional no Brasil, a criminalidade transnacional, o impacto da tecnologia no crime e nas instituições penais, a relação da criminalidade com as estruturas empresariais, sociais, políticas e econômicas, as alterações legislativas, as mudanças na política criminal, e as novas práticas judiciais em matéria penal. Tudo isso aponta para a necessidade de um programa que explore o sistema penal brasileiro e suas particularidades na atualidade.

  • Para mais informações e inscrições no evento acesse o site.