Segunda-feira, 24 de junho de 2019

ISSN 1983-392X

Migalhas nº 1.116

Segunda-feira, 28 de fevereiro de 2005 - Migalhas nº 1.116 - Fechamento às 10h22.                                        

 

Hoje não temos frase de abertura. A Alta Direção de Migalhas ao ver a frase que iria estampar o pórtico do informativo...

"Fazei com que vossa língua não vá além do vosso pensamento."

Chilon

...deliberou cortá-la, para que o sentimento do redator com as recentes declarações do presidente da República não fosse além do que deveria.

_______________

Remendos

O alto comando político do governo intensificou as negociações no fim de semana para sufocar a crise provocada pelo discurso de Lula, quando afirmou que mandara abafar denúncias de corrupção no governo FHC.

Toma lá....

O presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, deverá arquivar nesta semana a representação para abertura de processo por crime de responsabilidade contra o presidente Lula.

...dá cá

O PP de Severino Cavalcanti deve ganhar um assento na próxima reforma ministerial.

Justiça

A direção nacional do PSDB vai ingressar hoje no STF com uma interpelação contra o presidente Lula.

Palanque errado

Ponto não comentado no discurso do presidente Lula é o de que se tratava, na ocasião do desenfreado falatório, de uma visita à nova estação de tratamento de óleo da Petrobras, no ES. E por que isso deve ser frisado? Porque a Petrobras é uma empresa multinacional, importante para o país, com ações negociadas - e festejadas - na Bolsa de NY. Se a oposição não merece respeito do presidente, a imponência da empresa merece.

Lubrificado

Na sexta-feira, o senador Jefferson Perez duvidou na tribuna do Senado da sobriedade do presidente quando do discurso no ES. A camisa encharcada de suor, combinada com um grande rubor facial, corroboram a especulação.

Aventuras

O Jornal Nacional da Globo, na sexta-feira, dia em que havia muita reclamação quanto ao discurso de Lula, foi bem ameno, deixando a matéria para o meio do jornal, entremeada por notícias da prova de bicicross em São Roque/SP.

Cartoon

Sobre a falação de Lula, clique aqui para conferir mais um cartoon gentilmente enviado pelo distante migalheiro Adauto Suannes.

________

Trailer

Ainda nesta edição, veja quem foram os ganhadores do Oscar 2005.

_________________

Serrando os contratos

O prefeito de SP, José Serra, decidiu na sexta-feira apresentar um plano de parcelamento com os credores fornecedores e prestadores de serviço da administração municipal. Unilateralmente, resolveu dividir alguns pagamentos até 2012, alegando não ter como pagar.

"Mudam-se os tempos"

Se a prefeita anterior empenhou mais despesas do que receita cometeu ato ilegal, e o prefeito atual tem de o poder-dever de informar o MP para apurar a responsabilização. Aí sim estaria justificada a atitude de rever os pagamentos. No entanto, nada se falou sobre isso. Dessa forma, a decisão da prefeitura nada mais é que do que uma "quebra de contrato", aquela mesma de que tanto Serra vaticinava em tempos de Lula.

Migalhas dos leitores - Serrando os contratos

"O Prefeito José Serra, segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", de hoje, afirmou que irá pagar as dívidas deixadas pela ex-prefeita Marta Suplicy até 2012. Acho um absurdo essa atitude. Se Marta deixou dívidas legais elas devem ser pagas em restos a pagar. Se ilegais, devem ser levadas ao conhecimento do Ministério Público para as providências legais cabíveis. Quem trabalhou e forneceu para a Prefeitura sem observância das formalidades legais que agüente as conseqüências. Nada de José Serra pôr "panos quentes" nos atos ilegais da ex-prefeita às custas da população. Aliás, firmar contrato depois do serviço pronto ou da mercadoria entregue, sem verba pré-reservada é crime." Cláudio Bueno Costa - 11.087

Linguagem

Em verdade, a prefeitura de SP está fazendo um "ajuste nos pagamentos". Como diria o humorista Simão, tucanaram a "quebra de contratos".

Iniqüidade

Os doutos migalheiros administrativistas poderão dizer com mais propriedade se a prefeitura paulistana está ou não exorbitando no uso das chamadas "cláusulas exorbitantes".

_____________

Treineiros

No último dia 23, Migalhas (1.113) informou que o Conselho Federal da OAB proibiu a participação dos treineiros no Exame da OAB/SP, por considerar que o procedimento contrariava o Estatuto da entidade. Para se adequar ao que determinou o Conselho Federal, a Ordem paulista informou (Migalhas 1.114) que realizará simulados, com data e conteúdo diferenciados do Exame de Ordem oficial. Naquele dia, o leitor Alexandre Thiollier fazia críticas à permissão de treineiros no Exame, e aplaudia a decisão do Conselho Federal. Hoje, o presidente da OAB/SP Luiz Flávio Borges D´Urso envia esclarecimentos sobre a questão.

Resposta do presidente da OAB/SP

"A manifestação no "Migalhas dos Leitores" do nobre colega Alexandre Thiollier (Migalhas 1.114) abre a possibilidade para um esclarecimento sobre os objetivos do simulado do Exame de Ordem para treineiros. Esta proposta veio atender a uma demanda dos estudantes de Direito, tendo sido elogiada pelos Diretórios Acadêmicos como possibilidade para que os estudantes se familiarizassem com a prova, considerada difícil, levando a uma espécie de mitificação que o simulado pudesse abrandar. Esta gestão tem honrado o Exame de Ordem, instando à presidência da Comissão de Estágio e Exame de Ordem a dra. Ivette Senise Ferreira, professora titular e primeira mulher a dirigir a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. A seriedade também pode ser mensurada também nos índices de aprovados nos Exames, na atual gestão, que falam por si só : no Exame 123, houve 13,21% de aprovados e no Exame 124, 8,57% . Portanto, o simulado para treineiros em nada conflita com o aplicado aos bacharéis, pois são totalmente distintos. Por fim, quero endossar que as lições do professor Goffredo Telles Jr - homenageado nesta gestão da OAB SP com o prêmio Franz de Castro Hollzwarth de Direitos Humanos / 2004 - constituem fonte de inspiração para os advogados e não devem ser esquecidas, principalmente a que diz: " nenhum outro bem merece o nome de bem comum: a ordem jurídica é de fato o único bem rigorosamente comum, ou seja, o único bem que todos os participantes da sociedade desejam necessariamente, e que nenhum pode dispensar". Reitero que a OAB SP é a Ordem que convém aos advogados que escolheram pelo voto direto e democrático a atual administração." Luiz Flávio Borges D´Urso - Presidente da OAB/SP

________

Treineiros - II

Ao final do informativo veja mais cartas dos leitores sobre a questão eminentemente conceitual de se permitir ou não a participação de treineiros no exame da Ordem dos Advogados do Brasil.

_______________

Falência

Sobre a nova Lei de Falências, publicada no último dia 9/2, João Armando Costa Menezes, do escritório Martorelli Advogados, enfoca nas Migalhas de peso de hoje a questão da alienação dos estabelecimentos falidos e seus efeitos quanto à sucessão tributária e trabalhista. Para conferir, clique aqui.

Calamidade

O jornal soteropolitano A Tarde fala hoje da lentidão nos juizados especiais na Bahia. Ressaltando que em Salvador há cerca de 250 mil processos nos JECs, o matutino conta que em Itabuna as audiências de instrução estão sendo marcadas para 2007 (!).

Súmula vinculante

No findar de 2004, entrou em vigor a EC nº 45 que, dentre outras inovações, trata da polêmica súmula vinculante. Direto do escritório Pinheiro Neto Advogados, Laura Beatriz S. Morganti envia um texto aos migalheiros abordando os argumentos favoráveis à súmula e expondo algumas críticas a ela. Para ler, clique aqui.

Competição entre bancos

O Cade está convencido de que os bancos do País pouco competem entre si e quer acabar com esse privilégio.

 

 

"Dono do Mundo" ?

O ministro Domingos Franciulli Neto, STJ, claramente respondendo ao ministro Nelson Jobim, afirma hoje em artigo no Correio Braziliense que "asseverar que os juízes precisam despir-se da autoridade é ignorar que, dentro de suas funções, esse é requisito que lhes é inerente. Nunca vi ou ouvi algum juiz dizer que, em sentido lato, não é servidor público."

"Dono do mundo, fruto provavelmente de ato falho, por sua vez é igualmente ótimo título para novela da Globo, mas não se ajusta à maioria esmagadora dos juízes, que nem mesmo sonham com "três alqueires e uma vaca"; de ordinário, essa área é grande e a vaca pode ficar com os acostumados a mamar nas gordas tetas dos cofres públicos."

Visão

A juíza Shirley Maria V. Crispino no jornal Diário do Nordeste afirma que "a questão do magistrado como de qualquer outro profissional está ligado ao bom senso."

Competência

Compete à Justiça do Trabalho o exame de ação em que o empregado reivindica indenização por danos morais decorrentes de doença profissional ou acidente do trabalho. Foi o que decidiu o TST. (Clique aqui)

Falecimento

Morreu na última sexta-feira, aos 83 anos, o advogado britânico Peter Benenson, fundador da Anistia Internacional. Por conta de seu trabalho, Benenson ganhou em 1977 o Prêmio Nobel da Paz e o Prêmio dos Direitos Humanos da ONU, em 1978.

Exoneração

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, tinha em seu gabinete um assessor especial, Renello Parrini, que, de acordo com documentos obtidos na Suíça, controlava um banco no Caribe que mantinha negócios com o Banco Santos. Na última sexta-feira, após uma conversa tensa, Furlan aceitou o pedido de exoneração de Parrini. O agora ex-assessor negou ao ministro que tenha qualquer negócio ilegal, mas optou por sair do governo para evitar desgaste a Furlan e ao ministério.

Referência

Uma desabusada leitora envia comentário falando que ao ler o artigo de Paulo Maluf (Migalhas 1.110) exaltando os méritos de seu companheiro de partido o presidente da Câmara Severino Cavalcanti, logo se lembrou de outra figura exaltada pelo mesmo personagem: Celso Pitta. "Se Pitta não for um bom prefeito...."

Novidade

O IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia inaugurou este mês seu novo site, o primeiro portal jurídico brasileiro especializado em direito público. Clique aqui e confira mais informações.

Recursos Humanos

Claudia Meirelles é a nova responsável pela Diretoria de Desenvolvimento Humano e Organizacional do laureado escritório Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados. Claudia é psicóloga formada em 1990, com especialização em Psicodrama Aplicado, e com o Certificate of Special Studies in Administration and Management pela Harvard University. Com longa e rica experiência em todas as especialidades da área de Recursos Humanos, Claudia trabalhou na Arthur Andersen, Eli Lilly do Brasil e, mais recentemente, na Merck Sharp & Dohme Farmacêutica.

Impactos das modificações tributárias

Na última sexta-feira, os advogados Pedro Anan Jr., do escritório Stuber - Advogados Associados, e Andrea Nogueira Neves apresentaram críticas à MP 232 e os impactos das recentes mudanças tributárias no mercado financeiro, na previdência e no lucro das empresas em seminário promovido pela ANEFAC. Para conferir mais informações, clique aqui.

AASP

O Conselho Diretor da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo aprovou a participação da entidade na Frente Nacional Contra a MP 232. A Associação também vai promover em SP seminário sobre os principais aspectos da nova Lei de Falências. Clique aqui e confira esta duas informações.

Constituição

No livro "Constituição do Brasil Integrada" os dispositivos da Constituição Federal vêm acompanhados de anotações que contêm transcrições de súmulas, ementas e trechos de acórdãos do STF, traduzindo o posicionamento desse Tribunal nas decisões mais importantes. Conheça o trabalho escrito pelo mestre André Ramos Tavares e concorra a um exemplar oferecido pela editora Saraiva. Clique aqui.

Turnaround Corporativo

Participe do sorteio do livro "Turnaround Corporativo - Navegando em Períodos de Turbulência", de autoria do professor Jorge Queiroz, gentilmente oferecido pela RCS Editora. Serão três migalheiros premiados. Concorra, clique aqui.

Lei de Falências

Acontece no dia 16/3, em MG, o seminário A Nova Lei de Falências - Implicações Tributárias, organizado pela ABRADT - Associação Brasileira de Direito Tributário. Conheça a programação completa do evento, clique aqui.

Homenagem

A ABA, Seção do Estado de Goiás, convida para um jantar de adesão e solenidade de entrega do título de "Sócio Honorário da ABA - Associação Brasileira de Advogados", ao Desembargador Paulo Teles, DD. Corregedor-Geral do TJ/GO. O evento será realizado no Espaço de Festas "VILLA RICCA", localizado na rua 13, 1.356, Setor Marista, Goiânia/GO, hoje, das 19 às 22h. Mais informações, (62) 241.0993.

Novo endereço

Os advogados da banca Mendonça & Barros Advogados comunicam a mudança de endereço do escritório, que agora atende na rua Teixeira da Silva, 660, 13º andar, conj. 131, Paraíso, SP. Telefone (11) 3885 - 0173.

Agências Reguladoras

O Instituto de Direito Público da Bahia - IDPB e o Instituto Brasileiro de Direito Público da Economia - IBDPE promovem nos dias 14 e 15/3, em Brasília, o II Fórum Brasileiro sobre as Agências Reguladoras. O evento contará com a participação de juristas e agentes públicos renomados. Saiba mais informações e concorra a uma vaga-cortesia. Clique aqui.

Treinamento

A Central Prática Consultoria e Treinamento oferece aos migalheiros duas vagas-cortesia para o próximo treinamento Secretariando advogados, a ser realizado no dia 19/3, em SP. Não perca esta oportunidade. Clique aqui e faça sua inscrição no sorteio.

Palestras internas

Dentro do ciclo de palestras internas promovido mensalmente pela Cruzeiro/Newmarc Propriedade Intelectual, realizou-se, em 10/2, palestra sobre a Propriedade Intelectual na Internet, abordando, entre outros aspectos, a preocupação existente em relação à violação que se verifica na internet dos direitos de terceiros sobre marcas, patentes, desenhos industriais e direitos autorais.

Já no próximo dia 3/3 será realizada outra palestra interna, sobre o CONAR - Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, feita pelos advogados Leandro Barros e Anali Anhuci, oportunidade em que os integrantes do escritório poderão conhecer um pouco da história da entidade e seus procedimentos para averiguação da regularidade de campanhas publicitárias, inclusive com a análise de cases.

Resolução CGPC 13/04

Representantes dos principais fundos de pensão do país estarão juntos nesta semana para estudar o enfoque operacional da Resolução CGPC 13/04. Os encontros acontecem dia 2/3, em SP, e dia 4/3, no RJ. O consultor Antonio Carlos D´Almeida, da Martinelli Advocacia Empresarial, será um dos palestrantes do evento. Clique aqui para obter mais informações.

Business Law

Tem início no dia 5/3, em SP, o curso sobre "Business Law", organizado pelo FORUM CEBEFI. Conheça a programação completa e concorra a uma vaga-cortesia. Clique aqui.

Palestra

"Blindagem Patrimonial com Redução Tributária" é o tema da palestra que a Mission Desenvolvimento Profissional realizará no dia 1/3, das 19h às 22h, em MG. Informações e inscrições pelos telefones 0800-143040 e (11) 3067-6700.

____________

Sorteio

Migalhas sorteou nesta madrugada as vagas-cortesia para participação no seminário A Nova Lei de Recuperação de Empresas, a ser realizado no dia 1/3, em SP. Os vencedores são:

  • Alessandra de Azevedo Domingues
  • Milena Peres Loureiro, da Sadia
  • Valéria Kasabkojian Schramm, do escritório Farroco & Silva Advogados

Você que não foi sorteado e quer participar do evento organizado pelo IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos ligue (11) 3039 7300 ou clique aqui.

__________

Prêmio

A migalheira Patricia Quarterolo Schiavo, do Bradesco, vai começar bem a semana. Ela foi a felizarda ganhadora do livro "Cooperativas de Trabalho, Terceirização de Mão-de-obra e Direito do Trabalho", oferecido para sorteio pelo autor, o professor de direito dos cursos de pós-graduação do Ibmec/RJ, Paulo Renato Fernandes da Silva.

________________

_________________________

Migalhas dos leitores - Bacharéis ou pará-quedistas?

"Não tenho condições de definir se a atitude do Conselho Federal da OAB foi correta, ou não, ao extirpar a possibilidade de os estudantes de Direito avaliarem o conteúdo das provas elaboradas pela OAB/SP, especialmente daqueles denominados como treineiros. Mas, na verdade, a denominação atribuída aos treineiros em nada os diferencia daqueles outros já formados, que estão por vários exames a tentar o ingresso nos quadros dos habilitados a advogar. Talvez a decisão do Conselho Federal da OAB permita a proliferação de mais cursos preparatórios para o exame e, por conseguinte, o aumento da contratação de fundações para elaboração, organização e aplicação das provas." Marcio Yanaguimoto - Banco Itaú

"Quer dizer então que a Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo vai fazer simulados (Migalhas 1.114), assim como esses cursinhos pré-vestibulares? Seria esse o papel da Ordem?" Fernanda P. R. Souza

"Como uma estudante do terceiro ano de Direito, não pude deixar de discordar com o que foi escrito pelo Dr. Alexandre Thiollier, (Migalhas 1.114 - 24/2/05), no que diz respeito "a conversa fiada de treineiro nas provas do exame de Ordem, inventada pela atual "gestação" da OAB-SP", não entendo o que o levou a pensar que isso seria "transformar algo tão sério como o exame de Ordem num "estágio" para pára-quedistas". Seu posicionamento foi egoísta, visto que o exame como o próprio nome diz é para treineiros e não afetara em nada os bacharéis que estão prestando para obterem a carteirinha, ou mesmo os que já obtiveram. Sendo apenas uma maneira de preparação para o futuro bacharel. Uma coisa eu lhe garanto Dr., o público interessado são pessoas com as mesmas expectativas que o senhor tinha quando era apenas um estudante, espero que não se esqueça que antes de chegar onde chegou, passou pela mesma cadeira que nós, e sem dúvida gostaria de ter tido essa oportunidade." Thaísa Gimenes Branco - Grupo Schincariol

"A estudante Thaísa Gimenes Branco chamou-me de egoísta por aplaudir a decisão do Conselho Federal da OAB de proibir treineiros nos exames de Ordem. Cara futura Colega, você não entendeu nada. A Ordem dos Advogados do Brasil pratica atos administrativos vinculados, o que quer dizer que o limite das invencionices dos presidentes está previsto em lei. A norma jurídica (hoje, coitada da lei, está meio fora de moda), estabelece quem pode, ou não, prestar o exame. Entre outros requisitos, é necessário que o inscrito seja bacharel em Direito e, ao que me consta, só é bacharel quem completou o curso de Direito homologado pelo Ministério respectivo. Confesso que também tive (lá se vão mais de seis meses ...) que prestar esse exame pelo qual lutei, enquanto estudante (havia naqueles dias dúvidas quanto a validade de tal exame), com todas as minhas forças. Afinal, pensava, quando um grande grupo econômico disputa um percentual mínimo de seu patrimônio conta com os melhores advogados representando seus interesses, ao passo que, se invertermos a pirâmide social, teremos os recém formados defendendo os interesses dos mais humildes. Sou, portanto, e há anos, defensor de que o exame seja o mais rigoroso possível, inclusive com antiga prova oral. E sabe por que? Porque nós advogados carregamos, desde a época da ditadura, a responsabilidade de afirmar à sociedade quem pode ou não defendê-la. E lembre-se que somos, queiram ou não, a última trincheira democrática contra aqueles ditadorzinhos de plantão. Esses que adoram restringir direitos da imprensa. Sabe de quem falo, não? Caso queira treinar para seu futuro exame, sugiro que comece a estudar desde já de três a quatro horas por dia e visite, para praticar, algumas páginas da internet, inclusive da própria OAB. Não posso mesmo concordar com essa de treineiros nos exames da OAB-SP, seja por conseqüência de um problema financeiro, seja por política de classe, uma vez que vocês, hoje estudantes, serão amanhã os eleitores mais cobiçados pelos marqueteiros dos candidatos. Será que você sabe porque?" Alexandre Thiollier - escritório Thiollier Advogados

__________________

Agenda Migalhas

  • Rio de Janeiro

7/3 - Ciclo gratuito de palestras - Ibmec/RJ
28/3 - Inscrições abertas para o LL.M Direito Empresarial

  • Bahia

4/5 - V Congresso Brasileiro de Direito de Estado

  • Distrito Federal

14/3 - II Fórum Brasileiro sobre as Agências Reguladoras

  • Minas Gerais

16/3 - Seminário - A Nova Lei de Falências - Implicações Tributárias

  • São Paulo

28/2 - Curso - Exportação de Software e Serviços de TI: Implicações Legais
1/3 - Curso - Direito Civil - Parte Geral
1/3 - Curso de Especialização Profissionalizante
1/3 - Curso preparatório para o Exame de Proficiência em Italiano
1/3 - Legal English
1/3 - Seminário - A Nova Lei de Recuperação de Empresas
3/3 - Seminário - Compreendendo os vários aspectos das PPP
4/3 - Palestra - Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro
5/3 - Curso sobre "Business Law"
5/3 - Curso de Especialização em Direito Ambiental
7/3 - Curso de Especialização em Direito Tributário
7/3 - Curso de Cálculos Trabalhistas - Básico
7/3 - Curso - Teoria Geral do Processo Civil
7/3 - Curso - Direito Constitucional Avançado
7/3 - Seminário - Lançamento do livro Curso de Direito Administrativo
8/3 - Seminário - Arbitragem em Contratos de Adesão
8/3 - Curso de Especialização em Processo Tributário
9/3 - Curso de Especialização de Imposto sobre a Renda das Empresas
10/3 - V Café da Manhã Trabalhista
10/3 - Seminário - Licenciamento Ambiental
12/3 - I Fórum Ethosvitae Bioética, Biodireito e Direito Médico
16/3 - Workshop - Aspectos Práticos da Recuperação de Créditos
16/3 - ICMS / IPI Curso Prático de Escrituração Fiscal
16/3 - Curso sobre Contratos Internacionais e suas Garantias
19/3 - Treinamento - Secretariando advogados
19/3 - Curso - LCCIEB Secretarial Diploma
22/3 - Curso - Lucro Real / Lucro Presumido
29/3 - Seminário - Aspectos Relevantes do Contencioso Acionário
14/4 - Curso - Contratos de Transferência de Tecnologia e sua Tributação
29/4 - Curso de Teoria e Prática do Planejamento Tributário

(Clique aqui)

_____________

Oscar 2005

Melhor Filme - Menina de Ouro
Melhor Diretor - Clint Eastwood (Menina de Ouro)
Melhor Ator - Jamie Foxx (Ray)
Melhor Atriz - Hilary Swank (Menina de Ouro)
Melhor Ator Coadjuvante - Morgan Freeman (Menina de Ouro)
Melhor Atriz Coadjuvante - Cate Blanchett (O Aviador)
Melhor Filme de Animação - Os Incríveis
Melhor Filme Estrangeiro - Mar Adentro
Melhor Roteiro Original - Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
Melhor Roteiro Adaptado - Sideways - Entre Umas e Outras
Melhor Trilha Sonora - Em Busca da Terra do Nunca
Melhor Canção Original - "Al Otro Lado del Rio" (Diários de Motocicleta)
Melhor Maquiagem - Desventuras em Série
Melhor Direção de Arte - O Aviador
Melhor Figurino - O Aviador
Melhor Fotografia - O Aviador
Melhor Edição - O Aviador
Melhores Efeitos Especiais - Homem-Aranha 2
Melhor Som - Ray
Melhor Edição de Som - Os Incríveis
Melhor Documentário - "Born into Brothels"
Melhor Documentário - Curta - "Mighty Times"
Melhor Curta-metragem - "Wasp"
Melhor Curta-metragem de Animação - "Ryan"

________

________________

Migalhas Clipping

IstoÉ Dinheiro

"A nova Philips - Gigante holandesa de eletrônicos agora mira em hospitais e clínicas e elege o setor de saúde sua prioridade mundial."

Veja

"Homem e mulher - Agora, as outras diferenças."

IstoÉ

"Sonho e morte de brasileiros na fronteira americana."

Época

"A geração do "eu mereço" - O hedonismo está de volta. Por que cada vez mais as pessoas preferem se recompensar com prazer e qualidade de vida em vez de acumular patrimônio."

CartaCapital

"Reforma Universitária - Por que Tarso está na mira dos predadores do ensino."

DER SPIEGEL

"Evas Männer"

The New York Times - EUA

"Suicide Car Bomb Explodes in Hilla, Killing at Least 105"

The Washington Post - EUA

"Car Bomb Explodes in Iraq, Kills at Least 100"

Le Monde - França

"Irak : un attentat fait au moins 105 morts"

Corriere della Sera - Itália

"Il carisma è una virtù sempre in movimento"

Le Figaro - França

"Quelle Europe voulons-nous?"

Clarín - Argentina

"Ola de atentados en Irak: hay más de 100 muertos"

Público - Portugal

"Denúncias de crimes sexuais contra menores quase triplicam em dois anos"

El País - Espanha

"Más de 100 muertos en Irak en el atentado más sangriento desde la caída de Sadam"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Frostige Badefreuden im Aquawell"

The Guardian - Inglaterra

"People´s revolt against the Ira gathers momentum"

Le Soir - Bélgica

"Yolande Moreau, deux fois"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Severino quer barrar processo contra Lula"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"O Rio continua lindo"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Reforma sindical dá mais poder ao Estado"

O Globo - Rio de Janeiro

"Perito aponta falha em IPM sobre queima de arquivos"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Racha paralisa PF em Minas"

Correio Braziliense - Brasília

"INSS investiga esquema de médicos perito"

Zero Hora - Porto Alegre

"Papa surpreende e abençoa os fiéis"

O Povo - Fortaleza

"Ônibus: Ettusa não tem controle da arrecadação"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Risco de infecção no HR cresce com o calor"

________________

Apoiadores :

· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial

· Advocacia Dauro Dórea (ADD)

· Advocacia Podval
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados
· Azar, Vasconcelos e Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· H. Brasil Cabral Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· José Marcos Gomes & Advogados Associados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leoni Siqueira Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
· Lotti - Sociedade de Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Manoel Gomes Junior e Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Magalhães Peixoto - Consultoria Tributária e Advocacia Empresarial
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C 
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Oliveira Neves & Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Preto Villa Real Advogados 
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
· Ricardo Arruda Filho Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stroeter & Royster Advogados (associado a Steel Hector & Davis International)
· Stuber - Advogados Associados
· Tess, Campinho Advogados 
· Thiollier Advogados 
· Thomazinho, Freddo, Janduci Advogados
· Tojal, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. L. Thomé Consultoria e Assessoria Legal Trabalhista S/C

_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· MP Treinamentos

· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná

· Siciliano
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· APET - Associação Paulista de Estudos Tributários
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· BCS Informática e Associados
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· Coelho dos Santos Corretora de Seguros
· Corrêa & Lucato Peritos Associados
· CRUZEIRO/NEWMARC Patentes e Marcas Ltda.
· ETHOSVITAE - Centro de Estudos em Bioética e Direito
· FGV DIREITO RIO
· FORUM CEBEFI
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais 
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBDS - Instituto Brasileiro de Direito Societário
· IBMEC/RJ· ABRADT - Associação Brasileira de Direito Tributário
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa

· IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público
· InterNews
· Instituto Ling
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International 
· Mission Desenvolvimento Profissional

______

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Migalhas amanhecidas